segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sally Fitzgibbons vence mundial de surf pelo segundo ano consecutivo o Estoril Surf Billabong Girls 2010

Fonte: ASP Europe

A jovem australiana Sally Fitzgibbons venceu hoje pela segunda vez consecutiva o Estoril Surf Billabong Girls, a terceira etapa do circuito mundial de surf feminino de qualificação, com 6 estrelas e 35.000 dólares de premiação total, que hoje terminou na praia da Bafureira, em S. Pedro do Estoril.

Com uma concentração incrível e surf da alto nível, Sally bateu na final a veterana brasileira Jacqueline Silva, vencedora aqui em 2008, que teve uma última bateria para esquecer, completamente desencontrada com as melhores ondas que quebraram, com cerca de 1m a 1,5m, depois de duas baterias em grande forma, nos quartos-de-final e meias-finais.

Este segundo lugar, no entanto, não deixou de ser o seu melhor resultado nos últimos dois anos e uma importante ajuda na tentativa de se requalificar para o World Tour, onde esteve durante mais de 10 anos e onde chegou mesmo a vice-campeã mundial.

Ao contrário, Fitzgibbons esteve em perfeita sintonia com o mar e, nas primeiras três ondas que apanhou acabou por definir logo a sua pontuação final – 6,75, 7,25 e 8,25 pontos em 10 pontos possíveis. Como contam apenas as duas melhores ondas de cada atleta, Sally terminou com uma pontuação total de 15,50 em 20 possíveis, deixando a sua adversária brasileira a precisar de uma combinação de outras duas ondas para superá-la.

Com esta vitória, a jovem de 19 anos passou à liderança do ranking mundial de qualificação (WQS), depois de já ocupar a segunda posição no do World Tour, circuito que atribui o título mundial e onde competem apenas as 17 melhores do mundo, de que faz parte.

“Eu adorava saber falar português, pois sinto-me aqui como em casa e vocês recebem-me sempre tão bem,” disse a autraliana, agradecendo a hospitalidade. “Prometo que vou tentar aprender, pois este é o quarto campeonato que venço em Portugal, de cinco em que participei. Adoro as vossas praias e ondas e a única coisa que posso dizer é ‘Obrigado’,” concluiu Sally, em português, durante a entrega de prémios.

Mais descansada, a sorridente Fitzgibbons confessou estar muito feliz com o resultado, que marca a sua primeira vitória nos últimos quatro campeonatos em que entrou (nos dois circuitos), embora tenha chegado à final em todos. Parte agora para França, onde se realiza a próxima etapa do circuito WQS, já na próxima semana.

Nas meias-finais, em terceiro lugar ex-aequo, ficaram duas das jovens surfistas mais promissoras deste circuito, a australiana Tyler Wright, de 16 anos, que assim repetiu o resultado alcançado na etapa anterior e sobe ao segundo lugar do ranking mundial WQS; e a norte-americana Sage Erickson, de 18 anos, que obteve o melhor resultado da sua carreira com este resultado.

Ainda esta manhã, nos quartos-de-final, ficaram num honroso quinto lugar as atletas Alana Blanchard, do Hawaii, Courtney Conlogue, dos Estados Unidos (outra jovem que promete dar bastante que falar), Jessi Miley-Dyer, da Austrália e Nikita Robb, da África do Sul, uma atleta de sangue português, que já em 2009 tinha chegado a esta fase da prova, o que ajudou à sua qualificação para o World Tour.

Durante a tarde, e depois de um dia inteiro bastante preenchido graças à melhoria nas condições atmosféricas e às boas ondas que quebraram na praia de S. Pedro do Estoril, realizaram-se as fases finais do Troféu de Surf Feminino.

Muito animadas e cooperantes, as cerca de 120 surfistas, distribuídas por 17 equipas, disputaram a vitória nesta prova inédita, cujo formato foi pensado para ajudar a evoluir as atletas mais recentes do surf português e cativá-las para a competição.

Assim, e após uma disputa acesa, o Caparica Surfing Clube venceu o Troféu de Surf Feminino, conquistando também o primeiro lugar da Zona Centro. Com o segundo lugar na geral, o Sines Surf Clube foi o vencedor do primeiro lugar para a Zona Sul, mesmo à frente da equipa da Semente, que foi terceira da geral e segunda da Zona Centro. Com um quinto lugar na geral, a Associação de Surf da Figueira da Foz venceu a Zona Norte, mesmo à frente do Centro Cultural e Recreativo da Quinta dos Lombos, quarto da geral e terceiro clube da Zona Centro.

Em jogo estavam cerca de 3000 euros, o maior prémio alguma vez atribuído a uma prova de surf feminino em Portugal, que foi repartido pelos três melhores clubes de cada uma das zonas, além de prémios individuais para várias surfistas.

E a nível individual a vitória foi para Constança Coutinho, que deixou a sua colega do Caparica Surfing Clube, Maria Gonçalves, no segundo lugar, Carla Tomé e Linda Booij, da equipa Semente, na terceira e quarta posições, respectivamente. O prémio especial para a Billabong Girl foi este ano ex-aequo para duas jovens surfistas, Maria Giraldes e Mariana Assis.

Para terminar o dia e o Estoril Surf Billabong Girls 2010, realizou-se o White Drum Circle, um evento de percussão criativa que encheu o “Dome” instalado no parque de estacionamento da praia de S. Pedro do Estoril, com centenas de pessoas de todas as idades e géneros a tocar e a cantar em uníssono, numa verdadeira demonstração de unidade e espírito criativo.

“O evento deste ano correu muito bem, apesar da intempérie do dia de ontem,” afirmou Joana Rocha, uma das metades da Rocksisters. “O mundial contou com boas ondas, variadas e um nível muito alto, o Troféu de Surf Feminino foi um sucesso e todas as participantes querem repetir. Quanto ao White Drum Circle... fala por si. Foi incrível ver tanta gente tão diferente entre si a partilhar um momento tão espectacular! Obrigado a todos e até para o ano,” concluiu a responsável.

RESULTS FINAL ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Sally Fitzgibbons (AUS) 15.50 Def. Jacqueline Silva (BRA) 8.00

RESULTS SEMI-FINALS ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Heat 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.00 Def. Tyler Wright (AUS) 5.25
Heat 2: Jacqueline Silva (BRA) 13.25 Def. Sage Erickson (USA) 9.25

RESULTS QUARTER-FINALS ESTORIL SURF BILLABONG GIRLS
Heat 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 13.50 Def. Alana Blanchard (HAW) 5.00
Heat 2: Tyler Wright (AUS) 14.00 Def. Courtney Conlogue (USA) 10.90
Heat 3: Jacqueline Silva (BRA) 10.10 Def. Jessi Miley-Dyer (AUS) 10.00
Heat 4: Sage Erickson (USA) 11.25 Def. Nikita Robb (ZAF) 7.75