quinta-feira, 28 de junho de 2012

Danilo de Souza se Destaca na Nova Geração

Podium Categoria Infantil
A Primeira Etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2012 foi realizada da melhor forma possível. As previsões se confirmaram e o dia 24 de junho amanheceu com sol e clima agradável para um domingo familiar na praia de Itacoatiara.
 
As disputas aconteceram em ondas de meio metro com ótima formação, próximo a pedra do Costão. Perfeito para a garotada de até 14 anos, que a cada competição demonstra estar mais amadurecida. O evento em Niterói contou com a presença de atletas de Saquarema, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro e São Francisco do Sul, em Santa Catarina.
 
O grande destaque foi Danilo de Souza, que é atleta da Cyclone. Danilinho surfou com muita habilidade, segurança e frieza para virar resultados desfavoráveis nos últimos instantes das baterias. Autor de notas altas ao longo do campeonato, ele faturou a Infantil e ficou em segundo na Iniciante.
 
A ASN fechou uma nova parceria. Foi montada uma tenda onde atletas, comissão técnica e os presentes na praia puderam degustar o suco de Açaí Amazoo. O apoio foi confirmado para o decorrer deste ano, o que elevará a estrutura dos próximos eventos, com o oferecimento de um alimento saudável para todos os atletas, agregando valor ao circuito.
 
Podium Categoria Pré-Petit
A final da categoria Pré-petit (sub-8) foi formada por quatro surfistas de cidades diferentes. Yan Söndahl de São Francisco do Sul, Santa Catarina, participou do estadual fluminense na semana anterior. Permaneceu no Rio para correr mais um campeonato, e saiu de Itacoatiara com o título da primeira etapa da ASN. Com uma diferença de menos de um ponto, Raphael Castro, do Rio de Janeiro, ficou em segundo. O saquaremense Diego Templar, caçula da competição, foi o terceiro, e o local Yan Maia o quarto.
 
Podium Categoria Petit
Na Petit (sub-10), o niteroiense Valentino Belga, campeão da primeira etapa do estadual na mesma categoria, fez valer o conhecimento das ondas de Itacoá para derrotar três visitantes, faturando o segundo caneco em duas semanas. Daniel Templar de Saquarema defendia o título, mas desta vez foi o vice. Kauai Pinheiro de Arraial do Cabo ficou em terceiro, e seu xará Kauai Marinho, de Saquá, finalizou em quarto.
 
Danilo de Souza fez uma campanha impecável na Infantil (sub-12), e passou todas as baterias em primeiro. Na decisão ele conseguiu a maior nota e venceu com folga. Paulo Renato, que divide os treinos entre Niterói e Recreio dos Bandeirantes, voltou às competições neste ano e garantiu o segundo. Daniel Templar, campeão do ranking Infantil em 2011, exibiu boas batidas, mas só foi suficiente para deixá-lo em terceiro. Vitor Ferreira, que também participou da final Iniciante, foi o quarto.
 
Antes da decisão da principal categoria da nova geração, entrou na água uma bateria de exibição com surfistas profissionais, que deram um verdadeiro show de surf. Simão Romão, atual vice-campeão brasileiro e local do Arpoador, prestigiou o evento para acompanhar Anderson “Picachu” e Douglas “DDD”, atletas do Favela Surf Clube. Aplicou suas famosas patadas de backside, mas não foram suficientes para barrar o experiente Guilherme Herdy, que estava inspirado e apresentou um repertório variado, com direito a tubo e aéreo, demonstrando que ainda tem muita lenha para queimar. Marcelo Maia, que representou Niterói nas competições estaduais e nacionais na década de 80, continua com o surf afiado e foi o terceiro. Guilherme Sodré não encontrou ondas de potencial para executar manobras modernas, terminando no quarto posto.
 
Podium Categoria Iniciantes
A Iniciante foi muito equilibrada, com todos os finalistas deixando a impressão que o futuro do estado do Rio de Janeiro está garantido. Em uma batalha “Rio X Niterói”, o carioca João Jacques virou o resultado em seu favor nos instantes finais, pulando do terceiro para o primeiro lugar. Danilo de Souza, em sua última tentativa, pegou a segunda melhor onda da decisão e terminou com o vice. Luca Nolasco, campeão da primeira etapa do estadual, conseguiu o maior somatório do evento na semi-final e era o grande favorito. Liderou a bateria até a entrada da última série de ondas, quando foi ultrapassado por dois oponentes. Vitor Ferreira do Recreio repetiu a colocação da Infantil, e completou o pódio em quarto.
 
No término da competição todos ficaram muito satisfeitos. Os finalistas levaram para casa uma ótima premiação oferecida pela Cyclone, Pro-Lite e TSN. Mas os mais felizes eram os pais orgulhosos de seus filhos, que vem recebendo total suporte da FESERJ e da ASN nesse início de carreira. Essa garotada tem recebido apoio, estrutura, treinamento e oportunidades, que as anteriores não tiveram. Muito em breve os nomes dessa novíssima geração estarão despontando no cenário nacional e até mesmo internacional. A segunda etapa do Circuito Nova Geração está agendada para acontecer nos dias 29 e 30 de setembro.
 
A Primeira Etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração de Surf 2012 teve patrocínio da Cyclone, e co-patrocínios da Cervejaria Noi, Compão, Pro-Lite, TSN e Açaí Amazzo.
 
Por: João José Macedo /Fotos: Beg Rosemberg

0 comentários: