sábado, 25 de fevereiro de 2012

Billabong Pro Jeffreys Bay rebaixado para 6 estrelas

Com a justificativa de redução de custos na empresa, a Billabong anunciou que a sua tradicional etapa de Jeffreys Bay não fará parte do calendário principal do ASP World Tour neste ano. O evento poderia ser Prime pela qualidade das ondas, mas foi rebaixado ainda mais para o ASP World 6-Star, valendo apenas 3.500 pontos no ranking de acesso para a divisão de elite do esporte. Com isso, a disputa pelo título mundial da temporada fica reduzida a dez etapas, computando-se os oito melhores resultados de cada atleta.

A premiação mínima de uma etapa do ASP World Title Race é de 425 mil dólares, enquanto uma do ASP 6-Star é de 155 mil dólares. No entanto, a vitória em Jeffreys Bay que até o ano passado valia 10.000 pontos para o ASP World Ranking, agora cai para 3.500 pontos. Pior para o surfista da própria África do Sul, Jordy Smith, que iria tentar um tricampeonato inédito em casa, pois venceu as duas últimas edições do Bilabong Pro Jeffreys Bay.

A Billabong fez uma declaração oficial sobre o assunto: “A mudança no status do evento é parte de uma ampla revisão em que estamos buscando identificar economias de custos em toda a empresa. Mas, com o ASP 6-Star em Jeffreys Bay, os surfistas da África do Sul agora terão duas etapas de qualificação e, pela primeira vez em 20 anos, o evento agora pode ter uma maior participação de surfistas sul-africanos também".

Mesmo com a saída da etapa da África do Sul, a Billabong ainda é recordista em provas do ASP World Title Race 2012. Foram mantidos o Billabong Rio Pro no Brasil, o Billabong Pro Teahupoo no Taiti e o Billabong Pipe Masters no Havaí. A Quiksilver realiza a abertura da temporada nos dias 25 de fevereiro a 07 de março na Austrália e a sétima etapa na França. A Rip Curl também faz duas etapas, a de Bells Beach na Austrália e outra em Portugal. Mais três marcas patrocinarão etapas válidas pelo título mundial neste ano, Volcom, Hurley e O´Neill.

CALENDÁRIO DO ASP WORLD TITLE RACE 2012:
1.a: Fev 25-07 – Quiksilver Pro em Snapper Rocks, na Gold Coast – Austrália
2.a: Abr 03-14 – Rip Curl Pro em Bells Beach, Victoria – Austrália
3.a: Mai 09-20 – Billabong Rio Pro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – Brasil
4.a: Jun 03-15 – Volcom Fiji Pro nas ilhas de Tavarua e Namotu – Fiji
5.a: Ago 16-27 – Billabong Pro em Teahupoo, Taiarapu Ouest – Taiti
6.a: Set 16-22 – Hurley Pro em Lower Trestles, Califórnia – Estados Unidos
7.a: Set 28-08 – Quiksilver Pro em La Graviere, Hossegor – França
8.a: Out 10-21 – Rip Curl Pro em Supertubos, Peniche – Portugal
9.a: Nov 02-12 – O´Neill Coldwater Classic em Steamer Lane, Santa Cruz – Estados Unidos
10.a: Dez 08-20 – Billabong Pipe Masters em Banzai Pipeline, Oahu – Havaí

Por: João Carvalho

0 comentários: