sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Julian Wilson vence o Rip Curl Pro Portugal

Gabriel Medina chegou a sentir o título da etapa de Peniche em suas mãos. Mas, no último minuto, a história se inverteu. Com uma incrível e polêmica virada na onda derradeira, o australiano Julian Wilson derrotou o jovem de 18 anos e garantiu o troféu da oitava e antepenúltima etapa do Circuito Mundial. Foi a primeira dele na carreira. Na bateria anterior, o paulista tinha eliminado o aussie Joel Parkinson, que segue na liderança do ranking.

- Obrigado a todos! Só pelos aplausos daquela galera gigante na praia, deu para ver o resutado. Mas, enfim se os juízes acharam isso... Fazer o quê ? - escreveu em seu perfil em uma rede social.

Foi a quarta final de Medina na carreira. No ano passado, estreante na elite, ele assombrou ao vencer duas de cinco etapas que disputou. Uma delas, na França, tinha sido justamente contra Julian, com uma virada na regressiva.

Com o vice em Peniche, o brasileiro subiu uma posição no ranking mundial e agora está em oitavo. Wilson ganhou seis postos e é o sexto da lista. As quatro primeiras posições não se alteraram: Joel na ponta, seguido pelo americano Kelly Slater, o australiano Mick Fanning e o havaiano John John Florence. Adriano de Souza, o Mineirinho, derrotado por Julian nas semis, é o quinto colocado.

A próxima etapa do Circuito Mundial começa no dia 1º de novembro, em Santa Cruz, na Califórnia. De lá, os surfistas seguem para Pipeline, no Havaí.

Mineirinho cai nas semifinais - Carrasco de Slater, Raoni Monteiro foi o primeiro a entrar em ação, ainda pela quinta fase/repescagem, mas foi eliminado por Jeremy Flores. O francês caiu na bateria seguinte, diante de Mineirinho. Medina passou pelo australiano Josh Kerr.

Nas semifinais, Medina venceu Joel Parkinson com tranquilidade. Dominando a bateria do início ao fim, somou 13,80 pontos (6,80 e 6,33). O australiano, no entanto, não conseguiu nenhuma nota alta e chegou apenas a 5,27 (3,00 e 2,27).

Na outra bateria pela semifinal, Mineirinho não seguiu o mesmo caminho de seu compatriota. Logo no início, Julian Wilson arrancou um 9,70, colocando a pressão toda para o brasileiro. Sem encontrar as ondas necessárias para fazer frente ao rival australiano, somou apenas 5,90 (3,00 e 2,90). Wilson ainda ganhou um 9,57, alcançando 19,27 pontos.

Virada polêmica - Medina começou perdendo a decisiva bateria de Peniche. Logo em uma de suas primeiras ondas, Wilson arrancou um 7,83. Mas não demorou muito para o brasileiro virar o jogo. Com um bonito aéreo, garantiu 7,90, nota que o colocou em primeiro no duelo. Em seguida, deixou a liderança mais confortável com um tubo: 7,47. O australiano, porém, não desistiu. Mesmo depois de quebrar sua prancha e precisar trocá-la, encontrou outro tubo para virar o jogo faltando um minuto para o fim da bateria.

Os dois saíram da água sem saber quem tinha sido campeão. Mas, alguns minutos depois, a nota saiu (8,43), e a vitória do australiano foi confirmada - ele precisava de 7,55 para virar. Medina não conseguiu esconder a decepção. Wilson somou 16,26 pontos, enquanto o brasileiro alcançou 15,37.

O havaiano Fred Patacchia se revoltou. Famoso por contestar os juízes dos campeonatos, ele não se conformava.

- Nota 7,47 para o Gabriel Medina é tão errado. Foi o melhor tubo e melhor onda da bateria. Deveria ser pelo menos 8,5, na minha opinião.

E, depois que a nota final de Julian saiu, Fred não se conteve.

- Acabei de vomitar. Estou enojado.

RIP CURL PRO PORTUGAL FINAL RESULTS:
1 – Julian Wilson (AUS) 16.26
2 – Gabriel Medina (BRA) 15.37

RIP CURL PRO PORTUGAL SEMIFINAL RESULTS:
SF 1: Gabriel Medina (BRA) 13.80 def. Joel Parkinson (AUS) 5.27
SF 2: Julian Wilson (AUS) 19.27 vs. Adriano de Souza (BRA) 5.90

RIP CURL PRO PORTUGAL QUARTERFINAL RESULTS:
QF 1: Gabriel Medina (BRA) 15.60 def. Josh Kerr (AUS) 10.67
QF 2: Joel Parkinson (AUS) 15.07 def. John John Florence (HAW) 11.23
QF 3: Julian Wilson (AUS) 15.13 def. Owen Wright (AUS) 14.34
QF 4: Adriano de Souza (BRA) 15.57 def. Jeremy Flores (FRA) 9.80

RIP CURL PRO PORTUGAL REMAINING ROUND 5 RESULT:
Heat 4: Jeremy Flores (FRA) 7.34 def. Raoni Monteiro (BRA) 3.34

ASP WCT TOP 5 (After Rip Curl Pro Portugal):
1. Joel Parkinson (AUS) 52,700 pts
2. Kelly Slater (USA) 47,200 pts
3. Mick Fanning (AUS) 47,000 pts
4. John John Florence (HAW) 44,350 pts
5. Adriano de Souza (BRA) 37,650 pts

0 comentários: