sábado, 11 de setembro de 2010

Adilton Mariano se destaca no Pena Pro de Itacaré

Fonte: Abrasp / Por: Jocildo Andrade - Comunicação ANS / Foto: Sidnei Machado

A sexta etapa do Tour Nordestino, o Pena Pro Nordeste, teve início na manhã desta sexta-feira com tempo nublado nas boas ondas de 0,5 a 1,0m metro que quebraram na Praia da Tiririca – Itacaré – BA.

A duas primeiras disputas do dia foram marcadas por baixos scores. Na primeira, o paulista Emerson Piai (1°) e o sergipano Kaian Barbosa (2°) eliminaram o anfitrião Peterson Filho. E os atletas Dilson Amaral (BA), ainda amador, e o cearense José Milton deixaram o local Jorge Darze fora da briga.

Ulisses Meira embalado por sua boa atuação em Várzea do Una, sétimo na etapa e autor da melhor média de todo o evento (17,25), surfou muito à vontade nas ondas da Tiririca, o paraibano não teve dificuldade para vencer os baianos Dalmo Meireles e Saul Moura no quarto embate do dia que já foi prestigiado pelo sol.

Entre os donos da casa Denis Tihara e Alanderson Martins foram os melhores.

Destaque para Tihara, 25, que surfou com bastante expressão para somar 13.43 (4.93 e 8.50) e vencer o pernambucano acostumado a ondas grandes Alexandre Ferraz (10.67).

“Está ventando, mas de vez em quando entra uma direita boa, estava um pouco preocupado, mas depois que soltei o pé e mandei aquela manobra onde consegui fazer o high score fiquei sossegado. Espero passar nas baterias, estou tranqüilo aqui, não vim atrás de resultados, apesar de estar sem patrocínio e sim para curtir e rever os amigos em casa. Desejo a maior vibe para galera e queria agradecer a todos”, comentou Tihara.

“O Pena Pro aqui em Itacaré é super importante, na Tiririca dá altas ondas e fortalece o Circuito Nordestino que está bombando em todas as etapas”, finalizou o ilheense.

Já Alandreson Martins em disputa cem por cento baiana encontrou as melhores e cravou 12.10 para avançar de fase no Pena Pro Nordeste levando com ele em segundo Tito Cézar.

Marco Fernandez promessa da nova geração baiana também garantiu vaga na fase 2 após ficar com a segunda posição na briga vencida por Bruno Cainan (SE).

Gutembergue Silva (CE) amador que vem dando trabalho aos profissionais e já registra sua segunda final no Tour, mostrou que está bastante instigado. Guto segue firme na competição após ficar com a segunda colocação na bateria vencida por seu conterrâneo Argus Diniz. Argus se adaptou muito bem às ondas baianas e enfrenta na segunda fase o líder Bruno Galini, Bruno Cainan e Dalmo Meireles.

O ilheense Wilson Nora, atleta da elite do surf brasileiro, se deu bem na sua bateria que foi de poucas ondas. Nora liderou todo o tempo e com isto a briga foi entre o experiente atleta baiano Christiano Spirro e o potiguar José Jr. pela segunda vaga. Levou a melhor José Jr. que conseguiu na sua quarta onda a lycra para a segunda fase junto com Nora.

Adilton Mariano (CE) quebrou a vala na penúltima disputa do dia composta ainda pelos baianos Davi Silva, Charles Coutinho e Esdras Santos. Mariano foi o mais feliz na escolha das ondas e comandou a disputa, surfou com velocidade e manobrou no crítico para somar 7 e 7.67 e sair do mar vitorioso e com vaga garantida no round 2. Com a segunda posição somando 8.23 ficou Davi Silva.

O potiguar Jhon Max que teve sua bateria transferida de primeira para última devido a atrasos nos vôos mandou muito bem na estreia. Após uma nota fraca ele que vem fazendo ótima campanha no Tour, em casa na quarta etapa fez várias ondas no critério excelente, encontrou uma boa onda e mandou movimentos precisos para registrar 8.50 e vencer os locais Willy Correa (9,47) e Iago Silva (9.40).

