ONG realiza mutirão de limpeza e não mede esforços para melhorar a qualidade das praias
Durante a quarta etapa do SuperSurf, realizada em julho, em Ubatuba, a ONG SOS Praias Brasil não ficou de fora e, como já é de costume, marcou presença no evento mais badalado do País. O casal fundador da entidade, Heloisa de Azevedo e Marcelo Marinello, provou mais uma vez que com a mudança de consciência e atitude, todos podem fazer a diferença no planeta e contribuir com a incansável luta pela preservação do meio ambiente.
Responsável pela gestão ambiental do SuperSurf, desde a sua criação em 2000, a SOS Praias promove ações sócio-ecológicas em todas as suas etapas. O objetivo é chamar atenção da população, que costuma lotar as praias onde são realizados os eventos, sobre a limpeza das areias, alvo de depósito de todo tipo de lixo, entre latinhas, garrafas, papéis e, principalmente, filtros de cigarros.
“Como sempre fazemos, instalamos em Ubatuba várias lixeiras orgânicas-recicláveis em frente à estrutura do campeonato, além de duas ilhas de coleta seletiva em pontos estratégicos, de fácil visualização para o público presente”, explica Heloisa.
Para ajudar no trabalho, a organização não-governamental também conta com o auxílio de voluntários que moram no local onde são realizadas as etapas. Na quarta fase do evento, foram recolhidos ao todo 35kg de Tetra Pack, 64kg de papelão, 33kg de alumínio e 53kg de plástico PET, além de 109kg de plásticos mistos.
Após a separação do lixo, alguns itens são vendidos e o valor arrecadado é doado aos ajudantes. “Conseguimos lotar um caminhão mais uma vez e gostaríamos de dar os parabéns aos nossos amigos que ajudaram neste trabalho, Rafael, Paulinho, João Paulo e Nicolas”, diz Helô.
Além de recolher toda sujeira, o casal ainda realiza palestras, oferece materiais institucionais e promove ações de conscientização. Uma delas é realizada pelo Homem-Bituca. “Vestido em um filtro de cigarro feito de espuma, Marcelo se transforma no Bitucão e aborda qualquer pessoa que esteja na praia. Ele clama por socorro para que nenhum lixo fique esquecido nas areias e ainda distribui cinzeiros portáteis aos fumantes”.
A SOS Praias também armou sua tenda na praia e expôs brinquedos da artista plástica Ana Velho, que reaproveita embalagens descartáveis. “Realizamos gincanas de coleta de micro-lixo com as crianças, e fizemos uma breve palestra sobre educação ambiental”.
Segundo Helô, várias pessoas visitaram a tenda para obter informações sobre a atual campanha que a ONG está participando, Saving the Planet!, que alerta a população sobre o aquecimento global. “O projeto está bombando. Muitos tiraram fotos e se interessaram pelo assunto. Contamos ainda com a presença de Pedro Norberto, atleta da UOT, empresa que patrocina a campanha. Ele distribuiu autógrafos ao público”.
Após a desmontagem de toda a estrutura, Heloisa e Marcelo fizeram a tradicional peneiragem. “Como sempre, retiramos muitos lacres plásticos que são utilizados para prender as faixas, além de várias bitucas de cigarro e arames enferrujados. Infelizmente, percebemos que mesmo depois da nossa conversa, as empresas continuam tendo muito descaso”, afirma.
Entre os próximos dias 24 e 28 de setembro, a SOS Praias Brasil estará na praia da Barra da Tijuca (RJ), para a última etapa do SuperSurf. “Aproveitamos para agradecer mais uma vez aos nossos apoiadores que muito se esforçam para contribuir com a continuidade do nosso trabalho”, finaliza.
A SOS Praias Brasil conta com o apoio de empresas conscientes sobre a importância da preservação e respeito pela natureza. Entre elas estão Oakley, Gretta Silk, UOT (Union Ocean Team), Nokynoy, Fama Assessoria, Esfera Soluções e site E-Radicais (uai.eradicais.com.br).
Para conhecer mais sobre a ONG SOS Praias Brasil, basta acessar o site: www.sospraiasbrasil.org.br. Informações pelo telefone (11) 8428-3802.