quinta-feira, 24 de julho de 2008

Paranaense Pro - Tudo pronto na Ilha do Mel (PR)

Fonte: Waves

Está chegando a hora dos surfistas profissionais invadirem a paradisíaca Ilha do Mel (PR), para a segunda etapa do Skol apresenta Guarah Surf Pro 2008.

Pelo segundo ano, o Circuito Paranaense Profissional indica um surfista do estado à elite nacional e, o atual campeão Péricles Dimitri, defende essa vaga no próximo final de semana (26 e 27/7) na praia de Fora, palco escolhido para o evento na Ilha do Mel (PR).

Nesta quinta-feira (24/7), Péricles e outras estrelas do surf brasileiro estarão na coletiva de imprensa marcada às 17 horas no Camboa Resort Hotel, localizado à rua João Estevão - Ponta do Caju, Paranaguá (PR).

A principal atração é o paranaense Peterson Rosa, tricampeão brasileiro e detentor de vários recordes na história do Circuito Brasileiro.

A coletiva de imprensa contará também com a presença do bicampeão catarinense Diego Rosa, do cearense Marcio Farney e do gaúcho Robson Gobbato, todos da elite do SuperSurf. Além do paranaense recordista nas ondas da Pororoca, Sergio Laus.

Em seguida, a Fundação Municipal de Turismo oferece aos atletas, jornalistas, comissão técnica e organizadores um jantar no restaurante Danúbio Azul. No dia seguinte, está prevista a saída da escuna de Paranaguá para a Ilha do Mel, onde ficarão todos os envolvidos no evento.

As disputas na praia de Fora começam na manhã do sábado. À noite tem festa oficial na Toca do Abutre em parceria com a FPS e retornam cedo no domingo decisivo do título.

O professor do Projeto Surf nas Escolas de Matinhos ganhou a prova que marcou a estréia do Circuito Guarah Surf Pro na mesma cidade que já revelou campeões brasileiros como Peterson Rosa e Jihad Kohdr.

Na final, Péricles Dimitri superou o tricampeão Peterson Rosa, o bicampeão catarinense Diego Rosa e outro paranaense, Jeferson da Veiga, nas direitas do pico de Matinhos.

Péricles e Peterson são os únicos representantes do Paraná na elite masculina do SuperSurf 2008. Porém, ambos estão fora dos 24 primeiros colocados no ranking que serão mantidos na Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

Também não aparecem entre os 13 que sobem pelo ranking de acesso e no momento estão disputando a vaga da Federação Paranaense de Surf para a elite de 2009.

Para usar o mesmo formato de competição do WCT para 48 participantes por etapa, o grupo do SuperSurf foi reduzido para 46 surfistas e passou a ser assim formado.

Da elite atual permanecerão os 24 primeiros colocados no ranking final da temporada. Treze sobem pela Divisão de Acesso (formada pelas etapas da Seletiva Petrobras e Brasil Tour e as duas maiores pontuações regionais). Mais três são indicados pelo Circuito Nordestino e outros seis pelos rankings estaduais do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

“A grande importância do circuito é essa oportunidade do campeão estadual ganhar uma vaga no circuito nacional mais rico do mundo”, destaca Antonio M. Barbosa, o Maninho, presidente da FPS.

“A Federação extinguiu a categoria Open amadora no estado e forçou os atletas a se profissionalizarem, não medindo esforços para o fortalecimento do circuito profissional, hoje contando com vários parceiros do surf estadual, como o Governo do Estado do Paraná, através da Paraná Esporte, principalmente”, completa Maninho.

Em cada uma das etapas são distribuídos R$ 15 mil em prêmios. Na Ilha do Mel, a Federação Paranaense de Surf ganhou nível no julgamento com a presença do juiz do quadro internacional da ASP (Association of Surfing Professionals), Ícaro Cavalheiro.

Campeão em todas as categorias do surf catarinense e algumas do Paraná, ele aproveita a folga no WCT para atualizar os juízes brasileiros em como está a análise das maiores estrelas do esporte.

A etapa da Ilha do Mel será transmitida ao vivo pela internet através do novo site da Federação Paranaense de Surf e a final passará ao vivo pelo canal de comunicação TV Educativa aberta para todo Brasil.

Depois da Ilha do Mel, o Circuito Guarah Surf Pro será encerrado nos dias 21 e 22 de novembro na badalada Guaratuba (PR), onde será conhecido o campeão estadual paranaense e o representante do estado no SuperSurf em 2009.

O Circuito Guarah Surf Pro 2008 conta com patrocínio: Skol, Guaraná Guarah, Hurley, 30 Pés, Governo do Estado do Paraná através da Paraná Esporte, R. Gutierres, Prefeitura Municipal de Paranaguá e Fumtur. Apoio: Transamérica FM, site Waves, Crazy Cow Energy Drink e Altos Agitos. Realização: Federação Paranaense de Surf. Supervisão: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Organização: D’vicz Marketing & Promoções.