sexta-feira, 15 de junho de 2012

Quiksilver King of the Groms começa sábado em BF

Começa neste sábado o Quiksilver King of the Groms 2012, com os melhores surfistas de até 16 anos de idade de vários estados do Brasil competindo nas ondas do Pontal, pointbreak de direitas de Baía Formosa, cidade localizada na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. O prêmio para o campeão, que será conhecido no domingo, é uma viagem com tudo pago para disputar a final mundial Sub-16 em setembro na França. Serão dois representantes do Brasil, com o outro sendo definido na segunda etapa do evento, nos dias 4 e 5 de agosto em São Francisco do Sul (SC).

"Vem sendo um grande prazer poder realizar estas seletivas aqui no Brasil", falou Piu Pereira, gerente de marketing da Quiksilver e organizador do King of the Groms. "Desde 2005 estamos levando fortes atletas para disputar o título mundial na França e já conquistamos três títulos, com Wiggolly Dantas na primeira edição em 2005, Gabriel Medina em 2009 e Yan Daberkow no ano passado, então estamos ansiosos para ver quem vai se classificar esse ano".

Piu Pereira é um dos três pioneiros do Brasil a competir "full time" no Circuito Mundial da ASP. Ele, o paraibano Fábio Gouveia e o catarinense Teco Padaratz foram os primeiros a participar das etapas ao redor do mundo em 1988. Fabinho, inclusive, moldou o seu surfe nas direitas do Pontal de Baía Formosa, que pela primeira vez vai sediar o Quiksilver King of the Groms.

"Desde que eu comecei a viajar no Tour com o Fabinho, ele sempre falava sobre a onda de Baia Formosa, que chamava de BF´s Bay...(risos)", conta Piu Pereira. "Eu só consegui ir uma vez lá e deu pra ver que a onda tem um bom potencial, então fico feliz em poder começar nosso circuito lá este ano, com todo apoio da Prefeitura de Baía Formosa, conseguido pelo Tunino (Saturnino Borges), presidente da Federação do Rio Grande do Norte".

TRANSMISSÃO AO VIVO - O Quiksilver King of the Groms será transmitido ao vivo pela internet no endereço http://www.quiksilver.com.br/kotg12/  pela Surfcore, empresa da Paraíba comandada pelo ex-surfista profissional Antonio Vaz. A transmissão também estará disponível para Iphone, Ipad, Blackberry e Android, então todos poderão assistir as baterias da novíssima geração do surfe brasileiro. Serão utilizadas três câmeras e os juízes darão as notas em um novo sistema com Ipod e não em terminais com fios como é comum nos campeonatos.

Realizado desde 2005, esta é a primeira vez que o Quiksilver King of the Groms será iniciado na Região Nordeste do país. É a grande oportunidade para que os surfistas nordestinos conquistem uma vaga para defender o Brasil na final mundial do evento, que será realizada junto com a etapa do ASP World Tour, Quiksilver Pro France, nos dias 28 de setembro a 8 de outubro em Hossegor, com todas as despesas de passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pelos organizadores.

MUNDIAL NA FRANÇA - Os dois brasileiros vão disputar o título mundial contra os classificados nas outras seletivas do Quiksilver King of the Groms pelo mundo, sendo dois da Austrália, dois dos Estados Unidos, dois da Europa, um da África do Sul, um do Japão, um da Nova Zelândia, um do Havaí, um do Taiti, um da Indonésia, um da Ilha Reunião e um de outro país da América Latina. O campeão na França terá direito a uma outra viagem com tudo pago para participar da triagem do Quiksilver Pro Gold Coast 2013, etapa que sempre abre o ASP Tour na Austrália.

Entre os principais candidatos ao título em Baía Formosa, estão os catarinenses Luan Wood, Alcides Lopes, Leandro Dora e Gustavo Ramos, os paulistas Victor Bernardo e Phillipe Chagas, o carioca Lucas Silveira, o paraibano Elivelton Santos, o pernambucano Rhamon Austin, o cearense Rafael Venuto e o potiguar Gabriel Bruno, que é local de Baía Formosa. A previsão é iniciar a competição às 8 horas do sábado no Pontal de BF.

A primeira etapa do Quiksilver King of the Groms 2012 será realizada com patrocínio da Quiksilver e Azul Linhas Aéreas e apoio da Emprotur e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Governo do Estado do Rio de Grande do Norte, da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, através da SEMEL - Secretaria de Esportes e Lazer, além da rede de lojas Ecológica. O evento é realizado pela Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSURF).

0 comentários: