domingo, 8 de agosto de 2010

Brasileiro de Surf 2010 em ritmo de Mundiais ISA no Peru

Fonte: Surf Guru / Por: Chico Padilha

No Billabong Brasileiro, circuito de quatro etapas da Confederação Brasileira de Surf (CBS), o paulista Filipe Toledo é o líder da prestigiosa Júnior (Sub-18) e assim pode precocemente ir aos Jogos Mundiais de Surf que, em outubro, a International Surfing Association (ISA) realiza e o Peru recebe com patrocínio Billabong.

Precocidade não falta ao talentoso Filipe Toledo, que, ainda em 2008, foi campeão da Iniciante (Sub-14) brasileira e prematuramente levou à Júnior no Paulista, categoria até dezoito anos que ele tem ponta desde a estréia do Billabong Brasileiro em Salvador, Bahia, vitória emendada com final no Espírito Santo, onde os anfitriões foram vice na segunda vitória de São Paulo entre seleções.

O paulista de Ubatuba, agora quer novos pódios em Cabedelo, na Paraíba, onde a temporada da CBS, entre 13 e 15 do mês, tem sua terceira e penúltima etapa.

Etapas importantes

O título Júnior do Billabong Brasileiro de Surf, ou se posicionar próximo dele, cresceu ainda mais em importância na reta final, pois a colocação no ranking 2010, na soma de três pontuações, foi confirmada pela CBS como um resultado a se somar aos de possíveis duas etapas 2011 antes do Mundial Júnior da ISA, em abril, e assim definindo nele dois atletas Sub-18, dupla Mirim e outra Júnior Feminina, metade dos integrantes do Brasil no torneio que também o Peru receberá.

Na Mirim, além da invencibilidade, outro paulista, Deivid Silva, sucessor de Filipe no título Iniciante da CBS, tem a vantagem de permanecer competindo na categoria Sub-16 em 2011, quando ela exigirá ter nascido a partir de 1995 para competir visando integrar ao quarteto mais novo do Mundial, no qual o Brasil, de quatro campeões na Júnior, nunca fez um campeão Sub-16.

Um bom exemplo, para quem busca subir posições na Júnior e Mirim visando 2011, é o catarinense Matheus Navarro, que, mesmo em desvantagem de colocação do ano anterior, garantiu vaga mirim no Mundial 2009 somando pontos do ranking anterior com vitória na abertura a temporada passada.

Matheus, não só precisava vencer como dependia de resultado de outro finalista, que terminou em quarto ao precisar apenas ser vice na última bateria da categoria.
Matheus, hoje vice líder Júnior, nela foca ainda mais, pois na mirim, a exemplo também de Toledo e do potiguar Ítalo Ferreira, este é seu ano de despedida.

Sendo assim, eles e muitos outros vão em busca de vencer tanto à Sub-16 como também na Sub-18 na terceira parada do Billabong Brasileiro, no Mar do Macaco, Intermares, praia onde Cabedelo recebe a inédita etapa da Confederação na Paraíba, a partir do próximo dia 13.

Na Júnior Feminina, a vitória de Bárbara Segatto na segunda etapa em casa valeu tomar liderança da também favorita e agora quarta Estefany Freitas, que na Paraíba deve ter a companhia de outras ainda mais jovens surfistas cearenses que almejam entrar 2011 com pontos para engrossar a disputa de vagas femininas no Mundial Júnior, caso também de conterrâneas da atual vice Natalie Paola, de São Paulo, e de Paula Gaby, alternate (Não pontua pela seleção) presente pelo Espírito Santo.

A Mirim, tem sido prestigiada também por Iniciantes, um deles, Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, foi finalista Sub-16 na recente ida ao Espírito Santo, resultado para comemorar, em especial porque ao final descartará resultado fraco que possua nesta e na sua categoria efetiva, a Iniciantes, na qual Elivelton Santos da anfitriã Paraíba, com vitória assumiu à ponta que em casa buscará manter.

Entre mirins, Elivelton é hoje quinto colocado, tendo a frente nomes consolidados nesta categoria acima da sua e na qual Deivid Silva lidera, Ítalo Ferreira é segundo, o cearense Michael Rodrigues, terceiro, e Filipe Toledo o quarto, o que, na busca de vaga Mirim no Mundial Júnior 2011, coloca Elivelton, hoje, provisoriamente, como dono do segundo maior número de pontos (656), equivalentes a sua constante quinta posição no ranking da qual quer subir e muitos vão em busca de superar, entre eles Lucas Silveira, atual sexto na lista liderada por Deivid Silva, melhor da Iniciantes 2009 e invicto na luta pela sucessão Mirim na CBS.

Open, outubro
Mas são três vagas Open no ISA Billabong World Surfing Games, os Jogos Mundiais, que estão mais próximo do Billabong Brasileiro definir, e duas com os títulos da própria Open, categoria sem qualquer limites e que permite até profissionais do World Tour ir no quarteto masculino e na dupla feminina.

No Billabong Brasileiro, os cearenses líderes Open, Estefany Freitas, com cem por cento de aproveitamento, e Gutembergue Silva, com apenas cinco por cento a menos em 2000 pontos, buscarão na Paraíba garantir por antecipação essa conquista que ano passado escapou-lhes na mesma Santa Catarina onde vai se encerrar o Brasileiro da CBS em 2010.

Em 2009, a França levou ao Billabong ISA WSG na Costa Rica, Jeremy Flores, e os Estados Unidos foi campeão tendo no quarteto Ben Bourgeois e Cory Lopez, finalistas a exemplo do jovem peruano Gabriel Villaran, que não foi o mais jovem finalista devido a presença vitoriosa da norte-americana Courtney Colongue na decisão Feminina, enquanto o francês Antoine Delpero garantia ouro no Longboard.

O Brasil, em outubro, vai ter no Billabong ISA World Surfing Games a força de três dos novos campeões da CBS, não estando descartado nossa seleção ter campeões de outras edições.

Como foram na Iniciantes o hoje líder Júnior Filipe Toledo, ou faturaram a Open, a exemplo de Krystian Kymmerson, capixaba que, vindo de vitória, está buscando um inédito, e difícil, bicampeonato.

O Billabong Brasileiro de Surf 2010 tem patrocínio da Billabong, sendo realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) na Paraíba com a Federação Paraibana de Surf (PBSurf) e apoiada pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL-PB) do Governo da Paraíba, Prefeitura de Cabedelo/ Secretaria de Esporte e Turismo, Hotel e Flat Caju Intermares, Associação Guajirú e Restaurante Bar do Surfista, com transmissão pelo www.cbsurf.org.br.

Postagens Relacionadas: