quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pesadas Ondas Marcam a Abertura do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2012

As pesadas ondas de Itacoatiara não negaram fogo na abertura do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2012, que aconteceu nos dias 26 e 27 de maio no canto direito da praia, próximo a Pedra do Pampo.

O clima se manteve agradável, com sol e praia cheia durante o final de semana. No sábado tiveram ondas em torno de um metro, ondulação de sudeste, com muitas ondas fechadas, fazendo com que a escolha das mesmas fosse determinante nas disputas.

Domingo o swell ganhou intensidade, sofreu influência de sudoeste, com brisa de terral, o que deixou o mar muito bonito. Potentes ondas de um metro e meio com formação triangular proporcionaram diversos tubos, manobras fortes, e em todo o dia foram registradas muitas notas altas. Os surfistas acostumados com ondas grandes levaram vantagem, faturando todas as cinco categorias em jogo.

Uma atrativa premiação elevou o nível das disputas, com destaque para uma passagem para Indonésia, oferecida pela AIT Surf Operadora de Turismo e Qatar Airways, para o campeão do ranking da Pro-Am, e mais três para o Peru, em parceria com a Taca Air Lines, para os campeões dos rankings da Open Interno, Senior e Master.

Além das tradicionais tendas de frutas da Compão e energéticos Mad Dog, nesta etapa a ASN ofereceu algumas novidades, que foi a tenda com Açai Frooty para todos os competidores, além de três vale pranchas Cesar Luna Surfboards, para os campeões das principais categorias, que poderão encomendar seus foguetes de acordo com suas necessidades.

A categoria Junior foi toda realizada no sábado e dominada pelo carioca Dávio Figueiredo, que mostrou disposição durante o evento. Na final desceu uma esquerda da série de trás do pico e completou um belo tubo, deixando seus oponentes de Niterói em situação complicada. Raphael Reis, que executou fortes manobras de backside, foi quem chegou mais perto. Yan Menezes participou de sua primeira final e garantiu o terceiro. Matheus Rodrigues, que obteve uma das maiores notas do evento na semi-final, se esforçou, mas só conseguiu o quarto lugar.

A decisão da Master foi marcada pela disputa entre dois niteroienses contra dois visitantes. Melhor para os locais que fizeram prevalecer o conhecimento do pico. O big rider Rafael Curi surfou com uma prancha grande e adotou uma estratégia diferente. Permaneceu no canto da pedra contra a correnteza e optou em esperar pelas ondas da série. Surfou as maiores e completou um difícil floater, assegurando o caneco da etapa. O competitivo Rafael Mignani, que estava em sua segunda final, garantiu o vice e importantes pontos no ranking. O carioca Leo Chinês e o macaense Cristiano Silva, assíduos frequentadores das competições niteroienses, terminaram respectivamente em terceiro e quarto.

Acostumado as grandes ondas de Saquarema, o salva-vidas Patrick Reis abriu a bateria da categoria Senior com uma nota alta, e com menos de cinco minutos para o término conseguiu outra boa onda. Nos últimos segundos Luis Oberlander ameaçou seu título, ficando muito próximo da pontuação necessária. Rafael Sabino, que liderou grande parte da disputa, finalizou em terceiro, com o carioca Luiz Menezes em quarto.

A Open Interno vem demonstrando um equilíbrio entre os surfistas da cidade. Rafael Mignani encontrou uma boa direita, manobrada em toda sua extensão. Com isso saiu na frente pela disputa de uma das passagens para o Peru. Luis Oberlander completou uma difícil batida, mas ficou precisando da outra boa nota, o que o deixou com o segundo vice do dia. Floriano Pinheiro, que está em constante evolução, ficou satisfeito com o terceiro. Beg Rosemberg, que durante o evento usou o tamanho e o peso das ondas em seu favor, ficou na quarta colocação.

A categoria Pro-Am não era disputada desde 2007, e voltou com força total oferecendo uma passagem para a Indonésia para o campeão do ranking de 2012. Na semi-final ocorreu a maior surpresa. Quando tudo indicava que aconteceria o óbvio, com Guilherme Herdy liderando e Bruno Santos avançando junto, na última volta do ponteiro pelo relógio, Pedro Todaro pegou um tubo profundo que perecia pouco provável de ser completado, e recebeu a única nota dez do evento, deixando Bruninho fora da decisão.

Na última bateria da competição, Guilherme Herdy, em sua primeira onda, surfou um tubo para esquerda. Depois executou fortes rasgadas e batidas nas boas direitas que encontrou. A experiência de mais de uma década na elite do surf mundial prevaleceu, e Branquelo deixou todos seus oponentes precisando de combinação de notas. Luis Oberlander, que avançou todas as baterias nas três categorias que disputou, ficou com o terceiro vice e terceiro bloco Kona Blanks Ultraflex do dia. Pedro Todaro, campeão Open em 2011, promete dar trabalho no decorrer do ano, abrindo a temporada com a terceira posição. O jovem Dávio Figueiredo, filho do lendário Dadá Figueiredo, já havia vencido a Junior. Participou da Pro-Am despreocupado, e ficou feliz em disputar baterias com grandes nomes do esporte, completando a final no quarto posto.

Na entrega de prêmios, todos os finalistas voltaram para casa com uma das mais fartas premiações em competições amadoras no país, composta por pranchas, blocos, tênis, roupas e acessórios, oferecidas por todos patrocinadores. Além de muitas marcas locais, nacionais e internacionais que apóiam o trabalho da Associação de Surfe de Niterói, destacamos a chegada de duas empresas de nível nacional como a Pro-Lite e a Maresia.

A segunda etapa de três do circuito principal no ano de 2012 está agendada para acontecer nos dias 28 e 29 de julho. Mas antes, os atletas das categorias de base se enfrentarão na Primeira Etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração, marcada para o dia 23 de junho.

A Primeira Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2012 teve patrocínio da Cervejaria Noi e Lanchonetes Compão, e co-patrocícios da Qatar Airways, Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Hot Buttered, Maresia, Vibe, Pro Lite, Cesar Luna SurfBoards, Pranchas BOU, André Cebola Shaper, Kona Blanks Ultraflex, Pão & Etc, Mad Dog, Açaí é Frooty, TSN, Hanga Bay, Burleighs, Bustle, TWS, Hang Way, Universidade Federal Fluminense, Águas de Niterói e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói.

Por: João José Macedo / Fotos: Tony D’Andrea

0 comentários: