quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Triplice Coroa Havaiana começou na segunda-feira e três brasileiros já estão nas oitavas final no Havaí

Leonardo Neves recordista do Brasil em Haleiwa
Depois de nove dias de espera por um swell que não apareceu na ilha de Oahu, a Triplice Coroa Havaiana foi iniciada na segunda-feira dia 21/11 em ondas pequenas como em qualquer praia do mundo. Para completar o evento dentro do prazo, o tempo das baterias na segunda-feira foi reduzido para vinte minutos e no primeiro dia foram realizadas as dezesseis da primeira fase e mais oito da segunda. Nove dos dezesseis brasileiros inscritos já estrearam e apenas três passaram para a terça-feira, com o carioca Leonardo Neves vencendo o último confronto do dia no Havaí.

MELHOR DO DIA – Sem os tradicionais tubos nas grandes ondas do Havaí, os aéreos acabaram arrancando as maiores notas na segunda-feira de séries de meio metro de altura em Haleiwa Beach. E o grande destaque do primeiro dia foi o jovem australiano Jack Freestone, 19 anos. O atual campeão mundial Pro Junior da ASP somou notas 8,83 e 6,83 para registrar um imbatível placar de 15,66 pontos na 13.a bateria da primeira fase.
Os paulistas Adriano de Souza e Thiago Camarão e o carioca Leonardo Neves já estão nas oitavas de final do Reef Hawaiian Pro. E mais cinco brasileiros vão disputar classificação nas baterias da terceira fase que ficaram para abrir o último dia do primeiro desafio da Triplice Coroa Havaiana na ilha de Oahu. As ondas até reagiram um pouco na terça-feira, com as séries variando entre 2-4 pés durante mais um dia de vinte baterias disputadas no Alli Beach Park de Haleiwa.

As quatro que restaram para completar a terceira fase, quando estréiam os principais cabeças de chave da competição, terão brasileiros batalhando pelas últimas vagas nas oitavas de final do ASP World 6-Star de Haleiwa que tem pontuação de etapa Prime. Esta exceção foi decidida durante a reunião de meio de ano da ASP na África do Sul, a pedido dos próprios surfistas pelos poucos eventos deste nível na segunda metade da temporada. No entanto, a ASP só autorizou mediante a garantia de que o Reef Hawaiian Pro voltará a oferecer premiação Prime de 250 mil dólares em 2012.

Os dois primeiros brasileiros a competir na quarta-feira estão na briga direta por classificação para a elite dos top-34 do ASP World Tour do ano que vem. O paulista Jessé Mendes estreia no primeiro confronto do dia e o catarinense Willian Cardoso no segundo. O potiguar Jadson André entra na disputa seguinte e na bateria que fecha a terceira fase o catarinense Alejo Muniz e o paulista Wiggolly Dantas vão disputar as duas últimas vagas nas oitavas de final contra o havaiano Hank Gaskell e o francês Marc Lacomare.

A rodada dos cabeças de chave não começou bem para o Brasil, com o carioca Raoni Monteiro e o catarinense Tomas Hermes ficando em último lugar nas suas baterias. Depois, Thiago Camarão passou em segundo no confronto vencido pelo havaiano Sebastien Zietz, assim como Leonardo Neves que avançou atrás do australiano Taj Burrow. A única vitória foi de Adriano de Souza na última participação verde-amarela da terça-feira.

Mineirinho agora terá um confronto só entre tops da elite nas oitavas de final, com o australiano Adrian Buchan, o norte-americano Brett Simpson e o havaiano Dusty Payne. Mas, o primeiro a tentar classificação para as quartas de final será Leonardo Neves, na terceira bateria contra o irlandês Glenn Hall e os havaianos Kekoa Bacalso e Sebastien Zietz. E na quarta, Thiago Camarão que também está bem perto de entrar no grupo dos 32 que iniciarão a temporada 2012 do ASP World Title Race, encara três integrantes da elite atual, Taj Burrow, o também australiano Daniel Ross e o havaiano John John Florence.

DESTAQUES DO DIA - Na terça-feira de ondas pequenas em se tratando de Havaí, os aéreos novamente arrancaram as maiores notas dos juízes. O melhor do dia foi o norte-americano Evan Geiselman, que aumentou o recorde do Reef Hawaiian Pro para 17 pontos. Outros destaques foram John John Florence com 16,60 pontos e o experiente Taj Burrow, que também usou os aéreos para atingir 16,26 pontos na vitória sobre Leonardo Neves.

No entanto, o aéreo mais sensacional foi o do australiano-voador Josh Kerr, que na sua melhor onda ganhou nota 9,70, superando o 9 redondo de Evan Geiselman. Entre os brasileiros, a maior nota recebida foi a 8,43 de Leonardo Neves na bateria contra Taj Burrow. Já o maior placar foi o de 15,10 pontos conseguido por Wiggolly Dantas no confronto que fechou a segunda fase na manhã da terça-feira em Haleiwa.

OITAVAS DE FINAL DO REEF HAWAIIAN PRO – baterias já formadas:
1.a: Kieren Perrow (AUS), Hodei Collazo (ESP), Maxime Huscenot (FRA), Evan Geiselman (EUA)
2.a: Kolohe Andino (EUA), Nat Young (EUA), Adrien Toyon (REU), Ezekiel Lau (HAV)
3.a: Leonardo Neves (BRA), Glenn Hall (IRL), Sebastien Zietz (HAV), Kekoa Bacalso (HAV)
4.a: Taj Burrow (AUS), Daniel Ross (AUS), John John Florence (HAV), Thiago Camarão (BRA)
5.a: Adriano de Souza (BRA), Adrian Buchan (AUS), Brett Simpson (EUA), Dusty Payne (HAV)
6.a: Adam Melling (AUS), Adam Robertson (AUS), Tanner Gudauskas (EUA), Dion Atkinson (AUS)

BATERIAS DOS BRASILEIROS COM OS RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA:
TERCEIRA FASE – 64 atletas – 3.o=33.o lugar (US$ 1.200 e 700 pts) / 4.o=49.o lugar ($ 900 e 650 pts):
3.a: 1-Adrien Toyon (REU), 2-Kieren Perrow (AUS), 3-Travis Logie (AFR), 4-Tomas Hermes (BRA)
5.a: 1-Glenn Hall (IRL),2-Daniel Ross (AUS), 3-Stu Kennedy (AUS), 4-Raoni Monteiro (BRA)
6.a: 1-Sebastien Zietz (HAV), 2-Thiago Camarão (BRA), 3-Davey Cathels (AUS), 4-Taylor Knox (EUA)
8.a: 1-Taj Burrow (AUS), 2-Leonardo Neves (BRA), 3-Mason Ho (HAV), 4-Conner Coffin (EUA)
9.a: 1-Adriano de Souza (BRA), 2-Adam Robertson (AUS), 3-Luke Davis (EUA), 4-Sean Moody (HAV)
------------realizada até a 12.a bateria na terça-feira:
13: Michel Bourez (TAH), Jessé Mendes (BRA), Jack Freestone (AUS), Ian Gentil (HAV)
14: Tiago Pires (PRT), Willian Cardoso (BRA), Roy Powers (HAV), Aritz Aranburu (ESP)
15: Jadson André (BRA), Fredrick Patacchia (HAV), Nathaniel Curran (EUA), Eric Geiselman (EUA)
16: Alejo Muniz (BRA), Hank Gaskell (HAV), Wiggolly Dantas (BRA), Marc Lacomare (FRA)

SEGUNDA FASE – 96 atletas - 3.o=65.o lugar (US$ 600 e 400 pts) / 4.o=81.o ($ 400 e 370 pts):
------------baterias que abriram a terça-feira:
9.a: 1-Luke Davis (EUA), 2-Shaun Joubert (AFR), 3-Lincoln Taylor (AUS), 4-Yuri Sodré (BRA)
16: 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Eric Geiselman (EUA), 3-Masatoshi Ohno (JAP), 4-Casey Brown (HAV)
------------baterias que fecharam a segunda-feira:
4.a: 1-Nat Young (EUA), 2-Tomas Hermes (BRA), 3-Keanu Asing (HAV), 4-Dylan Goodale (HAV)
6.a: 1-Sebastien Zietz (HAV), 2-Stu Kennedy (AUS), 3-Junior Faria (BRA), 4-Evan Valiere (HAV)
7.a: 1-Nathan Yeomans (EUA), 2-Mason Ho (HAV), 3-Jano Belo (BRA), 4-Charles Martin (GLP)
8.a: 1-Leonardo Neves (BRA), 2-Kekoa Bacalso (HAV), 3-Alain Riou (TAH), 4-Love Hodel (HAV)

Por: João Carvalho

0 comentários: