quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desastre Ambiental em Tramandaí

Um grande derramamento de óleo simplesmente pintou as areias de preto nesta tarde de quinta-feira em Tramandaí, o cheiro do produto já é percebido na beira da praia, na altura da plataforma de pesca da cidade.

No entanto, os banhistas ainda aproveitavam o mar normalmente até por volta das 17h.

A Transpetro afirma que uma equipe de contingência foi acionada para iniciar os trabalhos de contenção e remoção do produto. Os órgãos ambientais, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Capitania dos Portos foram comunicados. As causas do incidente estão sendo investigadas pela companhia. Ainda não foi possível quantificar o volume de óleo derramado.

Na orla de Tramandaí, existem duas monoboias, situadas a quatro e seis quilômetros da costa. Elas servem para bombear petróleo para dentro dos navios da Petrobras. Segundo técnicos e biólogos do Ibama, o vazamento teria ocorrido na monoboia que fica mais distante da costa.

O Corpo de Bombeiros de Tramandaí, o Patrulhamento Ambiental do litoral norte e técnicos do Ibama fizeram, na tarde desta quinta-feira (25), um voo na região para avaliar a extensão do vazamento. Uma grande mancha de óleo formada em alto-mar se aproxima da beira da praia.

"É um vazamento de grande proporção. Começou ao meio-dia e está crescendo o volume de óleo. Toda a informação agora vai depender deste avanço. É difícil saber se irá chegar à costa, mas nossa preocupação é que o banhista não seja afetado", disse o Tenente Araújo, do Patrulhamento Ambiental, que aconselhou os veranistas a não entrarem no mar na região da plataforma de Tramandaí.


A PETROBRÁS DIVULGOU NOTA DE DERRAMAMENTO e a PATRAM já está no local para calcular os danos, se é que da para fazer isto!

No ultimo derramamento de óleo e ou derivado, aconteceu em 2008 em Tramandaí antes das 6h da manhã já havia um verdadeiro exercito de funcionário da Petrobras raspado toda a faixa de areia atingida na ocasião e após o fato a empresa informou que nada tinha com o ocorrido, pois o mesmo poderia ter sido causado por um navio de petróleo e derivados em alto mar e que mesmo assim ela estava se prontificando a limpar a praia. A pergunta que fica é qual é a única empresa trabalha com petróleo e derivados em nossa região?

Independente das causas, responsabilidade e explicações, os danos já foram e continuam neste momento em que o oceano e tudo que vive nele esta sendo destruído!

0 comentários: