segunda-feira, 23 de julho de 2012

Movistar Womens Pro 2012 pelo ASP 6-Star em Lobitos

Surfistas de onze países vão disputar os 40 mil dólares e os 3.500 pontos da etapa do ASP Women´s 6-Star que acontece nos dias 24 a 28 de julho no Peru. O Movistar Women´s Pro apresentado pela Rip Curl e Petrolera Sapet será realizado em Lobitos, no município de Piura, localizado no norte do país andino, que já foi palco de duas etapas da divisão principal do ASP Tour em 2008 e 2009. Os importantes pontos na briga pelas seis vagas para a elite feminina que participa da disputa do título mundial, também serão válidos para abrir o ranking do ASP South America Women´s Tour 2012, que decide a campeã sul-americana profissional da temporada.

Entre as 55 competidoras já confirmadas para competir no Peru, oito são do atual grupo das top-16 do ASP Women´s Tour, que será encerrado na semana seguinte ao do Movistar Pro 2012 em Piura, de 30 de julho a 5 de agosto em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A lista é encabeçada pela peruana Sofia Mulanovich, que em 2004 se tornou a única surfista da América do Sul a conquistar um título mundial na ASP.

As outras integrantes da elite são a brasileira Jacqueline Silva, a neozelandesa Paige Hareb, a australiana Rebecca Woods, as francesas Pauline Ado e Justine Dupont e as norte-americanas Lakey Peterson e Sage Erickson. Em comum, todas tentam confirmar suas permanências no grupo das top-16 para o ano que vem. Lakey Peterson e Paige Hareb no momento estão fechando a relação das dez que são mantidas pelo ranking principal, enquanto Pauline, Sage, Rebecca e a Sofia, aparecem entre as seis indicadas pelo ASP Women´s Star, junto com duas novidades, a francesa Alizee Arnaud e a australiana Nikki Van Dijk. As únicas que estão fora das duas listas de classificação são Jacqueline Silva e Justine Dupont.

ONZE PAÍSES - As peruanas são maioria entre as participantes do Movistar Women´s Pro. Dezesseis estão confirmadas e outras cinco podem ocupar as vagas que faltam para completar o limite de sessenta competidoras para as etapas do ASP 6-Star. Já a Austrália forma o maior pelotão estrangeiro com dez surfistas. Depois tem os Estados Unidos com sete atletas, o Brasil e a França com cinco cada um, o Havaí com quatro, a África do Sul, Inglaterra e Venezuela com duas representantes e com uma a Nova Zelândia e a Argentina.

Esta será a quinta etapa do World Qualifying Series feminino organizada pela ASP South America no Peru, mas a primeira a ser disputada na cidade de Piura. As outras quatro foram em praias da região da capital, Lima. Inclusive a primeira da história da divisão de acesso para o ASP Women´s Tour realizada na América do Sul, em 2005, bem como a única do ano passado, sempre com o patrocínio da Movistar. Com a vitória na última edição em San Bartolo, a equatoriana Dominic Barona foi consagrada como campeã sul-americana de 2011.

Outras duas provas aconteceram em San Bartolo e os títulos ficaram no Peru. Sofia Mulanovich foi a vencedora em 2009 e Valéria Solé ganhou em 2010. Já a etapa que marcou a estreia do WQS na América do Sul em 2005 foi conquistada pela australiana Jessi Miley-Dyer, que hoje é a gerente geral do Circuito Mundial Feminino na ASP. Ela ainda festejou outra vitória no continente, na etapa que fechou o WQS de 2009 no Brasil, o Oakley Rio Surf Pro na capital do Rio de Janeiro.

BICAMPEÃS - Além de Jessi Miley-Dyer, mais três surfistas venceram duas etapas do WQS na América do Sul. A paraibana Diana Cristina ganhou a primeira realizada no Brasil, em 2006 na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC). Entre as quatro finalistas, estava a australiana Stephanie Gilmore, que na semana passada garantiu o pentacampeonato mundial por antecipação, antes da última etapa do ASP Women´s Tour 2012 nos Estados Unidos. A índia Tininha, da Tribo Potiguara da Baía da Traição, também comemorou outro título em 2008, no Oakley Rio Surf Pro na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro.

