quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Jean estreia com vitória na decisão do Brasil Surf Pro

Fonte: Abrasp / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do BRASIL SURF PRO 2010

O catarinense Jean da Silva estreou com vitória no Rio de Janeiro e só tem mais dois adversários na corrida do título brasileiro no Brasil Surf Pro 2010. Ele derrubou cinco concorrentes quando derrotou o baiano Flávio Costa no oitavo duelo da quinta-feira de ondas irregulares na Barra da Tijuca. O também baiano Bruno Galini já havia saído da briga ao perder a primeira bateria do dia, para o carioca Simão Romão. Agora, apenas o potiguar Alan Jhones e o paulista Heitor Pereira seguem na disputa com Jean da Silva, que pode ser o primeiro catarinense a conquistar o título máximo do surfe brasileiro.

“Essa bateria foi praticamente igual a que eu tive na Joaquina (SC) com o Robson (Santos), com o mar ficando muito ruim bem na hora da minha estreia”, relembrou Jean da Silva. “Não achei nenhuma onda que pudesse executar uma manobra mais forte e o Flávio (Costa) começou com uma onda fraca, mas estava na minha frente. A pressão veio pra cima de mim, na metade da bateria consegui uma nota 5, foi uma onda ruim também, mas deu a virada. No finalzinho somei um 4 e fiquei marcando ele, porque ele também precisava de pouco pra ganhar e poderia conseguir isso a qualquer momento”.

Mesmo um pouco frustrado por não ter conseguido surfar como gostaria, Jean da Silva festejou o fato de ter ficado somente com dois adversários na busca do título brasileiro de 2010 no Brasil Surf Pro. “Estou amarradão e confiante para a próxima fase. Hoje, numa tacada só tirei cinco da briga, o Bruno (Galini) já tinha perdido, mas só quero fazer meu melhor no campeonato e quem for campeão brasileiro será merecido, porque estão batalhando por isso também. Mas, estou correndo atrás do meu, conheço meu potencial, venho treinando bastante e se Deus quiser vou conseguir este título”.

O próximo adversário do catarinense é o cearense Michel Roque, na quarta bateria das oitavas de final. O potiguar Alan Jhones, que está em seu primeiro ano na elite do surfe nacional, está na segunda com outro catarinense, Tomas Hermes, um dos destaques no mar difícil da quinta-feira na Barra da Tijuca. E o paulista Heitor Pereira entra na terceira com o paraibano Ulisses Meira.

O potiguar de Baia Formosa, Alan Jhones, assumiu a ponta do ranking com sua vitória na segunda etapa, em Pernambuco, mas perdeu de cara nas duas provas seguintes. “Eu estava precisando passar uma bateria, já que nas duas últimas etapas perdi na estreia. Foi muita gente botando energia negativa pra mim, torcendo por outros atletas, mas eu estou aí na briga por este título brasileiro”, disse Alan.

“Não sei o que é, mas quando entro no mar acontece alguma coisa, o mar fica ruim, entra vento, mas é isso aí, nada é fácil, sempre tem os obstáculos para superar e eu continuo confiante que ainda vou ser campeão brasileiro”, reafirmou o mais jovem entre os três candidatos ao título do Brasil Surf Pro, que vale um carro zerinho de bônus extra da Brasil1 Esporte, que neste ano passou a organizar a Divisão Principal do Circuito Brasileiro oferecendo premiação recorde de 1 milhão de reais nas cinco etapas.

O paulista Heitor Pereira entrou logo depois dele para enfrentar o experiente Guga Arruda, que mesmo perdendo confirmou sua permanência na elite, entre os 30 primeiros colocados no ranking mantidos para o ano que vem. “Foi uma bateria muito difícil. O Guga Arruda sempre começa bem suas baterias, mas eu queria muito vencer, entrei com muita vontade e continuo na briga. Era o que eu queria mesmo pra hoje (quinta-feira), consegui, então estou feliz e vamos ver o mar amanhã como vai estar”.

MATEMATICA DO TITULO – Jean da Silva continua comandando a disputa do título. Se passar para as quartas de final, pode encontrar com Heitor Pereira, caso ele também ganhe sua bateria. O paulista terá que tirar ele do caminho e ainda precisa vencer esta última etapa do Brasil Surf Pro 2010 para ser o campeão da temporada. Para Alan Jhones, o catarinense já colocou duas posições de vantagem. No momento, o potiguar tem que chegar nas semifinais para supera-lo. Se Jean passar mais uma, Alan vai ter que alcançar a grande final. E se os dois se enfrentarem na semifinal, Alan precisará da vitória.

O Brasil Surf Pro 2010 é realizado pela Brasil1 Esporte, com patrocinio da Petrobras, Skol e Hawaiian Dreams (HD), apoio da Azul - Linhas Aéreas Brasileiras, dos canais SporTV e Multishow, Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP e produção da MaxSports. Esta última etapa também conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur e Secretaria de Esportes e Lazer, da FESERJ - Federação de Surf do Rio de Janeiro, e da ASBT – Associação de Surf da Barra da Tijuca.

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar – R$ 3.000 e 500 pontos:
1.a: Simão Romão (RJ) x Wilson Nora (BA)
2.a: Alan Jhones (RN) x Tomas Hermes (SC)
3.a: Heitor Pereira (SP) x Ulisses Meira (PB)
4.a: Jean da Silva (SC) x Michel Roque (CE)
5.a: Pedro Henrique (RJ) x Ricardo Ferreira (SP)
6.a: Alex Ribeiro (SP) x Alandreson Martins (BA)
7.a: Messias Felix (CE) x Gustavo Fernandes (RJ)
8.a: Hizunomê Bettero (SP) x Leonardo Neves (RJ)

TERCEIRA FASE – entrada dos cabeças de chave – 2.o=17.o lugar – R$ 2.000 e 400 pontos:
1.a: Simão Romão (RJ) 11.50 x 9.00 Bruno Galini (BA)
2.a: Wilson Nora (BA) 6.27 x 6.00 Jano Belo (PB)
3.a: Tomas Hermes (SC) 15.26 x 8.53 Marcio Farney (CE)
4.a: Alan Jhones (RN) 9.27 x 7.43 Itim Silva (CE)
5.a: Heitor Pereira (SP) 9.50 x 6.07 Guga Arruda (SC)
6.a: Ulisses Meira (PB) x w.o contusão - David do Carmo (SP)
7.a: Michel Roque (CE) 12.10 x 9.80 André Silva (CE)
8.a: Jean da Silva (SC) 9.23 x 7.23 Flavio Costa (BA)
9.a: Pedro Henrique (RJ) 12.00 x 6.50 Jorge Spanner (RJ)
10: Ricardo Ferreira (SP) 13.03 x 12.33 Odirlei Coutinho (SP)
11: Alandreson Martins (BA) 14.60 x 5.40 Tânio Barreto (AL)
12: Alex Ribeiro (SP) 10.10 x 9.34 Rudá Carvalho (BA)
13: Messias Felix (CE) 15.60 x 7.77 Igor Morais (RJ)
14: Gustavo Fernandes (RJ) 11.50 x 8.40 Franklin Serpa (PE)
15: Hizunomê Bettero (SP) 11.00 x 9.33 Robson Santos (SP)
16: Leonardo Neves (RJ) 9.33 x 8.83 Renato Galvão (SP)

0 comentários: