sábado, 10 de julho de 2010

Roxy Jam 2010, Mundial Feminino de Longboard Profissiona em Biarritzl

Fonte: Thiara Mandelli / Colaboração: Cris Pires

O Roxy Jam 2010 é um mega festival que reúne surf, arte e música na Côte des Basques, em Biarritz, palco europeu do surf. E decide a grande campeã do Titulo Mundial.

Desde sua primeira edição, em 2006, o Roxy Jam tem sido um sucesso dentro e fora d água. Para 2010, o evento tem entre seus confirmados o cantor australiano Micky Green e o grupo francês Plastiscines. Todos os shows são gratuitos.

Uma grande iniciativa será o leilão de uma incrível coleção de pranchas de Lee-Ann Curren, reunidas ao longo de várias viagens. Parte da renda revertida para a comunidade da favela brasileira Titanzinho, país onde nasceu seu parceiro André Silva.

E, para fechar o ciclo de exposições, a Roxy Art Charity Shop será o espaço onde estarão expostas para venda peças doadas por atletas famosos, amigos e clientes da Roxy, especialmente para colecionadores. A renda obtida com a venda das peças será revertida para a Quiksilver Foundation.


Como é tradição o festival terá exposições ligadas à cultura surf. Dedicada à reciclagem, a Roxy Second Wave reunirá três mostras diferentes. Criações da dupla Zako e Gesa Ronge, inspiradas na cultura board, como lustres criados com lentes de óculos Roxy recicladas e peças criadas a partir de troncos, intitulada “Windown on the Ocean”.


Dentro da água, as melhores atletas do mundo reunidas na briga pelo titulo, existindo exceções é claro, pois o numero de vagas é limitado e nem todas as atletas tem como se bancar para participar do evento, o que acaba deixando grandes promessas de fora. Inclusive os grandes nomes aqui do Brasil. Infelizmente!

Em 2009 Jennifer Smith se tornou Bi Campeã mundial, mesclando muito bem o surf clássico com o radical. Esse foi o diferencial. Outro ponto que vale ressaltar, é a que a atual Bi Campeã Mundial, sempre teve colocações impecáveis, até hoje o seu pior resultado foi um terceiro Lugar.

A briga promete esquentar entre as gringas, Chelsea Williams Campeã Australiana diversas vezes possui um surf impecável, e de boa consistência, já o ícone do longbaord Mundial,Kassia Meador ainda deve um bom resultado para confirmar o favoritismo.. Duas Francesinhas também podem roubar a cena, ambas foram revelação em 2009 Justine Dupont e Coline Menard. Sem esquecer das Havaianas Kelia Moniz e megan Godinez locais de waikiki . Cori Schumacher é bi campeã da ASP North America e com certeza também correra atrás do Titulo Inédito Mundial.

Já nosso Time verde amarelo será representando pelas cariocas Chloé Calmon,e Cris Pires. Chloe recebeu o “wildcard” (convidada do evento) por ser atleta da Roxy, já Cris Pires e catarinense Karina Abras foram convidadas pela ASP South América pelo resultados de 2009.

Chloé fará sua estréia no evento, porem Cris e Karina são velhas conhecidas no cenário mundial, competindo desde o inicio do festival e representando muito bem nosso Brasil.

Em todos os anos do Festival tivemos representantes de nosso País. Vale ressaltar nomes que durante esse tempo fizeram a diferença no festival, apesar de hoje não competirem mais. Durante três anos a Paranaense Sabrina Olas, e as cariocas Luiza Tavarez e Ângela Bauer fizeram bonito junto com Cris Pires e Karina Abras. Em 2007 Karina ganhou a expression session com a manobra mais radical, marca característica do seu power surf.

O Surf brasileiro tem estilo e qualidade diferenciada das gringas, porêm temos sim chances de chegar entre as melhores.