sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jack Freestone e Tyler Wright vencem o Oakley World Pro Junior in Bali

Fonte: ASP Australasia

Jack Freestone e Tyler Wright alcançaram uma classificação antecipada na liderança da corrida pelo título mundial junior da ASP. Caio Ibelli ficou na semi final e Diana Cristina nas quartas.

Ambos conseguiram a vitória na disputa masculina e feminina, respectivamente, no ASP Oakley Pro World Junior, o evento no.1 no ASP World Junior Tour (WJT), em ondas de 4 a 6 pés (1,5-2m) em Bali.

Apesar de uma chuva torrencial e ventos marais no início do dia, Keramas funcionou para os melhores surfistas juniores do mundo, com as quartas, semis e finais de ambas as divisões dos homens e das mulheres concluindo-se em uma verdadeira festa de tubos.

O dia de surf representou um novo marco para o surf júnior de alta performance e uma medição precisa das futuras estrelas do esporte.

O junior australiano e surf sensação Freestone foi o primeiro vencedor do dia, batendo Dale Staples (Afs), 19, em uma final emocionante na divisão dos homens.

Em uma final prolongada de 35 minutos, Freestone saiu disparado, pegando uma onda na primeira série antes de desaparecer dentro de um tubo oco de Keramas, conseguindo uma excelente pontuação 9,57 (de um total de 10 possíveis).

No banco do motorista, Freestone adicionou ao seu registro de duas ondas um 4,27 para configurar uma liderança forte durante o restante da final.

Mas, em um final dramático, Freestone só podia assistir enquanto Staples exercia a sua prioridade.

Com 15 segundos restantes, Staples pegou uma das melhores ondas do dia, passando através de um tubo cavernoso antes, infelizmente, de cair bem na saída.

"Eu estou tão feliz, eu não posso falar agora", disse Freestone. "Foi tão louco aquele final. Eu pensei que Dale (Staples) iria fazer aquele tubo. Foi tão assustador. Eu estou tão feliz. "

Freestone terminou com um total de 13,84 de duas ondas combinadas (de 20 possíveis) para ganhar US $ 10.000 e 10.000 pontos no ranking pela sua vitória.

No final, um Freestone vitorioso foi levado de cadeirinha a partir da água onde a sua família e uma grande multidão de espectadores os cumprimentou.

"Essa é a melhor vitória da minha vida", disse ele. "Toda a bateria que eu surfei foi difícil, mas era assim que valia a pena. Eu estou tão feliz. "

A vitória de Freestone também significou o melhor resultado para um surfista australiano masculino júnior no prestigiado evento durante muitos anos.

O jovem craque da Gold Coast, que preparou o seu surf nas ondas de alta performance de Snapper Rocks na Gold Coast, não teve uma corrida fácil até a final, tendo eliminado mais cedo Nat Young (EUA) nas quartas, Caio Ibelli nas semi-finais, antes de derrubar Staples (ZAF) na final decisiva.

Staples, que só conseguiu um total de 8,44, que incluiu um 5.67 e um 2.77, disse que estava feliz com o resultado, apesar de terminar na posição de vice-campeão.

"Eu estou realmente feliz por estar lá e conseguir um bom resultado", disse Staples, que ganhou 5.000 dólares por seus esforços. "O segundo lugar é ainda um resultado muito bom. Estou muito feliz de vencer alguns dos melhores surfistas juniores do mundo. Qualquer um poderia estar na final. "

Staples admitiu que estava muito ansioso ao se dirigir para a fase final.

"Eu estava muito nervoso", disse ele. "Eu estava esperando por uma onda para definir a final. Mas ela não veio. Eu estava esperando que a última iria abrir, mas isso não aconteceu. "

Staples, que reside em São Francisco Bay, na África do Sul, vai para o segundo evento do WJT da ASP sentado em segundo no ranking com 8.000 pontos.

Em uma semi-final de abertura com baixa pontuação, Freestone despachou Caio Ibelli, acabando com 12,84 no total de duas ondas combinadas contra 11,83 de Ibelli.

Depois que os dois surfistas marcaram 7 em suas ondas de abertura, Freestone esperou pacientemente pela sua segunda onda para pontuar um 5,67 (de um total de 10 possíveis), enquanto Ibelli teve que trocar de prancha após trincar a sua.

No camarote, segurando a liderança da fase final, Freestone aguardou nervosamente o final da semi de 30 minutos, com Ibelli precisando apenas de uma onda 5,34 para virar.

Caio Ibelli pegou várias ondas do inside, mas sem sucesso. O talentoso brasileiro terminou o evento em igual terceira posição, acumulando 6.500 pontos no ranking e um prêmio em dinheiro de $ 3.000.

A Semifinal dois foi cheia de talento, com Staples batendo Mitch Crews (AUS) a 5 minutos do final de seu confronto na semi.

Crews dominou a ação inicial, pescando um 6,83 e um 8,50 para manter a liderança na maioria da semi.

Mas Staples engrenou uma virada. Com 7 minutos para acabar e explorando a sua prioridade, Staples pegou uma onda tubular de Keramas, passando através do tubo antes de sair para postar um 9,33 (de um total de 10 possíveis).

Crews parte em igual terceiro lugar. Ao fazer isso, ele coletou 6.500 pontos no ranking e o prêmio em dinheiro de $ 3.000.

Acabando em quinto lugar, foram Nat Young (EUA), Conner Coffin (EUA), Kiron Jabour (HAV) e Evan Thompson (EUA), todos eliminados de manhã nas quartas de final.

No lado das mulheres, Wright sinalizou sua intenção do título mundial Junior feminino da ASP, derrotando Alizee Arnaud - 13,40 a 12,67, em uma final apertada.

"Foi uma batalha muito difícil lá fora", disse Wright, que ganhou 5.000 dólares e 10 mil pontos no ranking. "Alizee (Arnaud), estava detonando e tinha duas notas boas no início. Eu sabia que tinha que pontuar bem nas minhas próximas ondas, então eu parti pra isso. Eu estou tão feliz. "

Com pouco menos de 5 minutos para acabar, Wright se recuperou com um 7,50 para esperar por uma vitória apertada.

A estrela australiana, que vive em Lennox Head, Austrália, na costa norte de NSW, dominou todas as baterias do Round 1 da final, conseguindo algumas das melhores pontuações de cada round.

O foco agora se volta para evento nº 2 do WJT da ASP, com início previsto para 08 de janeiro de 2011 em Narrabeen, na Austrália.

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR FINAL RESULTS (MEN’S):
1 – Jack Freestone (AUS) 13.84
2 – Dale Staples (ZAF) 8.44

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR SEMIFINAL RESULTS (MEN’S):
SF 1: Jack Freestone (AUS) 12.84 def. Caio Ibelli (BRA) 11.83
SF 2: Dale Staples (ZAF) 16.83 def. Mitch Crews (AUS) 15.33

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR QUARTERFINAL RESULTS (MEN’S):
QF 1: Jack Freestone (AUS) 14.10 def. Nat Young 13.57
QF 2: Caio Ibelli (BRA) 13.83 def. Conner Coffin (USA) 11.76
QF 3: Mitch Crews (AUS) 18.23 def. Kiron Jabour (HAW) 17.86
QF 4: Dale Staples (ZAF) 18.06 def. Evan Thompson (USA) 12.90

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR FINAL RESULTS (WOMEN’S):
1 – Tyler Wright (AUS) 13.40
2 – Alizee Arnaud (FRA) 12.67

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR SEMIFINAL RESULTS (WOMEN’S):
SF 1: Alizee Arnaud (FRA) 13.97 def. Sage Erickson (USA) 12.84
SF 2: Tyler Wright (AUS) 16.00 def. Airini Mason (NZL) 11.34

OAKLEY ASP WORLD PRO JUNIOR QUARTERFINAL RESULTS (WOMEN’S):
QF 1: Sage Erickson (USA) 13.50 def. Malia Manuel (HAW) 11.83
QF 2: Alizee Arnaud (FRA) 17.33 def. Laura Enever (AUS) 9.23
QF 3: Airini Mason (NZL) 14.50 def. Diana Cristina (BRA) 13.83
QF 4: Tyler Wright (AUS) 19.17 def. Lakey Peterson (USA) 16.17

0 comentários: