domingo, 16 de maio de 2010

Coca-Cola Saquarema Pro terá um novo campeão!!!!

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America

Com uma precisão incrível, Willian Cardoso registrou um novo recorde de 17,33 pontos para o Coca-Cola Saquarema Pro, no sábado de boas ondas de 4-6 pés na Praia de Itaúna. Ele derrotou o defensor do título do campeonato, Neco Padaratz, surfando apenas duas ondas na bateria, que valeram notas 8,83 e 8,50.

Apenas dois estrangeiros avançaram para o domingo decisivo. E um deles, o norte-americano Nathaniel Curran, vai abrir as quartas-de-final com o jovem catarinense Ricardo dos Santos. A primeira chamada será às 7:30 horas na Praia de Itaúna, com a vitória na etapa nível 6 do ASP World Star na Região dos Lagos do Rio de Janeiro valendo 20.000 dólares e 3.000 pontos no ranking mundial.

“Eu estava comentando com o Neco lá dentro que é a primeira vez que eu ganho dele. E uma das últimas vezes que nos enfrentamos foi na semifinal do ano passado aqui”, lembrou Willian Cardoso. “Ele me ganhou e depois venceu o campeonato, então voltar a esse cenário e ganhar dele com uma apresentação dessa foi muito bom. Consegui surfar duas ondas excelentes, foi recorde do campeonato, então estou amarradão e vamos pro último dia com tudo”, prometeu o catarinense, que vai enfrentar o cearense Heitor Alves na terceira quarta-de-final do Coca-Cola Saquarema Pro.

Se Willian ganhou um duelo catarinense contra Neco Padaratz, Heitor venceu um cearense com André Silva utilizando a mesma tática, ou seja, com apenas duas ondas surfadas. Totalizou 16 pontos com as notas 7,5 e 8,5 que recebeu, contra 14,70 do conterrâneo. Já a melhor onda foi surfada pelo paulista Wiggolly Dantas, que arrancou uma nota 9,40, terceira maior do campeonato, para despachar a sensação da semana em Saquarema. O jovem havaiano John John Florence, 16 anos, foi batido pelo segundo maior placar do dia, 16,57 pontos, mas saiu ainda com o recorde de nota - 9,83 - do evento.

“Estou muito feliz por conseguir uma onda boa e esse campeonato aqui tem de ser Prime. É um lugar que dá altas ondas, todo ano é assim, então espero que a ASP também dê o status Prime para o evento”, pediu Wiggolly Dantas, refererindo-se a indicação da ASP para as melhores ondas do circuito, que dão 6.500 pontos para o campeão. A premiação nestes eventos é a mesma de 145.000 dólares oferecida no Coca-Cola Saquarema Pro, cuja vitória, sem esse status, vale 3.000 pontos.

O paulista é um dos cinco brasileiros na lista provisória dos dez surfistas que serão classificados para a divisão de elite do surfe mundial pelo ASP World Ranking. Ele agora vai disputar a última vaga para as semifinais do Coca-Cola Saquarema Pro contra o sul-africano Travis Logie, que veio ao Brasil para tentar ingressar neste grupo, pois no momento está perdendo sua vaga entre os tops do ASP Tour. Só que para conseguir isso, ele vai precisar chegar na grande final na Praia de Itaúna neste domingo.

“Acredito que não surfei tão bem agora como na bateria que disputei de manhã. Mas, consegui me classificar e isso é que era importante”, falou Travis Logie, após derrotar o peruano Gabriel Villaran. “Sei que posso surfar melhor e vamos ver amanhã. Essa praia é um ótimo lugar para um campeonato, tem grandes esquerdas e deu onda a semana inteira. Tomara que continue assim amanhã”.

Outro destaque do sábado de bom público na Praia de Itaúna foi o jovem catarinense Ricardo dos Santos. Na primeira bateria do dia, barrou o cabeça-de-chave número 1 do Coca-Cola Saquarema Pro, o potiguar Jadson André. Depois, na abertura dos duelos homem-a-homem, derrotou o cearense Pablo Paulino, bicampeão mundial Pro Junior que já foi seu companheiro de equipe e de viagens.

