sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quatro já nas quartas de final do Hang Loose 2011

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa da ASP South America

Os brasileiros Heitor Alves e Jihad Kohdr, o australiano Dion Atkinson e o japonês Masatoshi Ohno, são os primeiros classificados para as quartas de final da edição comemorativa de 25 anos do Hang Loose Pro Contest. Os outros sairão da inédita repescagem do novo formato das etapas do ASP World Prime, que está sendo inaugurado em Fernando de Noronha (PE). Essa rodada extra para os que não conseguiram vencer as baterias de três competidores da quarta fase, começa as 14 horas nas ondas maiores da maré cheia na Cacimba do Padre.

Durante a maré seca da manhã, rolaram os três últimos duelos da fase dos 24 melhores e as quatro baterias classificatórias da rodada que a vitória valia passagem direta para as quartas de final. A primeira foi vencida pelo japonês Masatoshi Ohno, que na oitava tentativa achou o tubo que buscava para tirar uma nota 7 dos juízes. O catarinense Alejo Muniz chegou perto da virada no final, mas ficou em segundo e tem uma nova chance de passar para as quartas de final no confronto com o irlandês Glenn Hall que vai abrir a competição na tarde do sábado chuvoso em Fernando de Noronha.

“Eu entro no mar para surfar tubos, esse é o foco”, disse Masatoshi Ohno. “As ondas não estão tão boas, mas a condição é igual para todos. Procurei encontrar uma melhor sintonia com o mar, no começo quase todas as ondas fecharam rápido, mas insisti nas esquerdas e uma delas o tubo abriu um pouco mais para minha felicidade. Esse lugar é muito bonito, mágico, então bom que agora já pulei uma fase e vou continuar competindo aqui”.

MAIORIA ESTRANGEIRA - Os estrangeiros são maioria entre os doze candidatos ao título do Hang Loose Pro Contest 2011, que neste ano vale 40.000 dólares e os primeiros 6.500 pontos da temporada no ASP World Ranking. Isto porque o paulista Robson Santos foi batido pelo australiano Dion Atkinson no primeiro duelo do sábado. Já Hizunomê Bettero fechou a quarta fase tirando o último norte-americano, Tanner Gudauskas, para ser o quinto brasileiro entre os doze melhores do campeonato.

Mas, ele acabou perdendo para Dion Atkinson na última bateria da manhã e vai ter que encarar a rodada extra que começa as 14 horas na Cacimba do Padre. O primeiro brasileiro a passar direto para as quartas de final foi Jihad Khodr, que superou dois estrangeiros na sua bateria, o sul-africano Travis Logie e o irlandês Glenn Hall. Sua melhor onda foi uma esquerda que rendeu 6,17 pontos. Apesar de especialista em direitas, mostrou a força do backside nas manobras.

“Pois é, feliz com isso porque estou voltando de uma contusão (no tornozelo esquerdo) que me deixou fora do mar por cinco meses. Vim pra Noronha na fé mesmo e está tudo dando certo, passando as baterias, é o Jihad de novo”, disse o paranaense que já defendeu o Brasil na divisão de elite do ASP World Tour. “Achei uma esquerdinha ali que passou pelo cara, sobrou pra mim, então é pura energia mesmo neste lugar abençoado. O mar está bem difícil, mexido, dei um pouco de sorte pra vencer essa e só tenho que agradecer a Deus e todo mundo que quer ver o Jihad de volta”.

No terceiro confronto, o paulista Gabriel Medina arrancou a maior nota desta fase num aéreo que valeu 7,93. No entanto, o cearense Heitor Alves achou um tubo no final e recebeu nota 7 para totalizar 13,67 pontos, segundo maior placar do sábado nas ondas de 2-3 pés da maré seca. Medina somou 12,76 pontos e poderia ter vencido as outras três baterias classificatórias, porém seguiu para a repescagem junto com o porto-riquenho Dylan Graves.

A última bateria foi a mais fraca de ondas e, para piorar a condição, bem na hora que desabou um temporal na Cacimba do Padre. Dion Atkinson ganhou a última vaga para as quartas de final com 8,27 pontos. O paulista Hizunomê Bettero foi em várias ondas para buscar os 6,27 que precisava para a vitória. Na última finalizou com um aéreo, mas a nota foi 5,27 e ele terminou em último, atrás também do sul-africano Shaun Joubert.

O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America como primeira etapa do ASP World Prime 2011 e realizado com patrocínio da Hang Loose e a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco através da EMPETUR - Secretaria de Turismo, da Administração de Fernando de Noronha, Projeto Tamar e Têxtil Santa Inês; co-patrocínio das lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, Ophicina, Surf Trip, WQSurf, Tent Beach, Sunpeak, Uluwatu, Sainami, Planeta Surf, Ecológica, Star Surf, Supertubes e Surf Xpress; também contando com apoio da Federação Pernambucana de Surf e Associação Nordestina de Surf (ANS), além da Revista Fluir e do site Waves/Terra.

QUINTA FASE – Repescagem – 1.o=quartas de final / 2.o=9.o lugar – US$ 5.000 e 2.400 pontos:
1.a: Alejo Muniz (BRA) x Glenn Hall (IRL)
2.a: Travis Logie (AFR) x Kai Barger (HAV)
3.a: Gabriel Medina (BRA) x Hizunomê Bettero (BRA)
4.a: Shaun Joubert (AFR) x Dylan Graves (PRI)

QUARTA FASE – 12 melhores – 1.o=quartas de final / 2.o e 3.o=quinta fase:
1.a: 11.77=Masatoshi Ohno (JAP), 10.90=Alejo Muniz (BRA), 9.77=Kai Barger (HAV)
2.a: 9.00=Jihad Khodr (BRA), 8.20=Travis Logie (AFR), 6.03=Glenn Hall (IRL)
3.a: 13.67=Heitor Alves (BRA), 12.76=Gabriel Medina (BRA), 8.23=Dylan Graves (PRI)
4.a: 8.27=Dion Atkinson (AUS), 7.70=Shaun Joubert (AFR), 7.27=Hizunomê Bettero (BRA)

TERCEIRA FASE – 24 melhores – 2.o=13.o lugar – US$ 3.000 e 1.200 pontos:
-----------------baterias que abriram o sábado, as 7 horas:
10: Dion Atkinson (AUS) 11.57 x 7.60 Robson Santos (BRA)
11: Shaun Joubert (AFR) 11.00 x 10.20 Lincoln Taylor (AUS)
12: Hizunomê Bettero (BRA) 13.74 x 12.06 Tanner Gudauskas (EUA)
-----------------baterias que fecharam a sexta-feira:
1.a: Masatoshi Ohno (JAP) 11.33 x 10.93 Junior Faria (BRA)
2.a: Alejo Muniz (BRA) 14.14 x 5.00 Tim Boal (FRA)
3.a: Kai Barger (HAW) 14.44 x 8.40 Fredrick Patacchia (HAW)
4.a: Glenn Hall (IRL) 8.37 x 4.67 Thiago Camarão (BRA)
5.a: Travis Logie (AFR) 9.93 x 7.50 Luel Felipe (BRA)
6.a: Jihad Khodr (BRA) 14.00 x 12.24 Miguel Pupo (BRA)
7.a: Dylan Graves (PRI) 9.87 x 7.66 Rudy Palmboom (AFR)
8.a: Gabriel Medina (BRA) 14.40 x 11.87 Neco Padaratz (BRA)
9.a: Heitor Alves (BRA) 16.44 x 14.27 Ricardo dos Santos (BRA)

Postagens Relacionadas:

0 comentários: