quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Surfista gaúcho morre preso em rede no Litoral Norte

Fonte: Surf Seguro RS / Por:Márcio Grazziotin Dutra

Thiago Rufatto, 18 anos, é a vítima de numero 49 , o qual perdeu a vida preso em um cabo de rede de pesca em Capão da Canoa, na tarde de segunda-feira.

O surfista chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa. Segundo o jornal Zero Hora, Thiago surfava com três amigos na tarde de domingo, quando os mesmos se depararam com um cabo de rede, Todos superaram o obstáculo, menos Thiago.

Naquele momento, Thiago, desesperado, começou a lutar pela vida.

Os colegas dele contam que o Thiago afundava e a voltava à superfície. Fez isso algumas vezes, até que não voltou mais.

O sepultamento ocorreu às 17h desta terça-feira no Cemitério São Vicente, em Canoas.

Como em todos os anos, acontece no dia 15 de março a liberação da recolocação de cabos de redes de pesca retirados na época de veraneio devido a acordo entre pescadores e municípios.

No inverno os cabos ficam por quase toda a costa e como é comum a corrente paralela a praia na região, os surfistas são pegos de surpresa por estes equipamentos, os quais muitas vezes em pânico não conseguem se soltar e passa a fazer parte da “estatística” de mortes deste tipo.

Várias batalhas já foram e ainda estão sendo travadas para que exista uma legislação para demarcação de áreas de surf na costa gaúcha, a qual pertence a União, mas ainda nada de concreto foi alcançado.

0 comentários: