terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hang Loose Pro Contest completa 25 anos em 2011

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

O campeonato mais tradicional da América Latina festeja seu 25.o aniversário promovendo o primeiro ASP World Prime de 2011 na próxima semana, dias 15 a 20, no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha. O Hang Loose Pro Contest trouxe o Circuito Mundial de volta ao Brasil em 1986, estreando num mar clássico na Praia da Joaquina e ficou na capital catarinense até 1989. Em 1990 mudou para o Guarujá e Fábio Gouveia conquistou a primeira das quatorze vitórias brasileiras, contra treze estrangeiras completadas com o título de C. J. Hobgood no ano passado. Depois de seis edições no balneário paulista, o evento foi transferido para o litoral sul de Pernambuco e em 2000 aportou em Fernando de Noronha, onde permanece até hoje.

Entre 1986 e 2010 foram realizadas 27 edições, com dois Hang Loose Pro Contest sendo disputados na mesma temporada por duas vezes, em 1999 e 2000, sendo um em Pernambuco e outro em São Sebastião (SP). Os australianos dominaram o alto do pódio nos primeiros anos e têm um total de oito títulos. Além deles, três norte-americanos, um espanhol do País Basco e um sul-africano, já venceram a etapa mais antiga do Circuito Mundial no Brasil. Das quatorze vitórias brasileiras, quatro foram conquistadas por surfistas do Rio de Janeiro, o Paraná, Santa Catarina, Bahia e Ceará, têm dois títulos cada e com um a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

BICAMPEÕES - Quatro surfistas colecionam dois troféus do Hang Loose Pro Contest. O primeiro bicampeão foi Tom Carroll em 1987 e 1988 na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Também da Austrália, Nick Wood repetiu o feito em 1991 e 1992 na Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP). Já os outros dois não foram em anos subseqüentes. O paranaense Peterson Rosa faturou o primeiro dele na despedida do litoral paulista em 1995 e o segundo em 1999, na Praia de Maresias, São Sebastião (SP). O cearense Fábio Silva ganhou na estreia de Pernambuco em 1996 em Ipojuca e a única encerrada no pico do Abras em Fernando de Noronha em 2001.

A história do Hang Loose Pro Contest no Havaí brasileiro é contada por números mais precisos. Nove surfistas participaram das onze edições já realizadas no arquipélago pernambucano, o primeiro campeão nos tubos da Cacimba do Padre, Guilherme Herdy (RJ), Fábio Gouveia (PB), Marco Polo (SC), Danilo Costa (RN), Wilson Nora (BA), André Silva (CE), Dunga Neto (CE), Álvaro Bacana (MA) e o surfista local Caia de Souza. Esse grupo sofrerá duas baixas, pois Fábio Gouveia e Guilherme Herdy não estão entre os inscritos para este ano.

26 PAÍSES EM NORONHA - Um total de 504 surfistas de 26 países já conheceu Fernando de Noronha por causa do campeonato. A maioria é do Brasil, com 292 atletas de 13 estados do país. Entre os 212 estrangeiros, são 54 dos Estados Unidos, 45 da Austrália, 24 do Havaí, 23 da África do Sul, onze da França, oito de Portugal, oito também da Espanha, cinco da Inglaterra, quatro da Nova Zelândia e quatro de Porto Rico. Em menor número, completam a lista o Japão (3), Taiti (3), Ilha Reunião (3), Ilhas Canárias (3), Alemanha (2), Argentina (2), Costa Rica (2) e com um surfista cada a Indonésia, Itália, Israel, Marrocos, México, Filipinas, Uruguai e Chile.

Em onze edições do Hang Loose Pro Contest em Noronha, foram disputadas 795 baterias. O recordista em participação é o baiano Wilson Nora, que já vestiu a lycra de competição na ilha 36 vezes. Guilherme Herdy (RJ) e Marcelo Trekinho (RJ), que não competirão nesta edição de 2011, disputaram 34 baterias e com 32 tem três empatados, Danilo Costa (RN), André Silva (CE) e Raoni Monteiro (RJ).

RECORDE DE VITÓRIAS E FINAIS - Já o recorde de baterias vencidas em Noronha é de Raoni Monteiro. Ele saiu do mar em primeiro lugar vinte vezes, contra dezenove de Guilherme Herdy e André Silva. O carioca ainda tem outra marca importante na ilha, sendo o único a fazer três finais consecutivas na história do campeonato inaugurada em 1986. Venceu a edição de 2008 e também na Cacimba do Padre foi vice em 2009 contra Bruno Santos (RJ) e em 2010 na final com o campeão mundial C. J. Hobgood.

O norte-americano vai defender o título neste ano, mas Raoni Monteiro preferiu antecipar sua ida para a Austrália, buscando uma melhor preparação para a sua reestréia na elite mundial do ASP World Tour. “Realmente é uma pena porque eu adoro Fernando de Noronha e nem sabia desse recorde. Eu gostaria muito de continuar essa história lá, mas o evento este ano ficou muito perto da etapa de abertura do ASP Tour e eu quero chegar um pouco antes na Austrália para ir me adaptando ao fuso horário e as condições do mar na Gold Coast, onde começa a temporada logo em seguida (de 26 de fevereiro a 09 de março)”, explicou Raoni.

O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America e abre o ASP World Prime 2011 de 6.500 pontos distribuindo 250.000 dólares aos 96 participantes, com patrocínio da Hang Loose e a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco, através da EMPETUR - Secretaria de Turismo, Administração de Fernando de Noronha, Projeto Tamar e Têxtil Santa Inês; co-patrocínio das lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, Ophicina, Surf Trip, WQSurf, Tent Beach, Sunpeak, Uluwatu, Sainami, Planeta Surf, Star Surf, Supertubes, Surf Xpress e Ecológica. O evento é realizado com apoio da Federação Pernambucana de Surf e Associação Nordestina de Surf (ANS), além da Revista Fluir e site Waves/Terra.

GALERIA DOS CAMPEÕES DO HANG LOOSE PRO CONTEST
2.010 - C. J. Hobgood (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.009 - Bruno Santos (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.008 - Raoni Monteiro (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.007 - Aritz Aranburu (ESP) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.006 - Jean da Silva (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.005 - Bobby Martinez (EUA) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.004 - Warwick Wright (AFR) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.003 - Neco Padaratz (SC) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.002 - Victor Ribas (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.001 - Fábio Silva (CE) - Cacimba e finais no Abras, Fernando de Noronha (PE)
2.000 - Guilherme Herdy (RJ) - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE)
2.000 - Crhistiano Spirro (BA) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1.999 - Richard Lovett (AUS) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.999 - Peterson Rosa (PR) - Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
1.998 - Armando Daltro (BA) - Gaibú, Cabo de Santo Agostinho (PE)
1.997 - Marcelo Nunes (RN) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.996 - Fábio Silva (CE) - Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE)
1.995 - Peterson Rosa (PR) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.994 - Matt Hoy (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.993 - Joey Jenkins (EUA) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.992 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.991 - Nicky Wood (AUS) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.990 - Fábio Gouveia (PB) - Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP)
1.989 - Glen Winton (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.988 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.987 - Tom Carroll (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)
1.986 - Dave Macaulay (AUS) - Praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

0 comentários: