sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FGSurf alerta para possibilidades de redes de pesca na costa gaúcha

Fonte: FGSurf / Por: Gabriel de Mello - Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf

Atenção atletas profissionais, amadores e de final de semana, sua vida vale muito, tenha muito cuidado e atenção.

Devido à chegada de mais um feriado, só que desta vez com previsão de tempo bom e ondas de boa formação, a equipe da Federação Gaúcha de Surf alerta para a possibilidade de redes de pesca soltas no mar, a deriva após as fortes chuvas e ressacas que passou pela costa gaúcha nos últimos dias.

Redes e outros objetos podem oferecer riscos para a vida dos surfistas e outros praticantes de esportes náuticos. Ao longo dos anos já foram registradas 48 mortes de surfistas que ficaram presos em redes ou cabos enquanto procuravam apenas se divertir.

Verifique se na sua praia há áreas demarcadas para a pratica do surf. Procure caminhar na área que vai surfar, verificando se não há nenhuma rede, bóia ou calão neste local, principalmente quando o mar apresentar corrente. Com a presença destas correntes pode-se sair da área de surfe muito rápido, aumentando ainda mais o perigo.

Atualmente uma área destinada à prática do Surf é de apenas 400 metros. O projeto de lei, apresentado pelo deputado Luiz Fernado Záchia, que prevê a ampliação desta área para 2.100 metros deverá ser votado em breve. É importante salientar que o mesmo projeto foi apresentado anteriormente pelo então deputado estadual Sandro Boka.