Vale ressaltar que a praia da Tiririca foi dominada pelos atletas da Bahia. Nas dezesseis baterias desta primeira fase apenas a sexta não contou com a presença do Estado anfitrião.

“O surf baiano é muito forte. Apesar das dificuldades que os atletas encontram para competir no que diz respeito a patrocínio, eles estão sempre presentes nos eventos mais próximos e quase sempre conquistam lugar de destaque”, falou Lapo Coutinho, diretor técnico da ANS

A previsão para o sábado, segundo dia da prova que começa às 8hs da manhã, é de melhores ondas, podendo chegar até dois metros.

O Pena Pro Nordeste conta com os patrocínios da Pena, Prefeitura de Itacaré.
Apoio Intertel, Acerti, Iti, Starboard, Haco, Eberle, Menegotti, Filati, Matesa Têxtil, Komunik, Malhas Caiman, Pousadas: Pousada Paraíso, Pousada Recando da Concha, Pousada Raízes, Pousada Tânara, Pousada Vila do Dengo, Pousada Aldeia do Mar, Pousada Terra Boa, Pousada Barly, Pousada Estrela, Pousada Lawrence Surf House, Itacaré Village.
Divulgação dos sites cearasurf, waves, surfguru, surfbahia, itacare.com, itacarenaonda.com e ondulação, revistas Wave Wind e Beach Show, canais de Tv ESPN e Woohoo.

Agradecimentos a Secretaria de Turismo, Secretaria de Esporte e Juventude
Apoio Cultural: Itacaré FM.
O evento tem a realização da ANS e ASI (Associação de Surf de Itacaré).

BATERIAS DA SEGUNDA FASE
1° Alan Jones (RN) x John Max x Emerson Piai (SP) x José Milton (CE)
2° Franklin Serpa (BA) x Dunga Neto (CE) x Dilson Amaral – AM (BA) x Willy Correa
3° Alan Donato (PE) x Ulisses Meira (PB) x Weslhen Christian (BA) x Kaian Barbosa (SE)
4° Bruno Galini (BA) x Argus Diniz (CE) x Bruno Cainan (SE) x Dalmo Meireles – AM (BA)
5° Itim Silva (CE) x Messias Félix (CE) x Patrick Tamberg (FN) x Charlie Brown ( CE)
6° Bino Lopes (BA) x Marcelo Alves – AM (BA) x Alanderson Matins (BA) x Gutemberg Silva (CE)
7° César Aguiar (PE) x Saulo Marques – AM (BA) x Marco Fernandez (BA) x Flávio Nunes (CE)
8° Rudá Carvalho (BA) x Marcelo Nunes (RN) x Aurélio Santana (BA) x Caia Souza (FN)
9° Thiago de Souza (CE) x Dennis Tihara (BA) x Tito Cézar (BA) x Heloy Jr – AM (BA)
10° Michel Roque (CE) x Erbeliel Andrade (PB) x José Junior (RN) x Davi Silva - AM(BA)
11° Luel Felipe (PE) x Isaias Silva (CE) x Wilson Nora (BA) x Flávio Galini - AM(BA)
12° Halley Batista (PE) x Adilton Mariano (CE) x Igor Morais (RJ) x Alexandre Ferraz (PE)

Maiores Notas Fase Nota
Dennis Tihara Fase 1 8.50
John Max Fase 1 8.50
Ulisses Meira Fase 1 8.23
Adilton Mariano Fase 1 7.67
Alandreson Matins Fase 1 7.17

Maiores Médias Fase Média
Adilton Mariano Fase 1 14.67
Dennis Tihara Fase 1 13.43
Ulisses Meira Fase 1 13.40
John Max Fase 1 13.33
Alandreson Matins Fase 1 12.10