terça-feira, 21 de setembro de 2010

ASN – Três Décadas de Serviço ao Esporte

Fonte: Diretoria ASN / Por João José Macedo

Comunicamos com muita alegria que no dia 23 de setembro de 2010 a ASN, Associação de Surf de Niterói, completa 30 anos! Ao longo dessas três décadas a entidade trabalhou pelo desenvolvimento e promoção do esporte, e hoje se consolida como uma das mais tradicionais associações regionais do Brasil.

No final da década de 70 os primeiros campeonatos a nível nacional estavam surgindo, e os surfistas niteroienses se viram na necessidade de se organizarem, tanto para os atletas entenderem melhor os critérios para competir bem, quanto para formar profissionais da área técnica para trabalharem nos campeonatos.

Então em 1980, em uma assembléia formada por 35 surfistas liderados por Élvio Pereira, o Strick, foi fundada a ASN e formada sua primeira diretoria. Ao longo desses anos diversos influentes surfistas da cidade presidiram a associação. O trabalho de todos em todas as épocas foi de suma importância para que a ASN tenha atingido o atual patamar. Não apenas dos presidentes, mas de todos os envolvidos na organização e execução dos eventos.

O principal foco do trabalho sempre foi a formação e o desenvolvimento de atletas voltado para as competições. E com esse trabalho feito em casa, muitos surfistas da cidade se destacaram nos cenários estadual, nacional e internacional. Giló, Mimo, Japão, Japãozinho, Luiz Lovasz, Dodô de Melo, Marcelo Maia, Ricardo Tatuí, os quatro irmãos Artur, Alexandre, George e Guilherme Herdy, Gilmar Catelani, Carlos Zagueiro, Leonardo Juruna, Rafael e Juliana Guimarães, Guilherme Sodré, Bruno Santos, o longboarder Augusto Saldanha, entre tantos outros nomes. Poucas cidades do Brasil têm atletas que já venceram etapas do World Tour da ASP, e Niterói tem dois! Ricardo Tatuí na França em 1994, e Bruno Santos com a inesquecível vitória em 2008 na temida bancada de Teahupoo, no Tahiti. Guilherme Herdy permaneceu na elite mundial por doze anos, sendo o único niteroiense que finalizou o ranking entre os Top16 da ASP. Outros feitos importantes do Branquelo foram: a melhor colocação de um brasileiro no Pipeline Master, terminado em terceiro no evento mais cobiçado do planeta, e vice na clássica onda de Cloudbreak em Fidji, provando que Itacoatiara é celeiro de grandes bigriders e tuberiders.

Desde a sua fundação a entidade realizou seu circuito amador em todos os anos, e a partir de 2007, através do atual presidente, Renato Bastos, passou a organizar também o Circuito Nova Geração. O principal objetivo deste novo circuito é garantir o surgimento das futuras gerações de atletas, e alguns surfistas já vem se destacando em âmbito estadual, como Matheus Rodrigues, Paulo Renato, Luca Nolasco, Danilo de Souza, entre outros.

Além de atletas, Niterói também exportou alguns nomes da parte técnica. Na década de 80, Hélios Pinto foi o primeiro brasileiro a se tornar juiz da ASP. Seguindo seus passos, Rubens Goulart também é juiz da ASP em eventos no Brasil, além de diretor técnico da FESERJ, OSP e juiz da ABRASP. No ISA Games de 2000, na Baía de Maracaípe, Rubinho recebeu a medalha de ouro por ter sido o melhor juiz nesta competição internacional, um título que poucos juizes do mundo têm. Mas talvez o trabalho oriundo da cidade que mais se destacou no globo foi o da Beach & Byte, de Mano Ziul e Antônio Celso. Mano, que é programador de informática, desenvolveu seu primeiro programa nos campeonatos da ASN para somar as notas após o término das baterias. Seu sistema foi evoluindo e com o tempo eles começaram a trabalhar em eventos estaduais e nacionais, até receberem um convite da ASP. Depois disso nunca mais saíram do circuito mundial. Hoje a Beach & Byte é responsável pelos sistemas de informática da maior entidade do surf mundial, incluindo as transmissões ao-vivo dos campeonatos.

Nos últimos anos Itacoatiara tem sido o palco de todos os campeonatos organizados pela associação. Mas Itapuca, dentro da Baía de Guanabara, e Piratininga já sediaram diversas etapas. O pointbreak niteroiense da Itapuca tem boas ondas, mas é raro quebrar, o que muitas vezes inviabiliza a realização de um campeonato em um final de semana, agendado com alguns meses de antecedência. Mas existe a ideia de fazer eventos com janela de espera, mesmo que não somem pontos para o ranking. No caso de Piratininga, a ASN tem dado total apoio ao projeto da ONG PREAMMAR para a implantação de um recife artificial multifuncional nesta praia, para que volte a sediar campeonatos.

A ASN também já deu suporte para diversos eventos estaduais e nacionais na cidade, e muitos ficaram marcados para a história, como: o Master de Itacoatiara, na década de 80, vencido por Carlos Alexandre Baldaque, o Japão, em um mar no Pampo com ondas em torno dos três metros. Os dois Big Waves. O primeiro, vencido por Carlos Burle, é considerado o segundo maior mar já registrado em uma competição realizada no Brasil. O segundo, vencido pelo local Alexandre Herdy, começou grande e terminou nem tão grande assim, e foi o único evento em Itacoatiara que somou pontos para o WQS. Outro marcante foi a última competição profissional de nível estadual que aconteceu em águas niteroienses, que contou com a presença de surfistas de todo o país, o Pena Rio Pro 2007. Depois de quase uma década sem sediar um evento da OSP, o campeonato aconteceu em condições épicas, com o carioca Marcelo Trekinho estragando a festa da torcida local, deixando Bruno Santos, que pegou tubos incríveis no último dia de competição, com o vice. Itacoatiara tem potencial para receber campeonatos de nível nacional. Torcemos que os dirigentes e empresas se conscientizem desse potencial e tragam de volta para o nosso município eventos de grande porte.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas, que ao longo dessas 30 primaveras, colaboraram e trabalharam na realização de tantos eventos. O sucesso atual da ASN é fruto de muito trabalho. Também às empresas que acreditaram e continuam acreditando na associação e no surf como um estilo de vida saudável, e como um esporte que pode transformar vidas. E um agradecimento especial a toda imprensa que nessa trajetória ajudou a divulgar a ASN, e consequentemente no desenvolvimento e evolução do surf. Parabéns para todos nós!

Para comemorar esta importante data a Black Firma Eventos, do locutor e promoter Gilberto Pereira, está organizando a festa do aniversário da ASN, no dia 22 de setembro, quarta-feira, a partir das 21:00h, na boate Waxy, localizada na Rua Domingues de Sá, 325, em Icaraí. O evento contará com show da banda Nikity All Stars, DJs Filipe Rocha, Gustavo Magoo, Phil Monnerat e GuiEngert, filmes de surf e vídeos da ASN no telão, exposição de pranchas (Heenalu Cultura e Arte), fotos e decoração temática. Maiores informações sobre a festa com Gilberto Pereira pelo e-mail: gilbertoeventos@gmail.com

Para maiores informações sobre a Associação de Surf de Niterói entrem em contato através do e-mail asnsurfe@gmail.com, ou no nosso site www.asn.org.br