domingo, 16 de maio de 2010

Davey Cathels vence o Billabong Pro Junior no masculino

Fonte: ASP Australasia

O australiano Davey Cathels vence o Billabong Pro Junior no famoso ‘point’ de Raglan, na Nova Zelândia.

Cathels derrotou o local Ryan Callinan com uma diferença apertada. Em excelentes ondas de 1,5 metros, o australiano ficou com 13,50 pontos contra 13,40 do neozelandês.

"Achei a única forma de vencer com duas ondas médias, os ventos estavam uivando e enquanto Ryan tinha uma onda excelente, eu sabia que a sua segunda pontuação era pequena e eu me concentrei em duas contagens médias e funcionou desta vez - não é uma estratégia que eu gosto, porque realmente excelentes pontuações são as únicas maneiras de ganhar, mas nesses ventos foi algo que tinha de ser implementado", disse Cathels.

Esta foi a segunda vitória de Davey nesta temporada, e está no segundo do ASP Australasia Junior Series. Agora sua ‘briga’ direta é com o atual líder Mitch Crews, que foi eliminado na segunda rodada neste evento. Mesmo assim Crews mantém a liderança na classificação de 3 mil pontos, enquanto a diferença de Cathels é de apenas alguns pontos.

"O objetivo agora é tentar ganhar a classificação e é isso vou ser buscar"

Já Ryan Callinan teve sentimentos diversos após a final. "É o meu melhor resultado, mas sinto como uma oportunidade perdida. Também porque eu marquei a grande onda adiantada e deve ter suportado acima com uma pontuação decente na segunda - Eu deveria ter me concentrado para obter uma pontuação melhor”, disse Callinan.

Com o resultado, Callinan melhorou na classificação geral e acabou passando de 13º para 8ª posição. Assim está na 'batalha' para se qualificar para o ASP World Junior Championship Series - (quatro Tops se classificam para os dois ASP World eventos Junior Championships, em Bali e Sydney - outubro e janeiro - para decidir ASP World Pro Junior Champion).

"Eu adoraria me qualificar para o ASP World Junior Series, eu preciso de bons resultados, mas há alguns eventos interessantes chegando e talvez eu possa fazê-lo."

Enquanto isso, Alex Dive, da Nova Zelândia, conseguiu seu melhor desempenho no Circuito Pro Junior Australasian fazendo as semifinais e, finalizou o evento na 3ª colocação.

Alex Dive, que estava liderando boa parte da semifinal, foi superado nos minutos finais por Ryan Callinan, com pontuação final de 13,85 a 12,65.

Mesmo decepcionado em perder nos últimos minutos, Alex ainda estava contente por ter feito um bom resultado: “o melhor que eu consegui no Circuito Pro Junior. Deu-me muita confiança, sabendo que posso estar neste nível e estou me preparando para a próxima temporada no circuito”, confirma o atleta da Nova Zelândia

“De todos os eventos que eu surfei nesta temporada este produziu as melhores ondas então é ótimo ter um evento aqui, em Raglan e, eu espero que possamos estar aqui novamente no próximo ano”, completa Alex.

O próximo evento no “Australasian Pro Junior Series” é o Chill Pro Junior da Austrália Ocidental, em Perth, na primeira semana de junho.

Resultados do Billabong Pro Junior:
Final:
1 - Davey Cathels 13,50
2 - Callinan Ryan 13,40

Semifinais:
SF 1: Callinan Ryan (AUS) 13,85 Def. Alex Dive (NZ) 12,65
SF 2: Davey Cathels (AUS) 16.40 def. Ty Watson (AUS) 15,75