domingo, 8 de agosto de 2010

Homenagem ao Dias dos Pais Surfista

Fonte: Ceara Surf / Por: Carlos Bezerra

Neste domingo, estamos comemorando o Dia dos Pais. Para muitos, o pai é uma pessoa distante, para outros, o melhor amigo. Relacionamento é algo muito complexo e, muitas vezes, deixamos as experiências da vida falar mais alto do que o sentido dela.

O pai é para ser a figura referência para o filho e, ao lado da mãe, construir a identidade dela. Sei que muitos possuem uma experiência não muito legal com seu pai e que, é complicado lidar com esse ser tão necessário na nossa formação como pessoa. Muitos não o tiveram ou talvez nem o conheceram. Outros estão intrigados por questões de relacionamentos, conflitos gerados pela vida. Mas, a questão é que precisamos entender e buscar amar nossos pais, pois ele é parte da nossa existência na vida.

Enquanto não assumirmos e organizarmos nosso coração em relação a isso, não conseguiremos viver nossas relações de uma forma legal. Uma pessoa que não conseguiu ajustar sua relação com o pai, terá uma grande chance de não possuir um sentimento íntegro em suas relações. Algo estará sempre faltando. Há uma necessidade de buscar apoio, reconciliação ou resignificação.

Mas, tirando as questões que fazem parte de uma vida cheia de conflitos, precisamos ter o sentido real de um pai na nossa vida.

O pai é o primeiro referencial que o filho tem na vida. É o cara para onde olhamos e dizemos que queremos ser quando crescer. É o encontro, é a segurança, a pessoa que nos conforta quando as coisas embassam e que dá aquela bronca quando fazemos besteiras.

Não é a toa que Jesus nos ensina a chamar Deus de pai. Essa é a ilustração mais precisa para uma pessoa ter de Deus. A semelhança com o pai.

Interessante é que, para um judeu, falar de pai é exatamente a ilustração ideal. O pai judeu é alguém que participa e cuida do seu filho. É alguém que está sempre preocupado com seus filhos e busca construir possibilidades para que eles amadureçam e cresçam de forma saudável.

No nosso meio, no surf, vemos pais influenciando seus filhos de forma positiva. Pais que buscam passar o que mais amam, o surf, como estilo de vida para seus filhos. Vejo exemplos inspiradores como o Picuruta Salazar e seus filhos, o Pena inspirando não só os filhos como muitos que olham para seu estilo de vida como referência. Vejo o Jocildo instigando a Catharina no mundo do surf. Torcendo e vibrando a cada conquista. Se fosse enumerar aqui, passaria horas e horas escrevendo sobre amigos e pessoas inspiradoras.

A questão é que, independente do estilo, seu pai está dentro de você influenciando sua vida, suas atitudes, mesmo que você não saiba.

Mesmo que seu pai tenha partido desta vida, ele se mantém vivo nas suas expressões, reações mais íntimas. Mesmo que você não queira, ele é parte da sua construção como pessoa, como ser humano.

Portanto, neste domingo, celebremos aquele que nos trouxe a este mundo e que precisa ser amado e honrado por todos nós que somos filhos e filhas. Tudo de mais especial a você que é pai neste dia tão especial.

A todos os pais que navegam no Blog Nalu Surfboards: Feliz Dia dos Pais!

Postagens Relacionadas: