quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Praia da Barra Recebe Etapa do Brasil Surf Pro

Boas ondas numa cidade onde quase todo surfista se sente “em casa”. Para melhorar, areias lotadas em uma plateia que está acostumada a receber grandes campeonatos nacionais e internacionais de surfe. O cenário está montado no posto 4 da Praia da Barra para a quarta e penúltima etapa do Brasil Surf Pro, que começa nesta quarta-feira, dia 2, e vai até domingo, dia 6. Entre os principais concorrentes ao título, um consenso: competir no Rio sempre é bom!

“O Rio de Janeiro é uma terra de ótimos atletas e boas condições de ondas. Aqui é um lugar muito surfe, com praia sempre lotada e isso é bom tanto pra competição como para os atletas. Um lugar maravilhoso desse sempre terá que receber uma etapa de alto nível como o BSP”, diz o cearense Messias Felix, que está na terceira colocação do circuito.

Atual campeão brasileiro, o catarinense Jean da Silva se identificou tanto com a cidade que escolheu o Rio para morar. No ano passado, a primeira boa lembrança. Ele conquistou o título inédito do Brasil Surf Pro nas praias cariocas e entrou para a seleta galeria de melhores surfistas do país.

“É muito bom competir no Rio. Ano passado conquistei meu primeiro titulo Brasileiro na Barra, já tenho ótimas lembranças. Acho uma etapa importante para o surfe nacional, a Praia da Barra da Tijuca normalmente tem boas ondas e gosto da energia da torcida para o esporte. Espero que esta etapa me traga mais e mais alegrias”, comenta o quase carioca Jean da Silva.

Líder do ranking até o momento, o também catarinense Tomas Hermes sabe da importância de um bom resultado no Rio para se tornar o melhor surfista do Brasil em 2011. Como esta será a penúltima etapa da competição e Tomas está a 350 pontos do segundo colocado, o baiano Bruno Galini, uma vitória em terras cariocas pode colocá-lo a poucas ondas do título.

“A etapa do Rio sempre é uma das melhores do circuito, sem duvida ver ser muito boa. Daqui para frente qualquer etapa é super importante para o título do circuito, mas vou encarar como mais uma etapa em que tenho que mostrar meu melhor”, afirma Tomas.
Além da coroa de melhor do Brasil, Tomas está lutando por outra conquista: se tornar o surfista mais verde da competição. No Brasil Surf Pro, cada onda dropada com pontuação acima de oito se reverte em 10 árvores plantadas. Quando a nota é 10, o plantio aumenta para 50 mudas. O catarinense já recebeu sete ondas com nota acima de oito na temporada, o que lhe dá a liderança na briga pela parte ambiental do circuito.

“É muito legal e divertido liderar esse ranking de árvores plantadas, e ser até o momento o surfista que mais colaborou com este projeto, fico bem feliz!”, comemora Tomas.
No feminino, a paraibana Diana Cristina pode assegurar o título antecipado da competição. A 600 pontos da segunda colocada, a catarinense Juliana Quint, Tininha luta pela conquista inédita, já que nos últimos dois anos deixou a coroa escapar e ficou com o vice-campeonato.

O Brasil Surf Pro será aberto às 8h30 com as baterias de triagem feminina disputada por Claudia Gonçalves, Natalie Paola, Juliana Meneghel e Chantala Furlaneto. Em seguida a luta no masculino será entre Pablo Paulino, Marco Polo, Jorge Spanner e Peterson Rosa.

Campeonato Verde
A praia da Barra não será o único palco da quarta etapa do Brasil Surf Pro. O campeonato mais verde do mundo não deixa de lado seu compromisso com a sustentabilidade e trará melhorias para a região, com o replantio de mudas de mangue e restinga na Lagoa de Marapendi, e, mais ainda, para a consciência ambiental da população, com atividades voltadas para escolas e projetos sociais.

Na plataforma Petrobras Surf pelas Florestas, montada no posto 4, visitantes e atletas poderão se informar sobre o ecossistema local com instalações interativas, distribuição de sementes e mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em homenagem ao Ano Internacional das Florestas.

O Brasil Surf Pro 2011 é uma iniciativa da Petrobras e da Skol com patrocínio da Hawaiian Dreams (HD), apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports. A etapa do Rio de Janeiro conta também com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Jornal O Globo.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância do trabalho de sensibilização durante o Ano Internacional das Florestas (declarado pela ONU).

Confira como ficou o ranking depois da etapa de Ubatuba
Masculino:
1 2110 Tomas Hermes SC
2 1760 Bruno Galini BA
3 1730 Messias Felix CE
4 1680 Odirley Coutinho SP
5 1640 Flavio Nakagima SP
6 1610 Marcio Farney CE
7 1530 Alan Jones RN
7 1530 Jano Belo PB
9 1510 Hizunome Bettero SP
9 1510 Tânio Barreto AL

Feminino:
1 2860 Diana Cristina PB
2 2200 Juliana Quint SC
3 1960 Gabriela Leite SC
4 1950 Suelen Naraisa SP
5 1860 Tita Tavares CE
6 1790 Luana Coutinho SP
6 1790 Gabriela Teixeira RJ
8 1720 Bruna Queiroz SP
9 1610 Monik Santos PE
10 1560 Tais de Almeida RJ 

Por: Media Guide Comunicação

0 comentários: