quinta-feira, 22 de abril de 2010

Confronto brasileiro na estréia Billabong Pro SC

Fonte: ASP South America

O Feriado de Tiradentes já amanheceu ontem com chuva em Santa Catarina e o alerta da Defesa Civil do estado está mantido para o risco de temporais e até queda de granizo. O bom é que essa frente fria está trazendo ondas para o Billabong Pro Santa Catarina. Uma primeira chamada para o início da etapa brasileira do ASP World Tour está confirmada para as 8 horas da sexta-feira na Praia da Vila, primeiro dia do prazo que vai até 02 de maio em Imbituba. O Brasil tem quatro surfistas na divisão de elite do surfe mundial e três deles acabaram escalados juntos na rodada de apresentação dos melhores surfistas do mundo no litoral sul de Santa Catarina.

O paulista Adriano de Souza, o potiguar Jadson André e o catarinense Neco Padaratz estrearão na terceira bateria e só o vencedor avança direto para a terceira fase. Mas, os dois perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem, quando começam os duelos homem-a-homem nas etapas do ASP World Title Race. Apenas o catarinense Marco Polo ficou sozinho e terá uma parada duríssima contra o tricampeão mundial Andy Irons e o número 4 do ranking 2010, o californiano Bobby Martinez. Eles disputam a sexta bateria do dia.

Além do quarteto verde-amarelo da elite mundial, mais três brasileiros vão competir nas vagas de convidados do Billabong Pro Santa Catarina. Já é regra na etapa brasileira do ASP Tour, desde que ela mudou para Santa Catarina, os campeões brasileiro e catarinense receberem os dois wildcards da organização do evento. Então, o cearense Messias Félix, número 1 do Brasil em 2009, e o alagoano Tânio Barreto, campeão estadual catarinense que há muitos anos mora em Florianópolis, estão confirmados. E na vaga do patrocinador, a Billabong escolheu fazer uma triagem para definir quem completará o grupo dos 48 participantes em Imbituba.

Um deles vai encarar o atual líder do ranking 2010, Taj Burrow, além do norte-americano C. J. Hobgood na oitava bateria. Outro entra na disputa seguinte com o defensor do título mundial, Mick Fanning, e o também australiano Tom Whitaker. Quem pega quem só será conhecido com o término da triagem, dependendo da classificação do vencedor no ranking mundial. A terceira vaga em aberto ainda na fase inicial do Billabong Pro Santa Catarina é na décima bateria, encabeçada por Kelly Slater e pelo português Tiago Pires.

Slater venceu a etapa brasileira do ASP Tour em Imbituba no ano passado, numa emocionante final contra o paulista Adriano de Souza. Ele já havia sido o primeiro a comemorar o título em Santa Catarina em 2003 e no ano passado igualou as duas vitórias de Mick Fanning em 2006 e 2007. Os outros integrantes da Galeria dos Campeões em Imbituba são Taj Burrow em 2004, Damien Hobgood em 2005 e Bede Durbidge em 2008. Toda a torcida é para uma conquista inédita de um brasileiro e Adriano de Souza chegou muito perto disso em 2009.

CIDADE DO SURF – Desde que adquiriram a licença da etapa brasileira do ASP World Tour, os catarinenses Teco Padaratz e Xandi Fontes vêm mantendo a filosofia inicial de não só fazer o maior campeonato de surfe da América do Sul, como também um grande festival, com muita música e outras atrações para o público que sempre lotou as praias por onde passou o evento no litoral de Santa Catarina. No Billabong Pro Santa Catarina não será diferente!

Na “Cidade do Surf” montada na enorme arena do evento na Praia da Vila, várias opções de lazer para os que forem assistir os melhores surfistas do mundo em Imbituba. No Espaço Bem Estar, eles terão massagens e aulas de Yoga. No Cultura Surf, exposição de troféus, fotos e vídeos. No Espaço Ecologia, diversas ações de preservação do meio ambiente. E no domingo, acontece o concorrido concurso da Garota Skol WCT, para a escolha da gata do campeonato.

WCT SURF MUSIC FESTIVAL – O Stage Music Park, em Jurerê Internacional, bairro nobre de Florianópolis, foi o lugar escolhido para receber o WCT Surf Music Festival no dia 24, sábado. A banda australiana Beautiful Girls será a atração internacional, mas outros shows vão agitar a noite, reunindo nomes como Teco Padaratz e as bandas Dazaranha e Raimundos. Os ingressos estão à venda no www.blueticket.com.br por R$ 30,00 no lote promocional.

O Billabong Pro Santa Catarina é uma realização Grupo RBS e da Quântica Eventos, com patrocínio da Skol. Apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte, e da Prefeitura Municipal de Imbituba, Fecasurf, Associação de Surf de Imbituba e da Praia do Rosa. Parceiros de mídia a Revista Alma Surf, Rede Atlântida FM e SporTV.

Mais informações:
João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Billabong Pro Santa Catarina
(48) 9988-2986 – joao@aspsouthamerica.com.br
Lívia Machado – Assessoria de Comunicação do Grupo RBS
(51) 8411-8075 – livia.machado@gruporbs.com.br
Paula Carneiro – Assessoria de Imprensa da Billabong Brasil
(11) 9829-0430 – pcarneiro@billabong.com.br

BILLABONG PRO SANTA CATARINA - primeira fase classificatória:
1.a: Fredrick Patacchia (HAV), Jeremy Flores (FRA), Adam Melling (AUS)
2.a: Dane Reynolds (EUA), Roy Powers (HAV), Jay Thompson (AUS)
3.a: Adriano de Souza (BRA), Jadson André (BRA), Neco Padaratz (BRA)
4.a: Bede Durbidge (AUS), Michel Bourez (TAH), Nate Yeomans (EUA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Daniel Ross (AUS), Travis Logie (AFR)
6.a: Bobby Martinez (EUA), Andy Irons (HAV), Marco Polo (BRA)
7.a: Joel Parkinson (AUS), Luke Stedman (AUS), Blake Thornton (AUS)
8.a: Taj Burrow (AUS), C. J. Hobgood (EUA) + 1 convidado
9.a: Mick Fanning (AUS), Tom Whitaker (AUS) + 1 convidado
10: Kelly Slater (EUA), Tiago Pires (PRT) + 1 convidado
11: Kai Otton (AUS), Dean Morrison (AUS), Tanner Gudauskas (EUA)
12: Adrian Buchan (AUS), Kekoa Bacalso (HAV), Matt Wilkinson (AUS)
13: Damien Hobgood (EUA), Mick Campbell (AUS), Luke Munro (AUS)
14: Kieren Perrow (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Ben Dunn (AUS)
15: Chris Davidson (AUS), Owen Wright (AUS), Brett Simpson (EUA)
16: Taylor Knox (EUA), Drew Courtney (AUS), Dusty Payne (HAV)