sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Brasileiros se destacam na abertura do Huanchaco Longboard Pro Peru


O Huanchaco Longboard Pro começou com os brasileiros se destacando na rodada inicial da única etapa com nível máximo 6 estrelas do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) em 2013. Dos 48 participantes, 32 competiram nas ondas de 2-3 pés da quinta-feira de céu nublado na Playa El Elio, no distrito de Trujillo, norte do Peru. Os dezesseis classificados vão enfrentar os cabeças de chave que entram direto nas oitavas de final. Entre os que estrearão nesta sexta-feira, os vencedores das três edições do Mundial de Longboard em Huanchaco, o peruano Piccolo Clemente, que foi finalista em todas e venceu a segunda em 2011, e os saquaremenses Rodrigo Sphaier (2010) e Jeferson da Silva (2012).

Apesar da constante participação de surfistas de países de outros continentes, os três títulos foram decididos em duelos diretos entre Peru e Brasil. O Huanchaco Longboard Pro é válido como seletiva única da ASP South America para indicar os dois representantes da América do Sul para disputar o título mundial no ASP World Longboard Tour (WLT), além dos já garantidos pelo ranking mundial do ano passado. A edição 2013 foi inaugurada com vitória francesa de Emilien Fleury, mas os brasileiros conquistaram cinco das oito baterias da primeira fase na quinta-feira em Trujillo.

O campeão mundial Phil Rajzman e Danilo Rodrigo fizeram os recordes do dia. O carioca arrancou a maior nota dos juízes, média 8,5 para a onda surfada por Phil Rajzman que foi considerada como a melhor do dia. Só ele superou o 7,67 recebido por Danilo, mais conhecido por Mulinha, mas não o placar de 14,50 pontos do paulista. Rajzman totalizou 14,17 e o também carioca Marcelo Freitas ficou em terceiro nas duas listas, com 14,07 e nota 7,40.

“Acabei de avançar em primeiro lugar para a próxima fase do Huanchaco Longboard Pro”, postou Marcelo Freitas, em seu Facebook pessoal logo após a vitória na sexta bateria. “Séries (de ondas) demoradas, mas com paciência e fé em Deus deu tudo certo e as ondas vieram. Consegui surfar bem e amanhã (sexta-feira) tem mais. Obrigado aos amigos verdadeiros pela torcida, vamos nessa, Aloha!”

VITÓRIA PERUANA – O francês Emilien Fleury ganhou a primeira bateria do Huanchaco Longboard Pro 2013 e o norte-americano Tony Silvagni venceu a última do dia. O único peruano a sair do mar em primeiro lugar foi Fernando Rodriguez, com o brasileiro Alexandre Wolthers despachando dois venezuelanos para também avançar para as quartas de final no quarto confronto da quinta-feira no Peru.

A Venezuela já estava garantida na rodada de estreia dos cabeças de chave, os dezesseis mais bem colocados no ranking mundial de Longboard da ASP inscritos no evento, com Ronald Reyes na primeira bateria do campeonato. Três peruanos também passaram em segundo lugar na quinta-feira, José Juan Corzo, Richard Navarrete e José Ramos Ucañan.

Completam a lista dos classificados mais três brasileiros. Robledo Oliveira fez dobradinha com Jaime Carrasco contra dois peruanos. Jefson Silva repetiu o feito com Danilo Rodrigo no confronto 100% verde-amarelo da primeira fase. E Robson Fraga ganhou a última vaga para as oitavas de final na vitória americana de Tony Silvagni.

PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=33.o lugar (390 pts) / 4.o=41.o lugar (337 pts):
1.a bateria: 1-Emilien Fleury (FRA), 2-Ronald Reyes (VEN), 3-Francisco Hernandez (VEN), 4-Diego Carvalho (BRA)
2.a: 1-Jaime Carrasco (BRA), 2-Robledo Oliveira (BRA), 3-Diego Venegas (PER), 4-Jean Saldaña (PER)
3.a: 1-Danilo Rodrigo (BRA), 2-Jefson Silva (BRA), 3-André Deca (BRA), 4-Dionisio Santos (BRA)
4.a: 1-Fernando Rodriguez (PER), 2-Alexandre Wolthers (BRA), 3-Eudy Isturis (VEN), 4-Francisco Dominguez (VEN)
5.a: 1-Gabriel Nascimento (BRA), 2-José Juan Corzo (PER), 3-Steven McLean (EUA), 4-Carlos Nacarino (PER)
6.a: 1-Marcelo Freitas (BRA), 2-Richard Navarrete (PER), 3-Vinicius Nunes (BRA), 4-Guillermo Pinillos (PER)
7.a: 1-Phil Rajzman (BRA), 2-José Ramos Ucañan (PER), 3-Armando Colucci (ITA), 4-Karina Abras (BRA)
8.a: 1-Tony Silvagni (EUA), 2-Robson Fraga (BRA), 3-Jonas Wolthers (BRA), 4-Joel Ucañan (PER)

SEGUNDA FASE – OITAVAS DE FINAL – 3.o=17.o lugar (675 pts) / 4.o=25.o lugar (410 pts):
1.a: Jeferson da Silva (BRA), Roberto Meza (PER), Emilien Fleury (FRA), Robledo Oliveira (BRA)
2.a: Halley Batista (BRA), Airton Junior (BRA), Jaime Carrasco (BRA), Ronald Reyes (VEN)
3.a: Wenderson Biludo (BRA), Rodrigo Sousa (BRA), Danilo Rodrigo (BRA), Alexandre Wolthers (BRA)
4.a: Paulo Giachetti (BRA), Rodrigo Sphaier (BRA), Fernando Rodriguez (PER), Jefson Silva (BRA)
5.a: Matheus Cunha (BRA), Piccolo Clemente (PER), Gabriel Nascimento (BRA), Richard Navarrete (PER)
6.a: Rafael Cavalcanti (BRA), Felipe Lacerda (BRA), Marcelo Freitas (BRA), Juan José Corzo (PER)
7.a: Geraldo Lemos (BRA), Carlos Pereira (BRA), Phil Rajzman (BRA), Robson Fraga (BRA)
8.a: Carlos Bahia (BRA), Yan Guimarães (BRA), Tony Silvagni (EUA), José Ramos Ucañan (PER)

Por: João Carvalho

0 comentários: