sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Austrália, Brasil, Panamá e África do Sul lideram o ISA World Masters Surfing Championship

Fonte: ISA Surf / Por: Pablo Zanocchi - Media Manager - International Surfing Association

Austrália, Brasil e África do Sul estão empatados no topo da tabela do Panama ISA World Masters Surfing Championship com todos os seus surfistas vivo na competição que vai coroar um novo campeão do mundo no sábado.

Ontem foi realizado o quinto dia do evento, em ondas de 5-7 metros. Todas as divisões entrou na água em ambos os turnos playoff e o evento principal. Dos 107 surfistas de 21 países, apenas 52 continuam na competição.

Ontem foi definido as finais do Evento Principal das categorias Masters, Grand Masters e Kahunas. Portanto, há 20 surfistas que não perderam uma única série e está a um passo do pódio. Austrália e África do Sul tem quatro atletas neste momento Puerto Rico, Peru e Brasil têm três e Panamá, França e Tahiti tem um.

Carlos Santos (BRA), Andrew Banks (RSA), John Ashton (PUR) e Dean Hall (AUS) tiveram um excelente desempenho ontem em sua categoria Masters e hoje se enfrentarão para definir quem vai a grande final.

O brasileiro Santos ganhou o seu heat com uma pontuação de 15,17 (8,67 6,50). Santos disse: "Isso é ótimo! Passei seis meses fora da água, vim para o torneio e eu passei a quarta rodada. Até poucos minutos ele pensou que tinha perdido a série e eu apenas disse que eu ganhei, eu estou muito feliz com este resultado. "

Na categoria Grand Masters, Glen Pringle (AUS), John Ashton (PUR), Ricardo Villanueva (PUR) e Chris Brooks (AUS) são os quatro únicos que não perderam uma série e estão a um passo da grande final.

Ashton, duas vezes campeão mundial de Masters está concorrendo em duas categorias e não perdeu uma única série. Se hoje tiver um bom dia, eu estarei repetindo a performance de Robbie Page no evento de 2008, atingindo a final em duas categorias. "Estou confiante de que é uma questão de pegar duas ondas que fazem as rondas para ganhar um. Acredito no meu surf e minha equipe. Nós podemos vencer. "

Na categoria Kahunas, David Malherbe (RSA), Sergio Penna (BRA), Jeri Martin (PER) e Rod Baldwin (AUS) chegaram a fase final da série de vencedores. Jeri atingiram uma pontuação de 14.00 (6.17 7.83) e disse: "Estou correndo minha primeira série contra os concorrentes de nível superior na Austrália e África do Sul são os surfistas muito bons e os aumentos da pressão final se aproximando, porque todos nós queremos ganhar uma medalha" , disse o atleta peruano.

A série de playoff foi uma história completamente diferente do evento principal. AS situações tensas cheias de nervos "ganhar ou dizer adeus foram feitos para trás em Santa Catalina. O brasileiro Victor Ribas, usou a pressão a seu favor e fez a melhor combinação do dia com 16,16 (9,33 6,83). O mesmo aconteceu com a África do Sul, Andre Malherbe surfou bem e teve a maior onda do dia e do torneio até o momento (9.50).

Além disso, o playoff da categoria Grand Masters era o melhor surfista da quarta-feira, o costarricense Craig Schieber, foi eliminado pela dupla argentina formada por Horacio Ipuche e Sebastian Galindo utilizaram taticas competitivas para os dois avançarem. "Começamos a construir a estratégia a partir da qual ficamos sabendo que competiriamos juntos", disse Ipuche. "Nós trabalhamos em conjunto com um de nós surfando mais aberto do que os outros, nós trabalhamos muito bem e estamos muito felizes em permanecer vivo no torneio."

O dia 6 do Panamá ISA World Masters Surfing Championship será realizada hoje, às 07:00.

Todos os surfistas que permanecem vão competir no torneio da série seguinte:
2 HEATS MASTERS REPESCAGEM 4
2 HEATS KAHUNAS REPESCAGEM 4
2 HEATS GRAND MASTERS REPESCAGEM 4
1 HEATS MASTERS QUALIFICAÇÃO 4
1 HEATS KAHUNAS QUALIFICAÇÃO 4
1 HEATS GRAND MASTERS QUALIFICAÇÃO 4
1 HEATS GRAND KAHUNA QUALIFICAÇÃO 3
1 HEATS WOMEN MASTERS QUALIFICAÇÃO 3
1 HEATS GRAND KAHUNAS REPESCAGEM 3
1 HEATS WOMEN MASTERS REPESCAGEM 3
1 HEATS MASTERS REPESCAGEM 5
1 HEATS KAHUNAS REPESCAGEM 5
1 HEATS GRAND MASTERS REPESCAGEM 5

As posições do país após cinco dias de competição são os seguintes:
1: África do Sul
1: AUSTRÁLIA
1: BRASIL
4: PERU
5: PUERTO RICO
6: ARGENTINA
7: VENEZUELA
8: COSTA RICA
9: PANAMÁ
10: FRANÇA
11: MÉXICO
12: ITÁLIA
13: Domincana REPÚBLICA
14: JAMAICA
15: URUGUAI
16: NOVA ZELÂNDIA
17: GUATEMALA
18: TAHITI
18: EL SALVADOR
20: ALEMANHA
20: IRLANDA