terça-feira, 13 de agosto de 2013

Benefícios da Prática do Stand Up Paddle

O Stand Up Paddle está virando febre no mundo todo. Além de ser um esporte acessível a todos, traz diversos benefícios aos seus praticantes.

DEFINIÇÃO MUSCULAR

Para começar, o SUP trabalha basicamente todos os grupamentos musculares do corpo. Durante a prática do esporte, utilizamos grupos situados em membros superiores (braços e tronco); membros inferiores (pernas); e o mais importante que é o cérebro (córtex). A todo instante precisamos do córtex, pois ele é responsável pelo equilíbrio e coordenação, que são necessários já que utilizamos braços, pernas e abdômen ao mesmo tempo. Braços são necessários na utilização do remo, pernas para facilitar a locomoção com flexão de quadril e joelhos simultaneamente, proporcionando uma posição mais confortável e efetiva para o deslocamento. O abdômen estabiliza todo o corpo em uma série de movimentos como, por exemplo, inclinação lateral do corpo para nos mantermos equilibrados em cima da prancha.

POSTURA

O SUP, assim como qualquer outra atividade física, deve ser praticado com a postura correta para evitar possíveis lesões. Procure manter sempre a coluna ereta, pernas levemente flexionadas e abdômen contraído; dessa forma o esporte é totalmente seguro e ainda melhora sua postura em longo prazo, pois o abdômen é o principal responsável por preservar a coluna lombar. Trabalhamos também a musculatura peitoral situada anteriormente junto com musculaturas posteriores ajudando a diminuir a cifose torácica, ou seja, seus praticantes provavelmente ficarão menos corcundas.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Quando estamos praticando o SUP, a circulação sanguínea aumenta e, consequentemente, o batimento cardíaco e a frequência respiratória são alterados. Dessa forma conseguimos trabalhar o sistema cardiovascular, prevenindo grandes disfunções como AVE (acidente vascular encefálico), que acarreta grandes alterações na fala, coordenação, equilíbrio, locomoção, etc. 

COORDENAÇÃO MOTORA

A parte responsável pela a coordenação é o córtex, situado no cérebro. Para obtermos uma locomoção mais efetiva com menos gasto energético no SUP, é necessário associar pernas, tronco e braços, utilizando esses membros ao mesmo tempo contraindo diferentes grupos musculares situados em todo nosso corpo. Logo, o SUP é ideal para melhorar sua coordenação motora.

MENTE

Além dos benefícios físicos citados acima, o SUP é uma ótima terapia para a mente.
Durante a prática esportiva secretamos endorfina e serotonina, que causam sensação de bem estar e felicidade, que ao longo prazo nos oferece algo muito importante, QUALIDADE DE VIDA!

Abaixo citamos o que nossos clientes mais falam após a prática do esporte:

  •  O SUP te ajuda a esquecer seus problemas externos.
  •  O contato com a natureza é incrível.
  •  É uma ótima oportunidade para curtir um dia de sol junto aos amigos.
  •  Também é ótimo para passar um tempo consigo mesmo.

0 comentários: