terça-feira, 18 de maio de 2010

O’Neill anunciou os nomeados para a edição deste ano dos Raw Courage Big Wave Awards 2009/10

Fonte: Surf Total

O evento vai distinguir os bigriders sul-africanos cuja coragem e atiranço os levaram a alcançaram as maiores proezas em ondas grandes utilizando apenas a remada. Como tem as suas raízes neste género de surf, à excepção da categoria “Maior Onda”, foram aceites as inscrições em ondas apanhadas através de tow-in.

No entanto, o critério de julgamento privilegiou todos aqueles que o fizeram através de remada, uma vez que, segundo a organização, é necessária mais coragem para remar para uma onda de 18 pés do que apanhar uma de 25 pés através de tow-in

Os surfistas irão disputar cinco categorias: “Maior Onda”, “Maior Tubo”, “Ball To The Wall”, “Psychofreak” e “Grom Charger” num prize-money total de 40.000 rands.

O período de espera deste evento decorreu de 1 Maio de 2009 a 30 de Abril deste ano. Os vencedores serão anunciados em dois eventos em simultâneo que terão lugar no próximo dia 19 de Maio em Long Beach e Rioja in Kommetjie, na Cidade do Cabo.

Mike Baleta, James Taylor, Chris Bertish e Grant ‘Twiggy’ Baker estão nomeados na categoria “Maior Onda” enquanto Baleta junta outra nomeação para o “Maior Tubo” onde também concorrem Andy Marr e Sean Holmes.

Holmes, Frank Solomon e Twiggy estão nomeados na categoria “Psychofreak” que irá premiar o surfista que acrescentar o factor “Wow!” à sua onda. Tanto pode ser um wipe-out como uma outra situação pesada.

Os jovens Matt Bromley e Kane Bennewith são os finalistas da categoria “Grom Charger” que distingue os feitos dos surfistas mais novos em ondas que metem respeito até aos adultos.

Por último, a categoria “Balls to the Wall” será votada pelos próprios surfistas que marcarem presença no evento.

A 1ª edição dos O’Neill Raw Courage Big Wave Awards aconteceu em 2008 pela mão de Cris Bertish, bigrider e embaixador da O’Neill.