sábado, 8 de maio de 2010

Só restou um estrangeiro no SuperSurf Internacional

Fonte: ASP Sout America

O chileno Manuel Selman foi o único estrangeiro classificado para a rodada dos 24 melhores do SuperSurf Internacional na sexta-feira de boas ondas de 2-4 pés na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Acabaram os confrontos com quatro competidores no mar. No sábado, será disputada uma fase de baterias com três atletas e duas no formato homem-a-homem, as oitavas e quartas-de-final. Para o domingo decisivo, ficam as semifinais e a grande final, com o último dia sendo mais curto por causa do Dia das Mães, das 8 às 10 horas, com transmissão ao vivo pela ESPN Brasil.

Manuel Selman enfrentou três paulistas na penúltima bateria da sexta-feira de céu azul e calor em Ubatuba. O surfista local de Itamambuca, Marco Aurelio, foi a grande surpresa ao passar em primeiro e o chileno ganhou a segunda vaga, com ambos despachando um bicampeão do SuperSurf de Ubatuba em 2005 e 2006, o também ubatubense Odirlei Coutinho, além do guarujaense Heitor Pereira. Agora, Selman pega na fase dos 24 melhores, o guarujaense Jessé Mendes e o cearense Charlie Brown.

“Foi bem difícil a bateria. As ondas estavam muito inconsistentes e tive que ter paciência para esperar as melhores”, contou Manuel Selman. “É bem complicado surfar contra os brasileiros aqui. Eles conseguem surfar bem qualquer tipo de onda, as pranchas que usam são muito boas nessas condições e para passar baterias aqui você tem que surfar bem e principalmente ter uma boa escolha de ondas”.

Com Odirlei Coutinho fora, três ex-campeões do SuperSurf de Ubatuba podem igualar as duas vitórias do ubatubense em casa, seu conterrâneo Renato Galvão que venceu a edição 2008 e os cearenses Dunga Neto, ganhador em Itamambuca em 2001, e o defensor do título Messias Félix. O atual campeão brasileiro manteve a invencibilidade na disputa pelas duas primeiras vagas para o sábado, com Raphael Becker, de Santa Catarina, passando em segundo contra Victor Ribas e Dede Suryana, da Indonésia.

“Bateria acirrada com atletas de alto nível, mas consegui pegar boas ondas no começo e depois ainda troquei minha nota mais baixa para passar em primeiro de novo”, falou Messias Félix. “As ondas ainda estavam pequenas hoje (sexta-feira) e está todo mundo esperando esta previsão de que as ondas vão aumentar pro final de semana. Tomara que sim, porque aí vai ser show de surfe aqui com certeza”.

Na disputa seguinte, Robson Santos começou forte e liderou todo o confronto com um favorito ao título do SuperSurf Internacional, o duas vezes campeão brasileiro Renato Galvão. Eles confirmaram a dobradinha paulista contra dois nordestinos, o baiano Marco Fernandez e o noronhense Patrick Tamberg. Robson será um dos adversários de Messias Félix na primeira bateria do sábado. O outro é o catarinense Greg Cordeiro. Já Galvão pega na segunda o catarinense Raphael Becker e o paulista Luciano Brulher.

“Usei a mesma tática da outra bateria, de entrar ali pelo canto e só depois vir pro meio da praia. Já comecei bem numa direita boa, aí peguei uma esquerdinha que abriu também pra tirar outra nota na casa dos 6 pontos que me deixou mais tranqüilo na bateria”, contou Robson Santos. “O mar está difícil, não vem muita onda, a direita está curta, não tão boa, com as esquerdas sendo a melhor opção”.

E foi nas esquerdas que o ainda recordista de nota - 8,5 - do SuperSurf Internacional conquistou mais uma vitória na Praia de Itamambuca com a sua prancha turbo. O pernambucano Halley Batista usou o aéreo de novo para colocar seu nome entre os 24 melhores em Ubatuba. “Foi complicada essa bateria e bom que entrou uma direitinha pra mim que consegui dar um aéreo rodando, ‘double grab’. Espero manter o ritmo nas próximas baterias para tentar fazer a final aqui”, promete Halley Batista.

O SuperSurf Internacional 2010 é produzido pela Editora Abril com patrocínio da Peugeot, co-patrocínio da Azzaro e da surfwear Nicoboco, com esta primeira etapa também contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Ubatuba de Surf (AUS). O evento é sancionado pela ASP South America como etapa do ASP World Star e pode ser acompanhado pelo www.supersurf.com.br e no domingo ao vivo na ESPN Brasil.

SUPERSURF INTERNACIONAL – QUARTA FASE – 24 melhores:
1.a: Messias Félix (BRA), Robson Santos (BRA), Greg Cordeiro (BRA)
2.a: Renato Galvão (BRA), Raphael Becker (BRA), Luciano Brulher (BRA)
3.a: Danilo Costa (BRA), Caetano Vargas (BRA), Eric de Souza (BRA)
4.a: Saulo Junior (BRA), Rudá Carvalho (BRA), Denis Tihara (BRA)
5.a: Pedro Henrique (BRA), Halley Batista (BRA), Alan Saulo (BRA)
6.a: Simão Romão (BRA), Franklin Serpa (BRA), Gustavo Henrique (BRA)
7.a: Ricardo Ferreira (BRA), Caio Ibelli (BRA), Marco Aurelio (BRA)
8.a: Manuel Selman (CHL), Charlie Brown (BRA), Jessé Mendes (BRA)

TERCEIRA FASE: 3.o=25.o lugar (US$ 1.300 e 386 pts) / 4.o=37.o (US$ 1.000 e 267 pts):
1.a: 1-Messias Félix (BRA), 2-Raphael Becker (BRA), 3-Victor Ribas (BRA), 4-Dede Suryana (IND)
2.a: 1-Robson Santos (BRA), 2-Renato Galvão (BRA), 3-Marco Fernandez (BRA), 4-Patrick Tamberg (BRA)
3.a: 1-Luciano Brulher (BRA), 2-Greg Cordeiro (BRA), 3-Igor Morais (BRA), 4-Guillermo Satt (CHL)
4.a: 1-Caetano Vargas (BRA), 2-Rudá Carvalho (BRA), 4-Alan Jones (BRA), 3-Leandro Bastos (BRA)
5.a: 1-Danilo Costa (BRA), 2-Saulo Junior (BRA), 3-Flávio Nakagima (BRA), 4-Diego Rosa (BRA)
6.a: 1-Denis Tihara (BRA), 2-Eric de Souza (BRA), 3-Yan Guimarães (BRA), 4-Ricardo dos Santos (BRA)
7.a: 1-Alan Saulo (BRA), 2-Gustavo Henrique (BRA), 3-Bernardo Lopes (BRA), 4-Guilherme Ramalho (BRA)
8.a: 1-Halley Batista (BRA), 2-Franklin Serpa (BRA), 3-Edvan Silva (BRA), 4-Gabriel Villaran (PER)
9.a: 1-Simão Romão (BRA), 2-Pedro Henrique (BRA), 3-Dunga Neto (BRA), 4-Peterson Rosa (BRA)
10: 1-Ricardo Ferreira (BRA), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Wilson Nora (BRA), 4-Alex Lima (BRA)
11: 1-Marco Aurelio (BRA), 2-Manuel Selman (CHL), 3-Odirlei Coutinho (BRA), 4-Heitor Pereira (BRA)
12: 1-Charlie Brown (BRA), 2-Caio Ibelli (BRA), 3-Alex Ribeiro (BRA), 4-Tomas Hermes (BRA)