terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jason Torres vence ASOSURF Latin Pro Guatemala 2010

Fonte: Alas Latin Tour / Por: Pablo Panizo - Prensa ALAS

Com a consagracão do costarricense Jason Torres na open (em uma final eletrizante), o peruano Miguel Tudela na junior, sua compatriota Analí Gómez no feminino e o salvadorenho Christian Martínez no longboard, concluiu o ASOSURF Latin Pro Playa El Punto Guatemala 2010. O mar brindou com excelentes ondas límpidas, de 8 pés.

Após a primeira bateria, porém, as condições seriam ainda mais difíceis, com uma tempestade forte acompanhado de chuva horizontal chegando ao meio-dia, assim que o diretor de turismo, Nino Lauro, decidiu suspender o evento até que a tempestade passou. Concorrentes e os participantes no dia decisivo da Triple Corona Centroamericana buscou refúgio sob as cabines localizadas à entrada da praia até duas horas após a chuva parou e as competições poderiam ser reiniciado.

A final está gravada nas retinas de todos aqueles que foram capazes de testemunhar isso. Após um primeiro momento em que ‘El Mae’ Torres dominava com cortes fortes e batidas verticais em meio ao caos do mar, a situação se inverteu Bellorín capturar uma onda da série, que destruiu o poder é provavelmente o mais forte no tour.

Mesmo com a lycra e no quadro anexo ao seu pé, Jason deixar que seus sentimentos por dizer a emoção de ganhar com a última vaga no último segundo. "Foi incrível. Eu era apenas pouco tempo para pegar uma onda e apanhei sem saber se era bom ou não. Eu disse que eu tinha que bater e soltar um aéreo. Eu não sabia o quanto eu precisava, ou se foi ele o primeiro ou o segundo, assim tiver que fazer tudo que era possível. Eu bati fui direto para o 360 e graças a Deus me foi dada. Eu estava indo para ganhar e consegui. "

O peruano Analí Gómez manteve o alto nível que se sabe eo que faz a vencer em todos os torneios da América Latina em que concorre. A 'Negra' não teve problemas para ganhar o seu segundo campeonato da Triple Corona Centroamericana, manobrando uma fluidez e força que marcou as distâncias de seus rivais.

No junior, Miguel Tudela (16 años) não poderia ser melhor: local de Punta Hermosa (Perú) esteve nas três etapas em sua categoria na Triple Corona Centroamericana (El Salvador, Nicarágua e Guatemala), com um nível espetacular. Em meio às difíceis condições do mar, foi novamente o melhor e provou que pode surfar tanto grandes como pequenas ondas.

Em uma final que era o único longboarder estrangeiro, Christian Martinez foi o melhor e levou o ouro para seu país, El Salvador. Martinez surfou com o seu longboard no beach break do ponto com um estilo clássico e radical ele ganhou 9,50 pontos, deixando para trás os guatemaltecos Pedro Pablo Vergara (segundo com 5,30), Abner Rivera (4,80) e Jaime Garcia (3.60).