quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Maresia recebe o inédito evento do " Desafio Waterman" neste final de semana

Entre os dias 10 e 11 de setembro acontece o 1º Desafio Waterman na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O evento inédito reunirá alguns dos maiores big riders do mundo competindo em quatro modalidades: natação, stand up paddle, canoa havaiana e surf.

O termo waterman evoluiu além daqueles que ganham a vida dentro do mar como um pescador, que pode ser considerado “homem das águas”, onde todos que se adaptam a quaisquer condições do mar e se envolvem em várias formas de esportes aquáticos como o surf, caiaque, stand up paddle, natação, canoa havaiana e bodysurfing.

A versatilidade de um waterman depende muito do esforço, coragem, treino e também de patrocínios, pois a prática de vários esportes em conjunto demanda custos altos. O surf em ondas gigantes, por exemplo, é uma das modalidades mais caras já que envolvem viagens, jet sky para reboque, equipe para suporte ao praticante etc.

Entre as modalidades do waterman a que mais chama atenção aqui no Brasil é o Stand Up Paddle - SUP, que apesar de milenar e bem difundida no exterior – principalmente no Havaí - ainda é recente no Brasil. O SUP é uma junçã o de canoagem e surf originário das ilhas polinésias, que com o passar dos séculos surgiu na praia de Waikiki, capital de Honolulu, quando os surfistas queriam tirar fotos dos alunos turistas, e para isso se equilibravam nas enormes pranchas com auxílio de um remo. A palavra na língua havaiana é KU Hoe He’e Nalu: ficar, remar, surfar, uma onda.

Atualmente o SUP é praticado pelos surfistas também como preparação física, pois uma hora de remada do SUP equivale a sete horas de remada do surf, dando assim um ótimo condicionamento físico ao atleta.

Entre os grandes nomes da modalidade convidados para o 1º Desafio Waterman em Maresias estão: Haroldo Ambrosio, Sylvio Mancusi, Leco Salazar, Carlos Burle, Felipe Cesarano, Jorge Pacelli, entre outros.

As meninas também chegam firme, entre elas está Viviane Matero e as atletas Si lvia Nabuco, Nicole Pacelli e Camila Callado.

“Com a realização do 1º Desafio Waterman Maresias – São Sebastião – nasce um novo esporte na cultura mundial e esses novos heróis serão espelhos de comportamento para as novas gerações”, afirma Romeu Andreatta, idealizador do evento, referindo-se sobre os atletas.

Esta competição promete agitar o litoral norte de São Paulo, com os melhores e mais conceituados atletas do mar. Além de ser uma grande oportunidade da interação do público com o evento.

Serviço
Evento: 1º Desafio Waterman
Data: 10 e 11 de setembro de 2011
Local: Praia de Maresias, São Sebastião, São Paulo, Brasil
Endereço: Rodovia Manoel Hyppolito Rego – SP 055 – BR 10 1 Rio-Santos
Entrada: Grátis
Para mais informações, acesse:  www.almasurf.com ; www.desafiowaterman.com.br

O 1º Desafio Waterman Maresias-São Sebastião tem apresentação da Skol, patrocínio da Billabong e customização da Plataforma Alma Surf. Patrocínios de mídia e apoio da Editora Trip, New Advance, e Prefeitura de São Sebastião. O evento tem apoio do Governo do Estado de São Paulo; através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

0 comentários: