terça-feira, 5 de outubro de 2010

O show de manobras dos surfistas até 14 anos foi o destaque da terceira etapa, do Circuito WQSurf Sub 14

Fonte: Midia Bacana / Por Daniel Vianna / Foto: Pedro Monteiro

No domingo (3), foi de pura emoção na Praia do Canto do Recreio, onde foram disputadas as 5 finais do 'Oakley Apresenta Circuito WQSurf Sub 14'. Desde ontem (sábado) as finais já estavam definidas, e aqueles entre os que participam do evento que já tinham garantidas suas vagas nas decisões puderam dormir tranquilos por ter feito seu trabalho, mas ansiosos para entrar na água e tentar conquistar o lugar mais alto do pódio.

Logo na primeira bateria do dia, o primeiro campeão estadual de surf do circuito sub 14 do Rio de Janeiro foi definido. Wendy Guimarães, atleta local de Saquarema, venceu sua terceira etapa no ano, das 3 realizadas até agora, e já pode falar como bicampeã da categoria Feminino Iniciantes. "Estou muito feliz por ter vencido. Entrei sabendo o que ia fazer. Esperei a onda certa, já que se pegasse uma errada ia ser difícil voltar para o outside e achar outra onda. Peguei uma da série, que estava abrindo mais, e consegui fazer uma boa onda," disse ela, explicando a tática utilizada para garantir a vitória na etapa e consequentemente o título do circuito.

A competição começou com o tempo nublado, muito vento - porém sem chuva - e com ondas que variavam entre 3 e 5 pés (até 1,5 metros). Com essas condições foram disputadas 4 das 5 finais agendadas para o dia: Feminino Iniciante (meninas até 14 anos), Pré Petit (até 8 anos), Petit (até 10 anos) e Infantil (até 12 anos). Na hora da decisão da categoria Iniciantes (até 14 anos) o vento apertou e a chuva chegou, porém sem atrapalhar as condições do mar que, apesar de um pouco difíceis, proporcionava boas ondas nas séries.

Na final da categoria Pré Petit, Daniel Templar, também atleta de Saquarema, dominou a bateria e conseguiu sua segunda vitória no ano. Ele havia vencido a primeira etapa no Arpoador e ficou em segundo em Arraial do Cabo. Esses resultados garantem a ele a liderança do ranking e uma vantagem sobre seus adversário na última etapa, na Barra da Tijuca. "O mar estava difícil, mas já estou acostumado com essas condições lá em Saquarema," disse Daniel, que fez o melhor somatório do dia, 13 pontos em 20 possíveis.

Entre a garotada até 10 anos, João Vitor levou a melhor e ficou sozinho na liderança do ranking na categoria Petit. Ele estava empatado em primeiro com Rodrigo Bandeira, mas conseguiu levar a melhor sobre seu adversário, que ficou em segundo na bateria e está na vice liderança do ranking, colado em João Vitor. Com esse resultado, está tudo indefinido para a última etapa, e quem levar a melhor na Barra Tijuca garantirá o título de campeão estadual. João, que é de Saquarema, explicou como fez para ganhar: "Fiz o feijão com arroz. Fui pegando várias ondas para pontuar e trocando minhas notas e assim iria acabar conseguindo um bom somatório".

Na categoria Infantil, para a molecada até 12 anos, Luca Nolasco se sagrou o grande campeão da etapa e deu um salto do terceira para a primeira colocação no ranking, empatando com Theo Fresia. O local de Itacoatira se atirou nas manobras e foi pro tudo ou nada para conseguir sua primeira vitória no circuito esse ano. "Segui às instruções que meu técnico e meu pai me passaram. Consegui uma onda boa da série e depois marquei o segundo colocado nos minutos finais. O mar estava difícil e tinha que escolher bem a onda," disse Luca, que volta na quarta etapa para tentar assegurar o título.

Na Iniciantes, principal categoria do circuito, a disputa foi acirrada até os segundo finais, e a diferença entre o campeão da etapa, Pedro Neves, e o segundo lugar, Bruno Baldner, foi de pouco mais de meio ponto. Pedro, que no sábado já era apontado por seus adversários como o nome a ser batido, mostrou porque conseguiu o respeito dos outros competidores, pois foi com um surfe de manobras sólidas que conseguiu chegar ao somatório de 12.50 e faturar sua segunda vitória no circuito neste ano. Porém, a disputa na categoria ainda está em aberta, com alguns atletas que ainda brigam diretamente pelo título. "É bom ver que todos os adversários se respeitam, já que todos surfam muito bem. Hoje consegui achar as ondas boas e surfar bem para sair com a vitória," disse Pedro, que é local do Recreio dos Bandeirante e tinha a maior torcida fora d'água.

Durante todo o evento, a equipe da ONG O'Surfe trabalhou para traçar o perfil dos atletas que correm o circuito. Eles entrevistaram os atletas utilizando um questionário pré elaborado com perguntas sobre a base familiar do atleta, o estilo de vida, classe social, etc. Com este levantamento em mãos, a O'Surfe pretende ajudar a FESERJ a saber um pouco mais sobre as crianças e adolescentes que correm os campeonatos amadores no Estado, podendo assim criar um vínculo mais forte entre a federação e os jovens surfistas. Vale destacar o trabalho do atleta Kelvin Alexandre, que corre o circuito Sub 18 e faz parte da ONG, que ajudou a coletar os dados.

A terceira etapa do Oakley Apresenta Circuito WQSurf Sub 14, teve o patrocínio da Oakley e WQSurf. O co-patrocínio do Matte Leão e da Revista SURFAR, com apoio do Canal Woohoo, RicoSurf, First Glass, Kona Blanks, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A organização e realização do Circuito WQSurf Sub 14 é da Feserj, com apoio nessa etapa do Recreio Surf Clube e Associação de Surf do Canto do Recreio.

A quarta - e última - etapa do Oakley Apresenta Circuito WQSurf Sub 14 será nos dias 4 e 5 de Dezembro, na Barra da Tijuca.

Resultados
Iniciantes:
1. Pedro Neves - 12.50
2. Bruno Baldner - 11.95
3. Lucas Base - 7.60
4. Pedro Ribeiro - 6.75

Infantil:
1. Luca Nolasco - 9.40
2. João Cardoso - 6.35
3. Victor Soares - 5.40
4. Theo Fresia - 4.70

Petit:
1. João Vitor - 6.75
2. Rodrigo Bandeira - 3.95
3. Rafael Alla - 2.10
4. Vitor Ferreira - 1.80

Pré Petit:
1. Daniel Templar - 13.00
2. Valentino Belga - 8.75
3. Kauai Pinheiro - 3.45
4. Kauan Seixas - 2.10

Feminino Iniciantes:
1. Wendy Guimarães - 8.35
2. Luara Thompson - 3.20
3. Kayane Reis - 2.75
4. Karol Ribeiro - 2.65

0 comentários: