domingo, 30 de outubro de 2011

Arnette ASP World Junior muda pra Praia do Diabo

Depois de três chamadas neste sábado de sol no Rio de Janeiro, os homens finalmente entraram no mar no início da tarde e o Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship definiu as últimas oito vagas para as oitavas de final da competição. Cinco brasileiros ainda estão na briga pelo título e pelos 25 mil dólares de premiação que serão dados ao grande campeão. A chamada para este domingo será às 9h.

Seguindo o cronograma, os organizadores fizeram a primeira chamada às 8h, mas devido as condições do mar adiaram para às 9h30m e depois para às 11h. Mas, para preservar o nível técnico da competição, optou-se por transferir o palanque e as disputas para a Praia do Diabo, ao lado do Arpoador.

E o dia foi de bons resultados para os brasileiros. Dos cinco que ainda tinham chances de se classificar a fase seguinte, apenas um ficou de fora. Esses quatro juntaram-se a Filipe Toledo que já havia garantido a classificação na quinta-feira, quando rolaram as primeiras oito baterias do Round 3.

Às 13h30m, a primeira bateria do dia a entrar no mar teve o brasileiro Luel Felipe sendo superado pelo australiano Garret Parkes, terceiro colocado no ranking. A bateria foi disputada onda a onda, com alternância de liderança, mas o surfista pernambucano acabou dando adeus à competição.

Quem deu show foi o brasileiro Marco Fernandez. Ele despachou o norte-americano Dane Zaun e ainda fez o melhor somatório (15,33) e a maior nota do dia (9,33).

“Peguei uma onda perfeita de direita e consegui uma nota alta, saindo na frente logo no começo da série. 
 Acabei tendo mais tranqüilidade e estou muito feliz por ter passado de fase. Fizeram muito bem de passar o campeonato pro Diabo, está com altas ondas. Não dá pra prever o que vai acontecer mas quero muito continuar avançando”, disse o baiano.

Outro brasileiro que também se classificou foi Italo Ferreira. O potiguar devolveu a derrota sofrida na primeira fase para o norte-americano Conner Coffin.

“Tudo o que mais queria era vencer essa bateria. Perdi pra ele na primeira fase, na última onda da série, acabei indo pra repescagem e estava engasgado. Estou feliz por ter conseguido dar o troco e ter passado de fase na competição”, disse o brasileiro que venceu com média de 14,27 contra 7,00 do americano.

O havaiano Keanu Asing, que na semana passada já havia tido uma excelente participação no ASP 6 Stars, confirmou o favoritismo e avançou deixando pra trás o australiano Thomas Woods.

Na penúltima bateria do dia, outro brazuca garantiu participação no Round 4. O paulista Caio Ibelli não tomou conhecimento do japonês Hiroto Arai, que não se encontrou na série, e venceu com facilidade.

“Tirei uma nota alta logo na segunda onda, foi uma direita perfeita em que consegui fazer três manobras e é uma alegria muito grande poder competir um Mundial em casa, com o apoio da torcida”, disse o quinto colocado no ranking, elogiando a decisão da organização de passar as baterias para a Praia do Diabo.

“A comissão técnica acertou. Na parte da manhã a ondulação não era favorável no Arpoador e à tarde deu altas ondas aqui no Diabo. A praia é pequena, é mais difícil, mas deu tudo certo”, completou.

Encerrando o dia, Ian Gouveia, filho do lendário Fábio Gouveia, também fez bonito e derrotou o norte-americano Evan Thompson. Com este resultado, teremos confronto brasileiro nas oitavas. Ian irá enfrentar Caio Ibelli pela vaga nas quartas de final.

Feminino – Duas brasileiras ainda na disputa pelo título - No feminino, oito surfistas estão nas quartas de final do evento e continuam na luta pelo título. Destas, duas são brasileiras: Monik Santos e Juliana Meneghel. A número dois do ranking do ASP World Junior Championship, a australiana Dimity Stoyle também passou, assim como outras ‘gringas’ bem ranqueadas como a francesa Joanne Defay (3), a japonesa Nao Omura (5) e a também australiana Philippa Anderson (5). A havaiana Leila Hurst e a sul-africana Heidi Palmboom completam a lista das classificadas.

O Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship é a segunda das três etapas anuais do ASP World Junior Championship que define os campeões mundiais. A primeira foi o Oakley ASP World Junior na Indonésia entre os dias 03 a 14 de outubro e a última será o Billabong ASP World Junior Championship em janeiro de 2012, na Austrália.

O Brasil Open de Surf é uma realização da Adding Sports com supervisão da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e patrocínio da Arnette, Oi, Quiksilver e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento homologado pela ASP South America como etapa do ASP World 6-Star também conta com o apoio da Oi Futuro, Oi FM, Urgh, DC, Roxy, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube, sendo transmitida ao vivo pelo www.brasilopenofsurfing.com.br  
MASCULINO - ROUND 3 – 16 BATERIAS
1.a: 1-Kiron Jabour (HAW) x 2-Luan Carvalho (BRA)
2.a: 1-Frederico Morais (PRT) x 2-Caue Wood (BRA)
3.a: 1-Filipe Toledo (BRA) x 2-Medi Veminardi (REU)
4.a: 1-Matt Banting (AUS) x 2-Maxime Huscenot (FRA)
5.a: 1-Jack Freestone (AUS) x 2-Lucas Silveira (BRA)
6.a: 1- Arashi Kato (JPN) x 2-Peterson Crisanto (BRA)
7.a: 1-Tanner Hendrickson (HAW) x 2-Sidney Guimarães (BRA)
8.a: 1-Davey Cathels (AUS) x 2-Yan Guimarães (BRA)

Baterias que abriram o sábado – 29/10/2011
9.a: 1- Garret Parkes (AUS) x 2- Luel Felipe (BRA)
10.a: 2-Santiago Muniz (ARG) x 1- Cristobal De Col (PER)
11.a: 1-Marco Fernandez (BRA) x 2-Dane Zaun (USA)
12.a: 2-Beyrick De Vries (ZAF) x 1-Matt-Lewis Hewitt (NZL)
13.a: 2-Conner Coffin (USA) x 1-Italo Ferreira (BRA)
14.a:1-Keanu Asing (HAW) x 2-Thomas Woods (AUS)
15.a: 1-Caio Ibelli (BRA) x 2-Hiroto Arai (JPN)
16.a: 1-Ian Gouveia (BRA) x 2-Evan Thompson (USA)

ROUND 4 – OITAVAS DE FINAL
1.a:Kiron Jabour (HAW) x Frederico Morais (PRT)
2.a:Filipe Toledo (BRA) x Matt Banting (AUS)
3.a: Jack Freestone (AUS) x Arashi Kato (JPN)
4.a:Tanner Hendrickson (HAW) x Davey Cathels (AUS)
5.a:Garret Parkes (AUS) X Cristobal De Col (PER)
6.a: Marco Fernandez (BRA) X Matt-Lewis Hewitt (NZL)
7.a: Italo Ferreira (BRA) X Keanu Asing (HAW)
8.a: Caio Ibelli (BRA) X Ian Gouveia (BRA)

FEMININO - ROUND 4 – QUARTAS DE FINAL
Nao Omura (JPN) x Monik Santos (BRA)
Leila Hurst (HAW) x Dimity Stoyle (AUS)
Joanne Defay (FRA) x Juliana Meneghel (BRA)
Heidi Palmboom (ZAF) x Philippa Anderson (AUS)

0 comentários: