quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Locais defendem a casa no início do Reef Classic Uruguay

A décima edição do Tour Latino-Americano teve início ontem com o primeiro dia do Reef Classic Uruguai. Um grande número de surfistas locais estivam presente na Playa Montoya para defender a estréia em casa do Uruguai nas competições da ALAS, além de um contingente de concorrentes latinoamericanos esperando para começar o circuito com o pé direito.

As expectativas dos fãs para ver em ação um número sem precedentes de uruguaios foram satisfeitos, com excelente desempenho como a maior estrela local, Luis María Iturria, que garantiu seu lugar na quinta rodada com uma pontuação de 13,83, o segundo mais alto do dia. Iturria mostrou que, se um dos mais fortes do circuito, seu domínio do surf em casa vai torná-lo um rival para ganhar ainda mais complicado, e se estabeleceram no início como um candidato.

A terceira rodada, que avançou para a quinta rodada os líderes diretamente, sem cair para a quarta rodada playoffs também viram locais classificar George Lucas Acosta e Madrid. A progressão da série determinou que quinta rodada Iturria, Acosta e Madrid enfrentaram rivais locais a ser definido nos playoffs.

Junto com destaque local, outros cinco ganharam o seu lugar na quinta rodada: os argentinos Lucas Santamaría e Martín Passeri (que no ano passado estavam disputam o título na América Latina), o venezuelano Jean Carlo Schaffer, o peruano Joaquin del Castillo e brasileiro Gustavo Araujo. Precisamente o último, Araújo, foi quem mais marcou Montoya agora, graças a uma combinação de 14,33 para o deixou para trás o argentino Juan Manuel Arca (9,50) e o uruguaio Gonzalo Vidal (6.00).

Paralelamente à competição Open também desenvolveu a primeira rodada do Junior, onde mais uma vez a maioria era local. O melhor desempenho ficou a cargo do uruguaio Juan Pablo Fernandez, que marcou 12,83 com a maior pontuação na categoria.

Apesar da sua pouca idade, o junior Luke Madrid trouxe a sua experiência em campeonatos da ALAS foi outra das figuras do dia, avançando tanto como Junior e Open, onde dominou a série com confiança e classificado com uma pontuação de 11,83.

O peruano Joaquin del Castillo também teve um dia impecável, marcando mais de 10 pontos nas três séries que disputou, e está invicto em ambas Open e Junior. O jovem peruano teve o luxo de mandar na terceira rodada do playoff brasileiro Alan Saulo, que veio cantada por sua vitória recente em Florianópolis, no final do Tour 2011. Saul deve lutar para entrar na quinta rodada, quando ele enfrenta amanhã de manhã o local Gonzalo Vidal.

Por: Pablo Panizo / Prensa ALAS

0 comentários: