
Realizou-se esta sexta-feira em ondas de um metro e vento moderado o quarto dia do Estoril Coast Pro, evento WQS 6* que decorre no Guincho até Domingo. Ao longo do dia foram disputadas as restantes baterias do round 2 e a totalidade do round 3.
Ao fim da manhã Tiago Pires disputou uma bateria exigente, ao lado do vencedor do recente WQS de Ribeira d’Ilhas, Phillip Macdonald, do neo-zelandês Rowan Aish e do norte-americano Mike Losness.
Tiago abriu muito bem a bateria com um 8.67 e liderou, praticamente, toda a bateria. A três minutos do fim, caiu para terceiro, necessitando apenas de 3.83 pontos para voltar ao primeiro lugar. A um minuto do fim chegou uma onda sem grande potencial, mas que Tiago conseguiu surfar ao limite para obter um 4,17, para grande alívio do público presente, e do próprio surfista da Ericeira.
“Abri a bateria muito bem, o que me deu muita segurança, mas depois não apanhei as melhores ondas, o mar estava traiçoeiro. Não costumo surfar no Guincho, porque é muito ventoso, mas felizmente estou a conseguir dar-me bem. Estou confiante em chegar a Domingo,” afirmou.
Na primeira bateria do round 4 o Saca vai defrontar o australiano Adam melling e o havaino Kekoa Bacalso.
As grandes surpresas do dia foram mesmo Michel Bourez e Glenn Hall que não conseguiram melhor que um terceiro lugar nas suas baterias, perdendo ambos a oportunidade de se sagrarem campeões europeus. Marlon Lipke continua a lutar por este título, enquanto Tim Boal que lidera, espera de fora pelos resultados.
Os portugueses Miguel Ximenez, Alexandre Ferreira e João Guedes perderam no round 2 enquanto Justin Mujica e o luso germânico Nicolau Von Rupp foram eliminados na ronda seguinte. Quem passou em 1º lugar foi Marlon Lipke com o score de 13.87 em 20 possíveis.
O jovem havaiano Tonino Benson fez a melhor bateria do dia. Foram 25 minutos onde surfou quatro ondas, entre elas, um 8.17 e um 9.83, esta última a melhor onda do campeonato até ao momento, onde depois de várias manobras de qualidade no início da onda, conseguiu terminar com um fantástico aéreo que lhe valeu o aplauso geral de público e competidores.