sábado, 20 de novembro de 2010

Petrobras define campeão de Longboard no domingo

Fonte: Abrasp / Por: Media Guide Comunicação

Como num bom livro a decisão do circuito brasileiro de longboard 2010 ficará para o último capítulo. O desfecho emocionante acontece neste domingo, na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, durante a fase final do Petrobras Longboard Classic. Isso porque, após a derrota de Rodrigo Sphaier para Jeremias da Silva, nas oitavas de final da competição, a corrida pelo título brasileiro ganhou novos participantes. O campeão do Sul-americano de 2010 era o favorito ao título, mas, como está etapa é a que distribui maior número de pontos no ranking (2 mil para o vencedor), tudo pode acontecer.

A competição teve boas condições durante todo o dia: muito sol, ondas de até 1 metro e séries bastante constantes. Na bateria entre Mica e Sphaier, uma das mais esperadas das oitavas de final, vieram poucas ondas, mas o veterano, Jeremias “Mica”da Silva, usou toda sua experiência para somar 11,50 contra apenas 8, 33 de Sphaier.

“Entrei na bateria sem pressão nenhuma, estou correndo por fora por esse título do PLC. O Sphaier é meu amigo e vem surfando muito, ganhando tudo, por isso tenho certeza que a hora dele vai chegar mais cedo ou mais tarde. Eu já fui campeão brasileiro, em 2008, mas só consegui esse título com 40 anos de idade. A hora dele vai chegar e ai ele vai destronar o vovô aqui”, brinca o saquaremense Jeremias da Silva, o “Mica”.

A fase de quartas de final colocou fogo na disputa. O saquaremense Jeremias Mica imprimiu um ritmo forte para vencer a bateria contra o paulista Jaime Viúdes, que deu adeus as chances de ser campeão nacional.

O local da Praia da Macumba, Rodrigo de Sousa, que até esta etapa ocupava a terceira colocação no ranking passou por Caio Teixeira, de Cabo Frio, aumento suas chances de conquistar o título.

A maior nota do campeonato foi feita hoje pelo também local da Macumba, André Luis “Deka”, que somou 9 pontos. O atleta arrancou aplausos da torcida após pegar uma direita e espetacular. O adversário de André Luis era o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, que não repetiu a boa atuação da terceira fase e também está fora da briga pelo campeonato.

“Entrei muito concentrado nessa bateria e pedi muito a Deus para que as ondas viessem. Mais uma vez deu certo, elas vieram e eu consegui surfar bem”, disse André Luis “Deka”

Agora, apenas três atletas que estão na fase semifinal do campeonato ainda têm chances de entrar no hall dos campeões brasileiros: Rodrigo de Sousa; André Luis “Deca” e o guarujaense Danilo Rodrigo, que bateu Jeferson da Silva, mandando para casa o último postulante ao título nativo de Saquarema. Apesar das atuações decisivas, “Mica” não tem mais chances de se tornar bicampeão, mas está vivo na disputa do título do Petrobras Longboard Classic.

O nome da campeã brasileira de 2010 também segue indefinido. Neste sábado aconteceram as duas primeiras fases da categoria feminina profissional. A atual líder do ranking, Fernanda Daitchman, não decepcionou e passou sua bateria em primeiro lugar, com o somatório de 11, 33 pontos. Na cola de da paranaense está pernambucana, Atalanta batista, que também fez bonito, marcando a maior média do dia entre as mulheres: 11.40 pontos. A carioca, Mainá Thompson, bicampeã nacional e a baiana, Aline Chaves, melhor longboarder de 2009, também passaram suas baterias e estão na luta pelo título. Outros destaques ficaram por conta da local da Praia da Macumba, Chloé Calmon, única brasileira convidada a disputar o mundial de 2010 e Gabriela Teixeira, atleta da elite do surfe de pranchinha, que mostrou que sabe surfar bem em qualquer modalidade.

Entre os atletas da categoria Super Master (acima de 50 anos), os destaques foram os cariocas Waly Mansur, Miguel Calmon e Laplan, este último fazendo o maior somatório da primeira fase, 10,90 pontos.

PLANTIO DE MUDAS

Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a etapa da Praia da Macumba realizou uma ação ambiental para revitalizar a vegetação nativa da orla. O órgão cedeu novas mudas de plantas e também toda a mão-de-obra necessária para reconstruir cercas de madeira que circulam e protegem a vegetação. Neste sábado, 15 escoteiros do grupo Escoteiros do Ar Baden Powell plantaram mudas próximo ao local da competição. O objetivo do projeto é criar canteiros de proteção permanente para recuperar a vegetação nativa para evitar a degradação do frágil ecossistema do litoral.

O Petrobras Longboard Classic tem o patrocínio da Petrobras, Co-patrocínio da HD e da Net Virtua e o apoio da American Airlines, Guiness Book, Revista Coquetel, Aldeia dos Ventos, Xcope, Skate Aventura, Apreciatti, Abrasp, Feserj, Recreio Surfe Clube e Prefeitura do Rio de Janeiro. Realizações Rico Promoções Esportivas.

0 comentários: