segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Anali Gomez vence final peruana no Rip Curl Girls Pro Punta Rocas

Uma final entre as duas melhores surfistas do Peru fechou o Rip Curl Girls Pro no domingo de boas ondas de 4-6 pés em Punta Rocas, no distrito de Punta Negra, no Peru. A disputa do título foi onda a onda e Anali Gomez surfou a melhor do dia para bater a campeã mundial Sofia Mulanovich e festejar sua primeira vitória no Circuito Mundial da ASP. Anali largou na frente no ranking classificatório para o WCT de 2014 e ainda pode ser consagrada como campeã sul-americana profissional da ASP South America de 2013, caso não aconteça nenhuma outra etapa do ASP Women´s Star no continente este ano.

No ano passado, a número 1 da América do Sul foi Sofia Mulanovich, que começou o último dia ganhando o duelo contra a campeã sul-americana de 2011, Dominic Barona, do Equador. Na outra semifinal, Anali Gomez despachou a também peruana Valeria Sole, que dividiu o terceiro lugar no primeiro ranking mundial feminino do ano com a equatoriana.
“Estou muito feliz por ter começado o ano com o pé direito”, vibrou Anali Gomez. “Competir contra a Sofia (Mulanovich) é uma honra para mim, mas consegui usar bem o meu backside para vencer aqui na minha praia, pois moro aqui em Punta Hermosa. É a primeira vez que eu ganho uma etapa do WQS (ASP Womens Star) e estou muito feliz. Agora eu viajo no dia 28 para a Austrália para continuar disputando as etapas do Circuito Mundial lá e tentar me classificar para o WCT”.
A expectativa do público antes da bateria final era grande, já que as duas maiores surfistas do Peru iam disputar o título do Rip Curl Girls Pro Punta Rocas. A batalha foi onda a onda e as peruanas surfaram o seu melhor, trocando de posição a cada apresentação. Sofia estava vencendo nos minutos finais, mas Anali pegou uma das melhores ondas do dia e destruiu a direita até a praia para abrir uma vantagem de 8 pontos para a campeã mundial de 1996.
O tempo foi passando e começou um jogo de estratégia no mar. “La Negra”, como Anali Gomez é conhecida no Peru, procurou dominar o pico para se manter na frente da bateria. Mas, a experiente Sofia Mulanovich ainda pegou uma onda para tentar a virada, porém não conseguiu a nota que precisava e o resultado não se alterou, com Anali sendo coroada como a campeã da primeira etapa do ASP Womens Star em 2013.
O Rip Curl Girls Pro Punta Rocas Pro foi uma etapa nível 3 estrelas e a vitória valeu 750 pontos no primeiro ranking mundial feminino do ano. Agora tem duas provas com nível 6 estrelas de 3.500 pontos na Austrália. A primeira delas é o Breaka Burleigh Pro em Burleigh Heads nos dias 3 a 10 de fevereiro. E a outra é o Hunter Ports Womens Classic em Merewether Beach, Newcastle, de 18 a 24 de fevereiro. O ranking do ASP Womens Star classifica seis surfistas para a elite das top-16 do WCT feminino.
O Rip Curl Girls Pro Punta Rocas Peru 2013 foi apresentado pela Powerade, MAPFRE, Cerveza Corona e Sony Handycam e patrocinado por Nosotras, Dragon de Barranco, Skullcandy, Burn, Tablas Wayo Whilar, Oculos Dragon e Swatch. Jeep foi o veiculo oficial do evento, que também contou com apoio da Prefeitura de Punta Negra e da ASP, IPD, ALAS e FENTA.
RESULTADO DO RIP CURL GIRLS PRO E RANKING DO ASP WOMENS STAR 2013 E RANKING DA ASP SOUTH AMERICA 2013:
1.o lugar: Anali Gomez (PER) – 750 pontos
2.o: Sofia Mulanovich (PER) – 563 
3.o: Dominic Barona (EQU) – 422 
3.o: Valeria Solé (PER) – 422 

5.o: Tatiana Weston-Webb (HAV) – 316
5.o: Jasset Umbel (EUA) – 316
5.o: Carol Fernandes (BRA) – 316
5.o: Vania Torres (PER) – 316
9.o: Rosanny Alvarez (VEN) – 237
9.o: Kallee Krebs (HAV) – 237
9.o: Brissa Malaga (PER) – 237
9.o: Miluska Tello (PER) – 237
13: Aloha Maciel (BRA) – 208
13: Momoko Miyasaka (JAP) – 208
13: Rina Kitazawa (JAP) – 208
13: Lorene Chauvel (PER) – 208


Por: Andrea Carrera – ALAS Tour

0 comentários: