segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pena Surf Festival define os campeões nordestinos amadores em BF

Ítalo Ferreira, 17, surfando em casa não deu chances aos adversários e abocanhou o título junior no Pena Surf Festival, na última etapa do Circuito Nordestino Amador de 2011 neste domingo, 6, em Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte.

Para vencer Ítalo fez uma incontestável apresentação, iniciou sua contagem liderando e seguiu trocando nota e aumentando a vantagem. A sua melhor foi uma direita em que aplicou um sequência de pancadas fortes de backside em toda a extensão da onda que lhe rendeu 8 exatos pontos, o troféu da etapa, do circuito e uma moto zero km. Ele também finaliza o circuito como vice-campeão na categoria open.

“Todas as baterias foram difíceis, os atletas estavam surfando muito bem e hoje durante a final as ondas não estavam ajudando. Eu optei por ficar no meio da praia, peguei um onda que me proporcionou boas manobras e uma nota 8 que foi o suficiente para me garantir o título da etapa e do circuito”, falou Ítalo. “Estou muito feliz por ter vencido em casa”, vibrou.

O paraibano Elivelton Santos não vendeu barato a derrota, surfou com sede de vitória, na regressiva pegou uma rara esquerda e mandou um belo aéreo com todo o estilo que o índio voador, como é mais conhecido, tem. Pelo feito conseguiu um 7.27 que não lhe proporcionou a virada, mas a segunda colocação na etapa e no circuito.

O outro paraibano na bateria, José Francisco, que também brigava pelo título do circuito, não conseguiu mostrar tudo que sabia, não foi feliz na escolha das ondas e fez escores baixos que lhe renderam o terceiro posto na etapa e no tour 2011.

Jackson Rodrigues, mais uma promessa do surf em BF, ficou com a quarta colocação na etapa que encerra o Pena Surf Nordeste 2011.

Na open, o já campeão do Circuito, Michael Rodrigues (CE), confirmou o favoritismo e comemorou também o título da etapa frustrando a grande torcida local, já que enfrentou três potiguares.

André Fagundes (3º) abriu melhor a disputa, registrou um 7.50 com um surf polido e criterioso em uma direita que abriu com excelente formação e permaneceu na liderança durante quase todo o tempo, até que Michael encontrou a salvadora e soube aproveitá-la com uma boa variação de manobras, com direito a aéreo, sendo bastante valorizada pelos árbitros que o recompensaram com um 8.50 e o título de campeão na casa dos potiguares. Com isto André caiu para o segundo posto, mas já no final Madson Costa tomou sua posição com uma onda que lhe rendeu 7.63 e o vice–campeonato em casa. Marinho Lima não se achou no embate e ficou com o quarto posto.

“Estou amarradão com essa conquista, a bateria foi muito bem disputada, competi com quatro potiguares e Graças a Deus consegui me destacar e vencer”, disse Michael Rodrigues.

Outro atleta que além do título do circuito faturou também a etapa foi Rafael Venuto, pertencente ao quadro de atletas da nova geração cearense o representante iniciante da marca Pena fez louvável campanha este ano, para sagrar-se campeão do PNS 2011 acumulou 3 vitórias e duas segundas colocações (tendo descartado uma). Em segundo lugar nas ondas de Baía Formosa ficou o local Douglas José.

Na mirim o pernambucano Gabriel Farias estragou a festa do paraibano Elivelton Santos, atleta que desempenhou notáveis atuações durante o ano e que pretendia comemorar a invencibilidade no Circuito e se dar ao luxo de descartar uma vitória já que subiu ao lugar mais alto do pódio nas quatro etapas anteriores do Pena Surf Nordeste. Gabriel surfou com segurança, liderou todo o embate e deixou Jackson Rodrigues em segundo. Elivelton não achou as boas e ficou com a quarta posição na bateria.

Taís Moraes representante do time cearense que vem em visível evolução sagrou-se campeã feminina. A local da Praia do Titanzinho mais uma vez surfou como se estivesse em casa, não tomou conhecimento das adversárias e venceu com um placar de 7 pontos contra o 4.50 da segunda colocada Gabriela Silveira que no sábado havia feito a maior nota entre as meninas.

Geraldo Lemos deu show de longboard nas extensas ondas do pontal de Baía Formosa, e além do troféu de campeão do circuito, que já estava em suas mãos, levou também para o Rio de Janeiro o título da etapa. Geraldinho arrancou aplausos do público surfando as melhores ondas da bateria e carimbando 8 pontos para deixar Gel Lima (PE) em segundo. Esta bateria contou com a participação especial do atleta profissional, convidado pelo patrocinador Pena, Alan Jones, que mostrou que manda bem nos pranchões e ficou com o terceiro posto.

Flávio Sukita teve muitos motivos para festejar em Baía Formosa, além to título de campeã feminina do circuito da filha Larissa dos Santos, levantou o troféu de campeão da etapa na categoria máster e do circuito na máster e sênior, nesta última ele comemora o penta campeonato nordestino. Vitórias conquistadas com muito esforço e empenho de uma família que é referência de dedicação na Praia do Titanzinho no Ceará, celeiro de grandes nomes do surf nacional e mundial.

João Maria, figura ilustre de BF, foi o vice colocado na etapa e vice campeão do circuito na máster por uma desvantagem de 17 pontos em relação a Sukita. E Sérgio Ricardo vice-campeão sênior.

André Fagundes foi o nome da sênior, mais uma vez surfou com categoria e deixou no Rio Grande do Norte o troféu de campeão da etapa de encerramento do Circuito Nordestino Amador 2011.

Entre os veterans Edu Elias (RN) que somou quatro vitórias subiu ao lugar mais alto do pódio em BF e deixou também no Rio Grande do Norte o título do tour 2011 na categoria.

Tag Team - Uma grande festa aconteceu nas areias de Baía Formosa com a vitória da equipe potiguar no Tag Team. A novidade nesta etapa é que um atleta profissional de cada Estado participou da prova dobrando a nota. Os competidores mandaram muito bem e fizeram o grande público vibrar a cada onda surfada e a cada virada das equipes. Os potiguares levaram a melhor e deixaram a Paraíba em segundo, o Ceará em terceiro e Pernambuco em quarto. Com este resultado os potiguares conquistam o título do Circuito e os cearenses ficam com o segundo posto em 2011.

Air Show - Ítalo Ferreira voou alto e com um aéreo insano nos instantes finais tomou das mãos de Tomas Demétrio o troféu do Pena Air show. Os atletas se divertiram bastante nas ondas do Pontal e com radicalidade e  uma vibe muito positiva encerraram a última etapa do Pena Surf Nordeste 2011.

Resultados:
Iniciante
1º – Rafael Venuto (CE) – Campeão do Circuito
2º – Douglas José
3º – Israel Júnior (PB)
4º – Emanoel Tobias (RN)

Mirim
1º – Gabriel Farias (PE)
2º – Jackson Rodrigues (RN)
3º – Lucas Pires (RN)
4º – Elivelton Santos (PB) – Campeão do Circuito

Final Junior
1º – Ítalo Ferreira (RN) – Campeão do Circuito
2º  – Elivelton Santos (PB)
3º -  José Francisco (PB)
4º – Jackson Rodrigues (RN)

Final Open
1º – Michael Rodrigues (CE) – Campeão do Circuito
2º – Madson Costa (RN)
3º – André Fagundes (RN)
4º – Marinho Lima (RN)

Final Feminino
1º – Taís Moraes (CE)
2º – Gabriela Silveira (RN)
3º – Yanka dos Santos (CE)
4º – Edjane de Oliveira
Campeã do Circuito: Larissa dos Santos (CE)

Longboard
1º  – Geraldo Lemos (CE) – Campeão do Circuito
2º – Gel Lima (PE)
3º – Alan Jones (RN)
4º Nelino Costa (RN)

Senior
1º – André Fagundes (RN)
2º – Flávio Sukita (CE)
3º – Sérgio Ricardo (CE)
4º – Elias Lamas (RN)
Campeão do Circuito: Flávio Sukita

Master
1º – Flávio Sukita (CE)
2º – João Maria (RN)
3º – Sérgio Ricardo (CE)
4º – Fernando Santos (PE)
Campeão do Circuito: Flávio Sukita

Veteran
1º  Edu Elias (RN)
2º  Marco Leleu (RN)
3º Tunino (RN)
4º Dedé Cabral (RN)

Na segunda-feira, 07 de novembro, a partir das 9hs da manhã terá início a última e decisiva etapa da Tríplice Coroa Pena e nona etapa do ANS Pro Tour e dia 11 os pranchões entram na água para as disputas da quinta etapa do Circuito Brasileiro promovido pela ABL.

O Pena Surf Festival será transmitido ao vivo através do site www.pena.com.bre conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande no Norte, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Empetur, Seel, Matesa, Filati, Erbele, Starboad, Haco, Blocos Teccel, Pranchas BF. Divulgação: Surf Tv, Surfbyte, Tropical FM, Rádio Mix, Revistas Fluir e Wave Wind, Sites Vida Surf, Waves, Surfbahia, Surfguru e Cearasurf, canais de TV Woohoo e ESPN.

Por: Carlos Abdalla

0 comentários: