segunda-feira, 16 de abril de 2012

Oakley Pro Junior define primeiro campeão brasileiro de 2012

O primeiro campeão brasileiro do ano já será conhecido nos dias 17 a 22 de abril na Ilha de Santa Catarina. O Oakley Pro Junior vai reunir os melhores surfistas do Brasil com até 20 anos de idade nas ótimas ondas da Praia do Campeche, que pelo segundo ano consecutivo recebe a competição única da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) para a categoria. O atual campeão mundial Pro Junior da ASP, Caio Ibelli, será a grande atração. Ele e o capixaba Krystian Kymerson estão confirmados para tentar um inédito bicampeonato em Florianópolis neste ano.

Ibelli chegou perto do segundo título no ano passado, mas foi barrado nas semifinais e Kymerson conquistou o troféu de campeão brasileiro na final contra o catarinense Cauê Wood. 

A principal característica da Praia do Campeche são as longas direitas que se formam com ondulação de Sul. O Campeche é uma extensão da famosa Praia da Joaquina e é um dos lugares mais belos do sul da ilha, bastante freqüentada pela juventude catarinense que terá o privilégio de assistir o futuro do surfe brasileiro em ação no Oakley Pro Junior 2012.

"É um campeonato de nível muito forte, que reúne a elite do surfe brasileiro até 20 anos", destaca Caio Ibelli, que no início do ano conquistou o título mundial Pro Junior da ASP na Austrália. "O formato da competição também é bem interessante, dinâmico e todo atleta tem o sonho de disputar um campeonato com formato do WT (World Tour) como o Oakley Pro Junior. É um dos eventos que mais gosto de competir, ainda mais sendo numa das melhores direitas do Brasil".

A Oakley realiza este evento desde 2004, mas só passou a decidir o campeão brasileiro em 2008. Antes, era um campeonato especial para convidados pela marca com o nome Oakley Junior Challenge, sempre móvel pelas principais praias da cidade onde acontecia. O primeiro vencedor foi o hoje consagrado Adriano de Souza na capital do Rio de Janeiro. Em 2005, o paulista Hizunomê Bettero ganhou o campeonato que rolou nas praias da Joaquina e do Matadeiro em Florianópolis e foi encerrado na Praia da Vila, em Imbituba, 80 Km ao sul da capital de Santa Catarina.

Em 2006, o agora também top da elite mundial do ASP Tour, Jadson André, levou o título para o Rio Grande do Norte em Ubatuba (SP). E em 2007 o cearense Pablo Paulino, único brasileiro bicampeão mundial Pro Junior da ASP, faturou o último Oakley Junior Challenge da história. No ano seguinte, o evento foi homologado pela ABRASP e passou a decidir o título brasileiro Pro Junior da temporada, com o paulista Thiago Camarão sendo o primeiro campeão do Oakley Pro Junior na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Em 2009, a competição voltou para Santa Catarina, onde permanece até hoje. O catarinense Alejo Muniz fez as honras da casa para faturar o título brasileiro Pro Junior em uma final histórica com o potiguar Jadson André nas ondas do protegido pico dos molhes do Atalaia, em Itajaí. Em 2010 e 2011, o Oakley Pro Junior definiu o campeão nas direitas do Campeche, com Caio Ibelli e Krystian Kymerson festejando a vitória nas últimas edições em Florianópolis.

O Oakley Pro Junior 2012 tem o patrocínio da Oakley, co-patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Skullcandy, além do apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes e da Power Balance, com divulgação da Revista Fluir e Site Waves. O evento é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e a Associação de Surf do Campeche (ASC) apoiando sua realização em Florianópolis.

RANKING ABRASP PRO JUNIOR 2011:
Campeão: Krystian Kymerson (ES) - 1.000 pontos
02: Cauê Wood (SC) - 860
03: Caio Ibelli (SP) - 730
03: Marco Fernandez (BA) - 730
05: Peterson Crisanto (PR) - 610
05: Luel Felipe (PE) - 610
05: Luan Carvalho (SP) - 610
05: Yuri Gonçalves (SC) - 610

GALERIA DOS CAMPEÕES BRASILEIROS PRO JUNIOR DA ABRASP:
2011 - Krystian Kymerson (ES) na Praia do Campeche, Florianópolis (SC)
2010 - Caio Ibelli (SP) nas praias da Joaquina e do Campeche, Florianópolis (SC)
2009 - Alejo Muniz (SC) na Praia do Atalaia, Itajaí (SC)
2008 - Thiago Camarão (SP) na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

GALERIA DOS CAMPEÕES DO OAKLEY PRO JUNIOR NO BRASIL:
2011 - Krystian Kymerson (ES) na Praia do Campeche, Florianópolis (SC)
2010 - Caio Ibelli (SP) nas praias da Joaquina e do Campeche, Florianópolis (SC)
2009 - Alejo Muniz (SC) na Praia do Atalaia, Itajaí (SC)
2008 - Thiago Camarão (SP) na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
2007 - Pablo Paulino (CE) nas praias de Itaúna e Vila, Saquarema (RJ)
2006 - Jadson André (RN) na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
2005 - Hizunomê Bettero (SP) e Taís de Almeida (RJ) nas praias da Joaquina e do Matadeiro em Florianópolis, com as finais na Praia da Vila em Imbituba (SC)
2004 - Adriano de Souza (SP) móvel na capital do Rio de Janeiro

Por: João Carvalho

0 comentários: