quinta-feira, 14 de junho de 2012

Billabong Brasileiro de Surf terá disputas acirradas em Ilhéus este mês

Uma boa largada vem sendo a marca registrada das seleções campeãs no Circuito da Confederação Brasileiro de Surf (CBS), desde 2010 apresentado pela Billabong.

E foi com boa largada em 2006 em Pernambuco que a Bahia iniciou sua trajetória rumo ao seu inédito título de campeã por estados.

Foi largando empatada com Rio Grande do Norte em 2009 no Ceará que São Paulo iniciou na ponta que seria sua de forma isolada quando a seguir venceu em casa com o reforço de Gabriel Medina, primeiro da Mirim e vice do capixaba Kristian Kimmerson na Júnior em Ubatuba.

Em 2007 também foi com vitória no seu litoral sul que os potiguares iniciaram sua trajetória rumo a conquistado inédito título de seleções, caminho fortalecido com primeiro lugar já na etapa seguinte no Rio Grande do Sul.

Este ano a abertura do Billabong apresenta CBS Brasileiro de Surf garantiu o Ceará chegar a Olivença, Ilhéus, Bahia, na ponta da temporada em que a exemplo das três mais próximas, Paraíba, Santa Catarina e Pernambuco, só depende de si para levar o título, especialmente se repetida a vitória coletiva do ano passado na segunda etapa após largar em quarta posição, uma a menos do que a alcançada ao final da temporada vencida por São Paulo, com Santa Catarina em segundo, Rio de Janeiro terceiro e Paraíba sendo a quarta de 2011, justamente a atual vice após a abertura do Billabong CBS este ano.

Batuba para ampliar
Será definitivamente a etapa na Praia da Batuba, Olivença, Ilhéus, Bahia, que vai apontar os favoritos deste ano.

E a terceira do ranking Santa Catarina pode ser uma grande beneficiária pois tem um excelente retrospectiva em Ilhéus e nas duas etapas finais, pois venceu ambas fora de casa em 2012 e agora terá a torcida a favor quando da terceira prova.

São Paulo, atual campeã, depende (na pior hipótese) de vencer as três e ver rodízio de vice campeãs, mesmo assim aparece com chances amparadas na boa retrospectiva e na constante renovação do seu plantel, sem falar na volta de um que estava machucado na rodada em Pernambuco: o mirim Vitor Bernardo, reforço com carimbo de melhor brasileiro nesta Sub-18 durante o recente Mundial da ISA no Panamá, onde estavam surfistas que podem reforçar mais uma vez seus estados, a exemplo do catarinense Matheus Navarro e do paulista Deivid Silva, respectivamente o campeão e vice mundial Júnior (Sub-18).

Deivid já largou com quarto lugar Júnior no Billabong Brasileiro de Surf, Matheus Navarro, vencedor das etapas finais e atual campeão, pode buscar o bi tendo também que ultrapassar nomes como o do cearense Michael Rodrigues, atual líder Júnior, e da dupla paraibana Elivelton Santos e José Francisco, segundo e terceiro melhores da Sub-18 Brasileira na largada em Pernambuco.

Inédito
Se o tabu da temporada ser vencida por quem largou na frente for mantido, no entanto outro estaria quebrado: o do Ceará não está na galeria de campeões brasileiro de seleções de surf, conquista que almejam ainda com chances reais todos os estados que fizeram da abertura 2012 um sucesso, a se repetir de 29 de junho a 01 de Julho em Ilhéus justamente no ano do Centenário do saudoso escritor baiano Jorge Amado.

Billabong Brasileiro de Surf 2012, circuito de seleções da Confederação Brasileira de Surf (CBS), na segunda etapa em Ilhéus, Bahia, é patrocínio Billabong com vonzipper, xcel e nixon, Governo do Estado da Bahia e Sudesb, apoio Federação Baiana de Surf (FBSurf), Backdoor, Oca Outdoor, Sou Comunicação Visual e Gabriela FM.

Existem vagas remanescentes disponíveis em 12 de junho devendo eventuais dúvidas para forma de inscrição serem tiradas no www.cbsurf.com.br ou com as respectivas Federações.

Ranking por Estados após abertura*
1º Ceará 1000 pontos no ranking
2º Paraíba 900 pontos no ranking
3º Santa Catarina 810 pontos no ranking
4º Pernambuco 729 pontos no ranking
5º Rio de Janeiro 656 pontos no ranking
6º Rio Grande do Norte 590 pontos
7º São Paulo 531 pontos no ranking
8º Bahia 478 pontos no ranking
9º Espírito Santo 430 pontos no ranking
10º Alagoas 387 pontos no ranking

*1ª Colocação garante 1000 pontos no Ranking, decresce dez por cento as demais, não há descarte em quatro resultados.

Ranking por categorias (Haverá descarte do menor de quatro resultados)

Júnior
1º Michael Rodrigues CE 1000 pontos
2º Elivelton Santos PB 900
3º José Francisco PB 810
4º Deivid Silva SP 729 pts

Junior Feminina
1ª Bárbara Segatto ES 1000
2ª Larissa dos Santos CE 900
3ª Carol Fernandes RJ 810 pontos
4ª Juliana Sousa CE 729 pontos

Mirim
1º Elivelton Santos PB 1000 pontos
2º Alcides Lopes SC 900 pts
3º Vitor Mendes SP 810 pts
4º Lucas Silveira RJ 729 pts

Feminino Open
1ª Gilvanilta Ferreira RN 1000 pts
2ª Estefany Freitas CE 900
3ª Juliana Sousa CE 810 pts
4ª Aloha Maciel SC 729

Iniciantes
1º Gabriel Bruno RN 1000 Pontos
2º Rafael Venuto CE 900 pts
3º Gustavo Ramos SC 810 pts
4º Vitor Mendes SP 729 pts

Open
1º Marinho Lima RN 1000 pontos
2º Thalis Luís PE 900 pts
3º Matheus Faria RJ 810 pontos
4º José Francisco PB 729 pts

0 comentários: