terça-feira, 13 de abril de 2010

Vida Marinha Pro Junior em Balneario Barra do Sul

Fonte: ASP South America / Por: Klaus Kaiser (ASP South America)

Arte. Espetáculo. Show. Ação. Adrenalina. Tudo isso e mais um pouco é o que os melhores surfistas juniores de até 20 anos de idade de toda a América do Sul mostrarão aos que estiverem presentes na praia do Bispo, em Barra do Sul, litoral norte de Santa Catarina, entre os dias 16 a 18 de abril, para acompanhar as disputas do VIDA MARINHA PRO JUNIOR, segunda etapa da seletiva sul-americana da ASP South America ao Mundial Junior da ASP.

Depois da primeira etapa que foi realizada no início do mês na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, todas as atenções se voltam agora para as ondas do balneário catarinense. A expectativa é de disputas muito acirradas, pois o nível e a performance dos competidores está altíssima, muito além dos padrões normais para competidores com esta idade. Na etapa carioca os limites foram extrapolados com manobras futurísticas sendo realizadas a todo o momento, o que impressionou não só ao público presente como aos juízes e imprensa. O comentário geral é de que desde Fábio Gouveia e Teco Padaratz nunca se viu uma geração tão talentosa e promissora como esta que está disputando o circuito deste ano.

O atual líder da categoria masculina é o paulista Miguel Pupo, filho do ex-surfista profissional Wagner Pupo, dono de uma das mais brilhantes carreiras como surfista profissional dentro do Brasil. Miguel assombrou a todos com aéreos de front-side e back-side, tail-slides e notas na casa dos 9,00 pontos a todo o momento. Ele chegou ao ápice da sua performance na Barra da Tijuca ao conseguir um 9,17 e um 10 unânime nas semifinais. Já na finalíssima não deu chances ao atual campeão sul-americano Pro Junior Alejo Muniz e levou o troféu e a liderança provisória do circuito deste ano para Camburi, litoral norte do estado de São Paulo onde vive atualmente.

Como ele mesmo diz, “vou faminto para Barra do Sul e espero vencer lá novamente, quero estar de todas as maneiras no Circuito Mundial Junior este ano”.

Alejo Muniz não poderá estar presente devido a compromissos profissionais assumidos junto ao seu patrocinador, mas todas as demais estrelas do Tour Junior deste ano estarão presentes, como o paranaense Peterson Crisanto e o capixaba Krystyan Kimmerson, semifinalistas na primeira etapa, os paulistas Caio Ibelli, Jesse Mendes e Bryan Franco, o baiano Marco Fernandez, um dos representantes brasileiros no Mundial do ano passado, o carioca Filipe Braz e os catarinenses Marthen Pagliarini, Pedro Husadel, Ian Gouveia, Caue Wood e Bruno Lopes. Entre os estrangeiros, destaque para o peruano Martin Jeri, o equatoriano Roberto Rodriguez, o chileno Guillermo Satt e o uruguaio Maximo Gattas, que prometem fazer de tudo para colocar água no chope dos brasileiros mesmo em águas tupiniquins.

Já entre as meninas a disputa não será menos emocionante, já que a representante local e um dos ícones do surf feminino brasileiro, Gabriela Leite, quer se recuperar da má atuação que teve no Rio de Janeiro e brindar a torcida local com uma vitória. A sua tarefa não será fácil, pois a índia paraibana Diana Cristina, que bateu a havaiana Leila Hurst na primeira etapa em águas cariocas quer o bi-campeonato do circuito 2010 e vem com tudo, mesmo tendo que competir desde a primeira fase, já que perdeu o prazo de inscrições e com isso o direito de ser pré-classificada.

“Tininha”, como é mais conhecida, foi a campeã do circuito no ano passado e declarou que “este ano quero a minha vaga no mundial de qualquer jeito, pois ano passado fui a campeã, mas não consegui ir ao Mundial Junior, já que estava sem patrocínio. Isso agora é passado e quero ganhar novamente para carimbar o quanto antes o meu passaporte”. As maiores adversárias de Tininha e Gabriela Leite são as paulistas Camila Cássia e Barbara Segatto, a carioca Michelle des Bouillons, a paranaense Nathalie Martins, a catarinense Barbara Muller e a peruana Alexia Jeri.

O Vida Marinha Pro Junior é uma realização do FUNDESPORTE, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina e patrocínio da Vida Marinha, com apoio da Prefeitura Municipal de Barra do Sul, Hotel Bandeirantes da Barra, Hotel e Restaurante do Chico, Willrich Têxtil, Secretaria de Esporte e Turismo de Barra do Sul, Irineu Imóveis, Califórnia e 3M TEM Sports. O evento é homologado pela ASP South America, Federação Catarinense de Surf e Associação de Surf de Barra do Sul.