Pelo segundo ano consecutivo as ondas do litoral carioca serão o
palco da elite do surfe mundial. No masculino Joel Parkinson, Taj
Burrow, Kelly Slater, Owen Wright, Jordy Smith e, pela primeira vez, uma
lista com sete surfistas brasileiros que inclui Adriano de Souza,
Heitor Alves, Gabriel Medina, Miguel Pupo, Raoni Monteiro, Jadson André e
Alejo Muniz, disputam o Billabong Rio PRO, a terceira etapa do “ASP
World Championship Tour”, com apresentação da Prefeitura do Rio e
RIOTUR, e realização da GEO Eventos.
O evento, que celebra a única etapa do circuito na América Latina,
levou em 2011 mais de 80 mil pessoas para a praia e ultrapassou os dois
milhões de espectadores na transmissão ao vivo pela internet, além de
contar com premiação na casa dos US$ 625 mil dólares e chegar aos
Trending Topics Brasil do Twitter durante a final masculina.
“Este é o segundo ano da GEO na realização do evento e para nós é um
prestígio imenso ter levado a etapa de volta ao Rio de Janeiro em 2011.
Novamente será uma grande oportunidade para o público conferir o
campeonato com ídolos mundiais e as estrelas brasileiras da modalidade
brilhando nas ondas cariocas”, ressalta Leonardo Ganem, presidente da
GEO Eventos.
A Billabong, uma das principais representantes dos esportes de ação e
da cultura surf, promove e dá nome à etapa nacional. Além do Brasil, a
Billabong patrocina as mais importantes competições do circuito PRO,
como Teahupoo (Tahiti) e Pipeline (Hawaii), que encerra a temporada
anual no mês de dezembro.
“As etapas masculina e feminina proporcionaram dias de praia cheia.
Tivemos a presença do Adriano de Souza na final, ganhador do prêmio,
contagiando a torcida brasileira, que mostrou toda a sua paixão pelo
esporte e possibilitou uma excelente repercussão nacional e
internacional. Com o Rio a Billabong reforça os investimentos no Brasil,
dando continuidade à maior premiação do circuito e trazendo novidades
para que o público interaja cada vez mais com o evento. Além disso, o
apoio da Prefeitura do Rio mostra o potencial que temos, seja no surf no
Brasil ou na realização de eventos no Rio de Janeiro, com sua beleza e
alegria. E dessa vez, a presença de sete brasileiros no tour, uma
maioria histórica, nos motiva a fazer da etapa um grande sucesso”,
afirma Alessandra Berlinck, CEO do Grupo GSM para América Latina.
Além dos 34 surfistas que compõe o ranking da ASP (Associação
Profissional de Surf), mais dois nomes entram no line-up masculino do
evento. Um deles é Peterson Crisanto, surfista paranaense de 20 anos,
que venceu uma das etapas do PRO JR no mês de fevereiro na Austrália e
competiu entre os ídolos da elite mundial no Rio PRO de 2011. “Meu sonho
era estar entre os tops do surf e pude realizá-lo no ano passado. Agora
tenho a oportunidade de voltar, aprender mais e fazer ainda melhor. O
surf jovem do Brasil está em alta e temos que fazer desse momento uma
constante, aproveitando a oportunidade de competir em casa e vibrar com a
torcida”, comenta Petersinho. Os outros surfistas do time Billabong,
Ricardo dos Santos e Yan Daberkow, também estarão no Rio durante o
evento.
"Após um ano de desafios e metas conquistadas, acredito que estamos
no caminho certo para resgatar a identidade surf da Cidade do Rio de
Janeiro, trazendo o que há de melhor no surf mundial para o quintal da
casa do carioca. Com o apoio da Billabong, da Prefeitura do Rio e da
RIOTUR, vamos trazer a disputa do título de melhor surfista do planeta.
E, quem sabe, pela primeira vez na história assistir os passos do
primeiro brasileiro a ser campeão do mundo”, Teco Padaratz,
sócio-diretor do evento.
A elite feminina está de volta à Cidade Maravilhosa em 2012 por meio
do Billabong Girls Rio PRO, quinta etapa do circuito mundial das
mulheres, que traz as brasileiras Silvana Lima, número 5 do ranking, e
Jacqueline Silva, além das surfistas estrangeiras como Courtney
Conlogue, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons, Carissa Moore, Sofia
Mulanovich e Alesa Quizon, havaiana vice-campeã mundial do World JR que
entra na lista como wild card. O evento contará ainda com a presença de
Maya Gabeira, a big rider carioca que assinou coleção de verão para a
Billabong e desembarca no Brasil para acompanhar a etapa e apoiar os
atletas, além de atuar na transmissão ao vivo do campeonato via
internet.
Diferente do ano passado, dessa vez a estrutura da competição contará
com três sedes para a realização das baterias, sendo a principal na
Barra da Tijuca (Postinho) e as outras duas alternativas no Arpoador e
no Canto do Recreio, sempre dependendo das ondas e das condições
climáticas. O objetivo da organização do evento é proporcionar melhores
condições de onda nessa época do ano, garantindo um evento espetacular.
Serviço:
Billabong Rio PRO / Billabong Girls Rio PRO
Quando: 09 a 20 de maio de 2011
Locais: Praia da Barra (sede principal), Arpoador e Canto do Recreio (sedes alternativas) - Rio de Janeiro
Twitters: @billabongriopro / @billabongbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/BillabongProBR/
https://www.facebook.com/billabongbrasil
Sobre o Billabong Rio PRO
Quando: 09 a 20 de maio de 2011
Locais: Praia da Barra (sede principal), Arpoador e Canto do Recreio (sedes alternativas) - Rio de Janeiro
Twitters: @billabongriopro / @billabongbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/BillabongProBR/
https://www.facebook.com/billabongbrasil
Sobre o Billabong Rio PRO
O Billabong Rio Pro é a etapa brasileira circuito mundial de surfe.
Está será a terceira etapa do “ASP World Championship Tour”. O evento é
apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e a RIOTUR, com apoio da
Sony Smartphone, FESERJ, Arpoador Surf Club, ASBT, ASCR, FSC. A mídia
oficial é Fluir e Waves, e a realização da Geo Eventos.
Sobre a Geo Eventos
Dedicada à promoção e realização de eventos nas áreas de esportes,
entretenimento e negócios, a GEO tem como objetivo criar eventos com
qualidade e emoção em uma experiência que traga valor para as empresas
parceiras e para os consumidores.
Sobre a Billabong
A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e
shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo
lifestyle da cultura surf, foram os inovadores do mercado de board
shorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se
destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.
Com mais de 1000 pontos de venda no país, a Billabong desenvolve e
distribui produtos de vestuário e acessórios masculinos e femininos para
mais de 100 países e possui lojas espalhadas pelas principais cidades
do mundo, entre elas Nova York, Sidney, Tóquio, Honolulu, Londres, Los
Angeles e Barcelona. A marca produz uma vasta gama de produtos que
incluem a marca Billabong Girls, focada em moda feminina, uma linha
especial de boardshorts com mais de 60 modelos desenvolvidas com tecidos
tecnológicos, que garantem elasticidade e secagem ultra-rápida, e a
coleção sustentável produzida com a fibra de garrafa pet.
Por: Diogo Mourão
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