quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pena Pernambuco International Longboard Classic

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

“Certeza que vai ter show de surfe no fim de semana aqui. Podem vir pra comprovar”, garante Jefson Silva, 23 anos, uma das atrações do Pena Pernambuco International Longboard Classic na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, sul do estado. A etapa que define o campeão sul-americano do ASP South America Longboard Series 2010 e os dois classificados para a disputa do título mundial de 2011 nos pranchões, começa nesta sexta-feira e vai até domingo no principal palco de eventos de surfe no litoral nordestino. Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), lidera o ranking e o paulista Jefson Silva, de São Sebastião, assumiu a vice-liderança com a vitória do domingo na Bahia.

O mar já entrou em transformação em Maracaípe, a previsão indica que as ondas vão subir e Jefson Silva esteve na praia na manhã chuvosa da quarta-feira de vento forte em Ipojuca. Foi checar as condições e logo viu que ainda não eram favoráveis para treinar. “É verdade. Depois da Bahia, viemos pra cá para a etapa pernambucana e o mar não estava muito bom. Está começando a reagir agora e vamos ver no decorrer da semana, se terá boas ondas pra gente apresentar um bom surfe”.

Jefson Silva também falou sobre a diferença das ondas de Itacimirim, Camaçari (BA), onde conquistou sua primeira vitória na carreira, para as do Pena Pernambuco International Longboard Classic. “Lá na Bahia a onda vem mais atrás, aqui é mais na beira, meio quebra-coco. Então não dá nem pra ficar treinando toda hora, botando prancha boa no mar, porque é bem perigoso quebrar. Se a prancha está no pé, é melhor você guardar só para a hora da bateria mesmo”.

E todo cuidado é pouco. O Pena Pernambuco International Longboard Classic é decisivo, vale o título sul-americano profissional da temporada e define os dois representantes do continente para o Mundial da ASP de 2011. “É um campeonato muito importante pra mim. Estou na vice-liderança do ranking, só vão dois pro Mundial e quero conquistar esta tão sonhada vaga para o ano que vem. Estou confiante e não vou dar mole não. Sei que todos os outros também querem essa vaga, mas por enquanto ela está na minha mão e vou lutar por ela o máximo que puder”.

TROCA DE GUARDA - Sobre a troca de guarda no atual ranking da ASP South America, com cinco longboarders da nova geração ocupando as primeiras posições, Jeff Silva comentou: “De dois anos pra cá, principalmente, a nova geração já vinha mostrando que está com o surfe no pé, que tem condições de bater de frente com esses caras que são nossos mestres, o Picuruta (Salazar), o Jaime (Viudes), o Bahia (Carlos) e outros que sempre estavam no topo dos rankings. Estamos mostrando que temos potencial de competir de igual para igual hoje, mas continuamos aprendendo com eles”.

No ranking sul-americano 2010, depois do Pena Bahia International Longboard Classic em Camaçari, o dez vezes campeão brasileiro, Picuruta, é o primeiro da velha guarda, em sexto lugar. Até o filho dele, Leco Salazar, está a sua frente, em terceiro, seguido por Roger Barros e Matheus S. Cunha. No ano passado, André Luiz Deca foi o campeão sul-americano, com Picuruta em segundo, Phil Rajzman em terceiro, Carlos Bahia em quarto e Jaime Viúdes em quinto no final da temporada.

O carioca Roger Barros foi o primeiro da nova geração a aparecer no ranking, em sexto lugar, com Jefson Silva terminando em sétimo na classificação geral das duas etapas disputadas em 2009. O atual líder do ASP South America Longboard Series 2010, Rodrigo Sphaier, foi só o 12.o colocado. Ao contrário, o campeão sul-americano de 2009, André Luiz Deca, é apenas o nono neste ano.

Mas, essa troca de guarda ainda precisa ser efetivada nesta semana na Baía de Maracaípe. Deca defende o título de vencedor do Pena Pernambuco International Longboard Classic e claro que o seu objetivo é o bicampeonato em Ipojuca. Este confronto de gerações promete agitar a última etapa do sul-americano. “Estamos só esperando a hora da buzina tocar e a galera pode ter certeza que vai ter show de surfe no fim de semana aqui. Podem vir pra comprovar”, garante Jefson Silva.

O Pena Pernambuco International Longboard Classic é realizado com patrocínio da marca Pena, do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR da Secretaria de Esporte e Turismo, da Prefeitura Municipal de Ipojuca, através da Secretaria de Turismo, e da Power Balance. Apoio: Rádio Transamérica, Blocos Teccel, Pousada Maraca Beach, Pousada Maracaipe, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão, com cobertura oficial do Canal Woohoo, da ESPN Brasil e dos sites Waves, Surf Guru, Ceará Surf, Surf Bahia, Ondulação e Blog PE.

RANKING SUL-AMERICANO DA ASP SOUTH AMERICA – 2 etapas:
01: Rodrigo Sphaier (BRA) – 4.325 pontos
02: Jefson Silva (BRA) – 3.750
03: Leco Salazar (BRA) – 3.075
04: Roger Barros (BRA) – 3.050
05: Matheus S. Cunha (BRA) – 2.950
06: Picuruta Salazar (BRA) – 2.825
07: Jaime Viúdes (BRA) – 2.775
08: Rodrigo de Souza (BRA) – 2.650
09: André Luiz Deca (BRA) – 2.525
09: Carlos Bahia (BRA) – 2.525
09: Adriano Lima (BRA) – 2.525