“O Pablo sempre foi a grande inspiração pra mim”, enalteceu Ricardinho. “Poder competir com ele e ganhar foi incrível. Ele que me ensinou grande parte das coisas que fiz na bateria e viajei com ele muito tempo da minha vida já. A bateria foi um vira, desvira, vira, desvira no final, que só estando com um bom preparo pra suportar a pressão. Não se consegue isso da noite pro dia e foi muito treinamento para chegar aqui, então tenho que agradecer a todos que me ajudaram para isso”.

Ricardinho e o norte-americano Nathaniel Curran serão os primeiros a entrar no mar no domingo final do Coca-Cola Saquarema Pro. Campeão mundial do WQS em 2008, Curran perdeu sua vaga na elite no ano passado e está tentando retornar ao Dream Tour da ASP pelo ranking de acesso. Ele ficou feliz pelas ótimas ondas que encontrou na Praia de Itaúna, para ele as melhores que já surfou no Brasil.

“Essa praia é muito boa para surfar. Pegamos grandes ondas a semana inteira, hoje também, e isso faz com que a gente entre mais feliz para competir”, falou Nathaniel Curran, após vencer o duelo estrangeiro contra o australiano Nathan Hedge na segunda oitava-de-final. “Ele é um grande surfista e só engrandeceu meu resultado. Peguei três ondas boas na bateria e dessa vez levei a melhor”.

O Coca-Cola Saquarema Pro é realizado pela Adding Eventos com o patrocínio da Coca-Cola e da Oriente Construção Civil e apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Saquarema e da Unimed Araruama. O evento é homologado pela ASP South America como etapa nível 6 estrelas do ASP World Star e organizado com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf de Saquarema.

QUARTAS-DE-FINAL DO COCA-COLA SAQUAREMA PRO:
1.a: Nathaniel Curran (EUA) x Ricardo dos Santos (BRA)
2.a: Heitor Alves (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
3.a: Marco Polo (BRA) x Jerônimo Vargas (BRA)
4.a: Travis Logie (AFR) x Wiggolly Dantas (BRA)

OITAVAS-DE-FINAL – 9.o lugar – US$ 2.300 e 949 pontos:
1.a: Ricardo dos Santos (BRA) 14.60 x 12.33 Pablo Paulino (BRA)
2.a: Nathaniel Curran (EUA) 14.00 x 12.27 Nathan Hedge (AUS)
3.a: Willian Cardoso (BRA) 17.33 x 13.70 Neco Padaratz (BRA)
4.a: Heitor Alves (BRA) 16.00 x 14.70 André Silva (BRA)
5.a: Marco Polo (BRA) 13.06 x 9.57 Victor Ribas (BRA)
6.a: Jerônimo Vargas (BRA) 15.70 x 11.43 Alex Ribeiro (BRA)
7.a: Travis Logie (AFR) 11.84 x 9.43 Gabriel Villaran (PER)
8.a: Wiggolly Dantas (BRA) 16.57 x 9.44 John John Florence (HAV)

QUARTA FASE – 17.o lugar – US$ 2.000 e 712 pontos:
1.a: 12.24=Ricardo dos Santos (BRA), 10.17=Nathan Hedge (AUS), 9.94=Jadson André (BRA)
2.a: 9.44=Nathaniel Curran (EUA), 9.23=Pablo Paulino (BRA), 6.50=Jayke Sharp (AUS)
3.a: 11.40=Neco Padaratz (BRA), 11.27=André Silva (BRA), 10.17=Raoni Monteiro (BRA)
4.a: 11.93=Heitor Alves (BRA), 10.50=Willian Cardoso (BRA), 5.50=Gustavo Fernandes (BRA)
5.a: 10.30=Marco Polo (BRA), 9.83=Jerônimo Vargas (BRA), 8.20=Messias Felix (BRA)
6.a: 12.00=Alex Ribeiro (BRA), 11.43=Victor Ribas (BRA), 4.50=Sebastien Zietz (HAV)
7.a: 10.94=Gabriel Villaran (PER), 10.00=John John Florence (HAV), 9.77=Jihad Khodr (BRA)
8.a: 9.83=Wiggolly Dantas (BRA), 7.17=Travis Logie (AFR), 6.03=Rodrigo Dornelles (BRA)