Neste mesmo ano, a cearense Silvana Lima, que recupera-se de uma cirurgia no joelho, faturou o título sul-americano da ASP South America com duas vitórias também no Brasil, no Billabong Eco Surf Festival na Praia do Forte, em Mata de São João (BA), e no Billabong Ladies Pro na Praia do Santinho, em Florianópolis (SC). Dois anos depois, a havaiana Coco Ho repetiu o feito com um título conquistado na Bahia e o segundo na Ilha de Santa Catarina, mas em praias diferentes. O primeiro foi o do Billabong Eco Surf Festival 2010 na Praia da Armação, em Salvador, e o outro foi o do Maresia Girls International na Praia Mole, em Florianópolis.

LISTA DAS INSCRITAS DIVIDIDA POR PAÍSES (numeração das cabeças de chave):
PERU – 16 atletas – Sofia Mulanovich (01), Valeria Solé (29), Anali Gomez (44), Karen Mendiguetti (45), Noelia Arata (46), Carolina Thun (47), Melanie Giunta (48), Vania Torres (49), Karen Chavez (50), Bleu Garcia (51), Estephani Tello (52), Mara Garcia (53), Leilani Vizquerra (54), Lorene Chauvel (55) e mais duas convidadas
AUSTRÁLIA – 10 atletas – Rebecca Woods (04), Felicity Palmateer (07), Dimity Stoyle (11), Philippa Anderson (13), Nicola Atherton (18), Georgia Fish (19), Freya Prumm (21), Nikki Van Djik (25), Laura Macaulay (30) e Kirby Wright (41)
ESTADOS UNIDOS – 7 atletas – Lakey Peterson (08), Sage Erickson (09), Shelby Detmers (26), Jordan Hundley (27), Kaleigh Gilchrist (32), Alisha Gonsalves (37) e Bianca Valenti (40)
BRASIL – 5 atletas – Jacqueline Silva (06), Suelen Naraisa (16), Barbara Segatto (31), Chantalla Furnaletto (36) e Gabriela Leite (42)
FRANÇA – 5 atletas – Pauline Ado (02), Justine Dupont (10), Alizee Arnaud (15), Joanne Defay (22) e Anne Cecile Le Tallec (23)
HAVAÍ – 4 atletas – Alana Blanchard (05), Nage Melamed (14), Leila Hurst (38) e Alessa Quizon (39)
ÁFRICA DO SUL – 2 atletas – Sarah Baum (12) e Bianca Buitendag (20)
INGLATERRA – 2 atletas – Sarah Beardmore (24) e Wes Noble (28)
VENEZUELA – 2 atletas – Yusbelki Aldana Herrera (33) e Adriana Cano (43)
NOVA ZELÂNDIA – 1 atleta – Paige Hareb (03)
ARGENTINA – 1 atleta – Ornella Pellizzari (17)

CAMPEÃS DAS ETAPAS DA HISTÓRIA DO ASP SOUTH AMERICA WOMEN´S SERIES:
2011 – Dominic Barona (EQU) – Movistar Pro San Bartolo em San Bartolo, Lima - PERU
2010 – Coco Ho (HAV) – Maresia Girls International na Praia Mole, Florianópolis (SC)
2010 – Coco Ho (HAV) – Billabong Eco Surf Festival na Praia da Armação, Salvador (BA)
2010 – Valéria Solé (PER) – Movistar Pro San Bartolo em San Bartolo, Lima – PERU
2009 – Jessi Miley-Dyer (AUS) – Oakley Rio Surf Pro na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
2009 – Sofia Mulanovich (PER) - Movistar Pro San Bartolo em San Bartolo, Lima – PERU
2008 – Diana Cristina (BRA) – Oakley Rio Surf Pro na Praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
2008 – Silvana Lima (BRA) – Billabong Ladies Pro na Praia do Santinho, Florianópolis (SC)
2008 – Rebecca Woods (AUS) – Billabong Girls Pro Rio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
2008 – Silvana Lima (BRA) – Billabong Eco Surf Festival na Praia do Forte, Mata de São João (BA)
2007 – Nicola Atherton (AUS) – Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca, Itacaré (BA)
2006 – Tita Tavares (BRA) – Billabong Girls Pro Itacaré na Praia da Tiririca, Itacaré (BA)
2006 – Diana Cristina (BRA) – Costão Pro Floripa na Praia do Santinho, Florianópolis (SC)
2005 – Jessi Miley-Dyer (AUS) – Movistar Pro Peru na Playa Asia, Lima – PERU

Por: João Carvalho

0 comentários: