Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South AmericaO pacato lugarejo de Itacimirim, em Camaçari, na paradisíaca Costa dos Coqueiros do litoral norte da Bahia, está sendo invadido pelos pranchões nesta semana. Hoje, sexta-feira, começa o Pena Bahia International Longboard Classic, etapa do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) de nível 6 estrelas e premiação máxima do circuito, 30.000 dólares. E a vitória vale 2.500 pontos no ranking qualificatório para o seleto grupo de 32 participantes das provas que decidem o título mundial. Todos os sete brasileiros que disputaram o ASP World Longboard Tour (WLT) em 2009 estão na Bahia.
É a primeira vez que um evento internacional será realizado em Itacimirim, nome indígena cujo significado é “pedra pequena”. O pequeno balneário de Camaçari, distante 48 Km do Aeroporto de Salvador, é mais um paraíso do litoral nordestino do país e onde estão as praias e enseadas mais charmosas do norte da Bahia. São cinco e a Praia do Peru chega a ser apontada por surfistas como a que tem as melhores ondas de toda a região da Costa dos Coqueiros. Itacimirim fica localizada entre Guarajuba (ao sul) e a Praia do Forte (ao norte), da qual é limitada pela foz do rio Pojuca.
O Pena Bahia International Longboard Classic estreou em 2009 na capital, Salvador, mas a Prefeitura de Camaçari não mediu esforços para levar o evento para sua cidade e Itacimirim foi o local escolhido pelos organizadores para receber os melhores longboarders do país. Com total apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, a premiação foi elevada para o nível máximo permitido pela ASP, 30.000 dólares, com a vitória passando a valer 2.500 pontos no ASP LQS.
Além de ser decisivo na busca pelas vagas para o ASP WLT 2010, o Pena Bahia International Longboard Classic também terá importância fundamental na corrida pelo título sul-americano profissional da categoria. Será a penúltima etapa do ASP South America Longboard Series 2010, competição que já tem o resultado de uma prova nível 6 estrelas computado. O carioca Rodrigo Sphaier lidera o ranking com a vitória sobre o peruano Piccolo Clemente no Huanchaco Longboard Pro Peru, realizado em janeiro na Playa El Helio, em Trujillo, no Peru.
O surfista de Saquarema defende a ponta do ranking no evento que no ano passado terminou com vitória do dez vezes campeão nacional, Picuruta Salazar. O santista é um dos sete brasileiros que participaram da disputa do título mundial nas duas etapas do ASP World Longboard Tour 2009. Os outros também se apresentam nesta semana em Camaçari. São eles, o cabeça de chave número 1, Phil Rajzman, Eduardo Bagé, Amaro Matos, Carlos Bahia, Jeremias da Silva e Jaime Viúdes.
A etapa da Bahia termina no domingo, depois todos partem pro desafio final do ASP South America Longboard Series 2010 no grande palco do surfe nordestino, a Baía de Maracaípe, cidade de Ipojuca, que pelo segundo ano recebe o Pena Pernambuco International Longboard Classic, a partir da sexta-feira da semana que vem. Em 2009, o carioca André Luiz Deca venceu esta etapa e se tornou o primeiro campeão sul-americano de Longboard da história da ASP South America.
O 6 estrelas Pena Bahia International Longboard Classic será realizado com patrocínio da Pena Surf Wear, Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Camaçari e Power Balance. O apoio é das pranchas Samir & Silva Shaper Design, Blocos Teccel, Pousada da Espera e Rede Outlight Mídia Exterior.
E o 3 estrelas Pena Pernambuco International Longboard Classic também tem patrocínio da marca Pena, do Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Esporte e Empetur, Prefeitura Municipal de Ipojuca através da Secretaria de Turismo. Os apoiadores são Blocos Teccel, Rádio Transamérica, Pousada Maracaipe, Pousada Maraca Beach, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão. Os dois eventos terão cobertura oficial do Canal Woohoo, da ESPN Brasil e dos sites Waves, Surfguru, Cearasurf, Surfbahia, Ondulação e Blog PE.
RANKING 2010 DA ASP SOUTH AMERICA – 1 etapa:
01: Rodrigo Sphaier (BRA) – 2.500 pontos
02: Piccolo Clemente (PER) – 2.150
03: Picuruta Salazar (BRA) – 1.825
03: Matheus Cunha (BRA) – 1.825
05: Alexis Deniel (FRA) – 1.525
05: Rodrigo de Souza (BRA) – 1.525
05: Roger Barros (BRA) – 1.525
05: Adriano Lima (BRA) – 1.525
09: Danilo Rodrigo (BRA) – 1.250
09: Eduardo Bage (BRA) – 1.250
09: Jaime Viudes (BRA) – 1.250
09: Alex Leco Salazar (BRA) – 1.250
09: Jefson Silva (BRA) – 1.250
09: Rogerio Vasconcellos (BRA) – 1.250
09: Gabriel Nascimento (BRA) – 1.250
09: Geraldo Lemos (BRA) – 1.250











