domingo, 17 de março de 2013

Leão-marinho atravessa Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú

Um animal marinho de aproximadamente 300 quilos descansava na praia quando resolveu ir além da faixa de areia. Ele foi atração de quem passava por volta das 17h, do sábado, dia 16, pela Avenida Atlântica, a principal de Balneário Camboriú. As primeiras informações de policiais, populares e de técnicos que compareceram ao local chegaram a afirmar que seria um leão-marinho. À noite, porém, o médico veterinário Gustavo Henrique Pereira Dutra afirmou tratar-se, na opinião dele, de um elefante-marinho (Mirounga leonina).

Segundo Dutra, as duas espécies são muito parecidas, mas a principal diferença seriam as patas. O médico veterinário explicou que, se fosse um leão-marinho, o animal estaria 'andando' quase em duas patas - e não se arrastando, conforme o relato de quem presenciou o animal atravessando a avenida no final da tarde. 

A cena inusitada, e que deixou o próprio animal marinho visivelmente assustado, reuniu milhares de pessoas em questões de minutos à beira da praia. Fotos e vídeos imediatamente se espalharam pelas redes sociais tão logo ele surgiu no asfalto, ainda no sábado, gerando milhares de compartilhamentos. 

A Polícia Militar foi chamada e isolou a calçada e a avenida, com intuito de proteger o animal e evitar que os veículos o assustassem ainda mais. Os policiais auxiliaram-no a voltar para a praia. Educado, segundo brincadeiras dos populares que assistiam a tudo, o mamífero marinho escolheu para atravessar a avenida em plena faixa de pedestres. Voltou para a areia e, em cerca de 20 minutos, retornou para o mar. 

Segundo o tenente da Polícia Militar de Balneário Camboriú, Cristofer Tiemann, o animal não parecia machucado. Provavelmente assustado, por alguns minutos resistiu a voltar para a água. 

0 comentários: