sábado, 14 de agosto de 2010

Campeão sul-americano no primeiro dia do Pena Bahia

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

O carioca André Luiz Deca foi a grande atração no primeiro dia do Pena Bahia International Longboard Classic em Itacimirim, no município de Camaçari, litoral norte da Bahia. Por ser o atual campeão sul-americano, ele estaria na lista dos 16 cabeças-de-chave da segunda fase se tivesse feito a inscrição dentro do prazo. Então teve que competir na rodada inicial e estreou com vitória na etapa de nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series (LQS). O evento começou com as categorias amadoras e só por volta das 15 horas foi inaugurado o Mundial LQS na sexta-feira de ondas irregulares, de meio metro de altura, na paradisíaca Praia do Peru.

“Muito feliz de estar aqui outra vez no Nordeste e sempre iluminado por Deus, que mandou aquela esquerda da série que abriu para poder fazer mais manobras e saiu a nota 7 que me garantiu a vitória na bateria”, falou André Luiz Deca, que aprovou a Praia do Peru. “Um lugar diferente, com bastante pedra do lado esquerdo e dá para ver que a onda tem uma boa condição. Em relação ao ano passado em Salvador, escolheram muito bem, é bonito demais isso aqui, está todo muito feliz e parabéns aos organizadores por terem trazido o campeonato pra cá”.

Sobre estar defendendo o primeiro título de campeão sul-americano da história da ASP South America, Deca mostrou confiança na resposta: “Vou atrás do bicampeonato, com certeza. Se Deus quiser vai dar tudo certo, mas sei que não vai ser fácil pelo nível dos competidores que estão aqui”.

E o nível é alto mesmo, como mostrou o paulista Fábio Tavares no confronto que inaugurou oficialmente a categoria profissional do Pena Bahia International Longboard Classic 2010. Ele fez uma grande apresentação numa ótima esquerda que valeu nota 7,5, a maior do dia até ali, e ainda somou um 6,5 para totalizar 14 pontos, encabeçando as listas de recordes em Camaçari.

“Estou feliz da vida. É a primeira vez que venho pra Bahia, vim com objetivo de me dar bem no evento e estou aí buscando meu lugar ao Sol”, disse Fábio, que também comentou sobre como competir nas condições do mar da sexta-feira, com ondas pequenas e irregulares. “Tentei combinar o clássico com o radical. As ondas estão bem difíceis, então tem que ter sorte e fazer bem a onda. Estou amarradão de abrir o campeonato passando em primeiro e tomara que continue assim”.

COMETA HALLEY - Já a segunda bateria do Pena Bahia International Longboard Classic 2010 foi vencida por um surfista de pranchinha, da divisão de elite do surfe brasileiro, o pernambucano Halley Batista, que no currículo tem o título de campeão nordestino como principal conquista. “Eu surfo de pranchão desde criança em Maracaípe (PE), pelo fato da minha família ter uma escolinha lá. Eu me sinto bem a vontade no longboard, então como não tem nenhum evento de surfe marcado pra essas duas semanas, decidi participar destes campeonatos que acho alucinantes também”.

Na sexta-feira, foram realizadas as primeiras fases das sete categorias. Começou com as amadoras - Junior, Adulto, Master, Legends e Stand Up - e também rolou a válida pelo Brasileiro Profissional Feminino, antes da principal atração do Pena Bahia International Longboard Classic fechar o primeiro dia da competição que prossegue até domingo em Itacimirim, Camaçari.

PICURUTA - As grandes estrelas fazem parte da lista dos 16 cabeças-de-chave que só entram na segunda fase, prevista para ser iniciada às 8 horas do sábado na Praia do Peru. O santista Picuruta Salazar, dez vezes campeão brasileiro, venceu a etapa do Mundial da Bahia no ano passado e está escalado para fazer sua primeira apresentação na quarta das oito baterias da segunda rodada. Ele esteve na praia na sexta-feira para treinar e gostou da escolha de Itacimirim para receber o evento.

“Achei alucinante. São sempre bem vindas essas mudanças de local dos eventos, porque assim a gente consegue mostrar a evolução do longboard em outros lugares também. Isso é legal, acho que dá um incentivo pra galera local praticar mais a modalidade e a gente acaba conhecendo lugares novos, como aqui, que parece um paraíso”, disse Picuruta, que defende o título da etapa do Pena Bahia Longboard. “É sempre bom estar ganhando. Já conquistei vários títulos na carreira, aqui na Bahia venci no ano passado e estou aqui para mais uma vitória”.

O 6 estrelas Pena Bahia International Longboard Classic é patrocinado pela marca Pena Surf Wear, Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Camaçari e Power Balance. O apoio é das pranchas Samir & Silva Shaper Design, Blocos Teccel, Pousada da Espera e Rede Outlight Mídia Exterior, com cobertura oficial do Canal Woohoo, da ESPN Brasil e dos sites Waves, Surfguru, Cearasurf, Surfbahia, Ondulação e Blog PE.

Depois da Bahia, a partir da sexta-feira da semana que vem já tem outra etapa, o 3 estrelas Pena Pernambuco International Longboard Classic, que também terá patrocínio da marca Pena, do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Esporte e Empetur e da Prefeitura Municipal de Ipojuca através da Secretaria de Turismo e Power Balance. Apoio: Blocos Teccel, Rádio Transamérica, Pousadas Maracaipe, Maraca Beach e dos Coqueiros e Bar do Marcão.

RELAÇÃO DOS CABEÇAS-DE-CHAVE DA SEGUNDA FASE:
1.a bateria: Phil Rajzman (BRA) e Gabriel Nascimento (BRA)
2.a: Matheus S. Cunha (BRA) e Roger Barros (BRA)
3.a: Jeremias da Silva (BRA) e Leco Salazar (BRA)
4.a: Picuruta Salazar (BRA) e Jeferson da Silva (BRA)
5.a: Amaro Matos (BRA) e Rafael Cavalcanti (BRA)
6.a: Rodrigo Sphaier (BRA) e Adriano Lima (BRA)
7.a: Jaime Viudes (BRA) e Danilo Rodrigo (BRA)
8.a: Carlos Bahia (BRA) e Augusto Saldanha (BRA)

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO (sujeito a alterações):
08:00 horas – Segunda fase do Mundial LQS – 8 baterias
11:20 horas – Semifinais da categoria Amador Adulto – 2 baterias
11:50 horas – Semifinais da categoria Amador Legends – 2 baterias
12:20 horas – Semifinais da categoria Amador Junior – 2 baterias
12:50 / 13:50 horas – Intervalo devido à maré seca
13:50 horas – Semifinais da categoria Amador Master – 2 baterias
14:20 horas – Semifinais da categoria Profissional Feminina – 2 baterias
15:00 / 16:40 horas – Terceira fase do Mundial LQS – 4 baterias

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO (sujeito à alterações):
09:00 horas – Quartas-de-final do Mundial LQS
10:40 horas – Semifinais do Mundial LQS
11:30 horas – Final da categoria Profissional Feminina
11:55 horas – Grande Final do Mundial LQS
12:25 horas – Final da categoria Amador Stand Up
12:45 horas – Final da categoria Amador Legends
13:05 / 14:05 horas – Intervalo devido à maré seca
14:05 horas – Final da categoria Amador Junior
14:25 horas – Final da categoria Amador Master
14:45 horas – Final da categoria Amador Adulto
15:05 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

Postagens Relacionadas: