domingo, 6 de fevereiro de 2011

Emoção, alegria e encontro com a história - Inaugurada a Calçada do Surf agitou o Aldeia Shopping de Atlântida‏

Fonte: FGSurf / Por:Gabriel de Mello / Assessoria de Comunicação da FGSurf e Madeirite Trópico / Foto: Harleyson Almeida

O Aldeia Shopping de Atlântida, a Federação Gaúcha de Surf (FGSurf) e a rede de lojas Trópico, inauguraram a Calçada do Surf, uma espécie de Calçada da Fama, na noite de sexta-feira (04/02), em Xangri-Lá. Este espaço abriga alguns dos grandes nomes da história do esporte no Rio Grande do Sul.

Estavam presentes algumas das famílias mais tradicionais do estado, além da maioria dos principais surfistas e personalidades de todos os tempos da modalidade no Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da FGSurf, Orlando Carvalho, esta homenagem é o mínimo que poderia ser feito para estas pessoas. “Quando olho para tanta gente que esta aqui e penso nos que não estão, tenho a certeza que nosso passado foi brilhante. Acredito que o nosso futuro, com toda a tecnologia que existe, pode ser ainda melhor. Depende da doação e paixão que não faltaram no passado”, comentou.

Para Gustavo Schifino, proprietário da Trópico e um dos idealizadores da proposta da homenagem, salientou a importância da história do Surf no Rio Grande do Sul. “Vejo aqui hoje muitas pessoas que escreveram os 25 anos da Trópico e marcaram época no nosso esporte. Estou emocionado com esta realização, todos nesta noite estão de parabéns. A riqueza da história do surf no estado agora possui um espaço para ser vista por todos”, declarou.

O surfista mais ilustre do Rio Grande do Sul, Rodrigo “Pedra” Dornelles, foi ovacionado por todos quando chamado ao palco. “Fiquei todo arrepiado com esta homenagem. Estar neste palco com grandes personalidades que marcaram época é espetacular. Para mim o mais legal foi que comecei a surfar numa brincadeira e me apaixonei. Daqui alguns anos meu filho passará por esta calçada e verá meu nome e acredito que ficará orgulhoso. Eu estou muito orgulhoso por ter meu nome ao lado de outras personalidades que marcaram época. O Madeirite fortalece o Surf, é pioneirismo puro. O nosso esporte tem uma história muito rica para ficar esquecida. Agora todos terão acesso a estas histórias e acervos”, finalizou.

Já Vinícius Fornari, outro surfista bastante conhecido por este e outros pagos, estar na Calçado do Surf é a realização de um sonho. “Surfo por amor, amo muito este esporte e estilo de vida. Participar da Calçada do Surf é uma realização para mim por toda a luta que representa viver do surf e para o surf. Surfo bastante com o Tuca Gianotti (outro homenageado da noite) que sempre me contou que antigamente o clima entre os competidores era diferente. Aposto que a partir desta noite e do Madeirite Trópico este resgate começou a ser feito. Muito bem feito. Estou muito feliz, me sinto muito honrado por estar ao lado de verdadeiras lendas vivas do esporte que mais amo”, comemorou.

Por falar em Madeirite Trópico, um dos organizadores do evento, Giovanni Mancuso, acredita que o Madeirite busca valorizar o passado. “Não conheço nenhuma iniciativa como esta. Buscamos recuperar o brilho do surf e valorizar pessoas que foram os pioneiros, além de sentir novamente o gosto de estar na água ao lado de amigos que a vida separou de certa forma. Estamos trabalhando há dois anos para realizar este encontro. A inauguração desta Calçada do Surf foi um aperitivo do que teremos no Madeirite”, projetou Mancuso.

O Madeirite Trópico será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro na praia dos Molhes, em Torres. Surfistas das décadas de 60, 70 e 80 vão reviver baterias que marcaram a história. Para saber mais acesse o Madeirite Trópico.

0 comentários: