terça-feira, 7 de outubro de 2008

Oakley apresenta Rio Surf Pro International é inaugurado pelo feminino

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho

Paige Hareb da Nova Zelândia venceu a primeira bateria da história do WQS na Praia do Arpoador

As meninas inauguraram o Oakley apresenta Rio Surf Pro International na segunda-feira de chuva e ondas bem formadas de meio metro de altura na Praia do Arpoador. Devido ao mau tempo, só foi realizada a primeira fase e uma nova chamada para as duas categorias foi marcada para as 7:30 horas da terça-feira. Todas as 32 inscritas no feminino estrearam no primeiro dia e o grande destaque foi a cearense Tita Tavares, que arrancou uma nota 9 e também registrou outro recorde de 16,67 pontos, marcas a serem batidas nesta semana num dos berços do esporte no país.

A prova feminina tem nível 4 estrelas, distribui 25.000 dólares e vale 1.500 pontos, enquanto a masculina é 6 estrelas com premiação de 135.000 dólares e o campeão leva 2.500 pontos na estréia do Arpoador no calendário do World Qualifying Series, divisão de acesso do Circuito Mundial. Um total de 176 surfistas de 15 países foi inscrito no Rio Surf Pro International. Na categoria masculina, são 144 competidores de doze países, sendo 101 brasileiros, dezesseis norte-americanos, nove australianos, seis havaianos, quatro sul-africanos, dois franceses e completam a lista com um atleta cada o Tahiti, Japão, Alemanha, Costa Rica, Chile e Venezuela.

Já na feminina são 32 surfistas de nove países, com vinte do Brasil, cinco do Havaí, enquanto a Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Portugal, Porto Rico e Peru, participam com uma representante cada. No primeiro dia do Oakley apresenta Rio Surf Pro International, metade das meninas já foi eliminada. A neozelandesa Paige Hareb foi semifinalista na etapa encerrada sábado em Florianópolis e venceu a primeira bateria do WQS disputada na Praia do Arpoador.

“Cheguei em cima da hora, já tinha até começado a bateria, mas ainda assim consegui achar boas ondas para vencer. Apesar de pequenas dá para ver que as ondas são fortes e o lugar é bem bonito. Eu preciso chegar numa final aqui no Brasil para aumentar meus pontos no ranking. Cheguei perto na outra etapa e vou tentar cumprir aqui este meu objetivo, mas o negócio é se concentrar para ir passando bateria por bateria”, falou Paige Hareb.

Nessa primeira bateria, as estrangeiras despacharam duas brasileiras, pois a americana Kyla Langen ganhou a briga pela segunda vaga da baiana Erica Prado e da paulista Juliana Meneguel. As gringas continuaram vencendo até a cearense Tita Tavares estabelecer os primeiros recordes do Rio Surf Pro International numa disputa 100% verde-amarela na sexta bateria do dia. Com uma nota 9 e uma 7,67 a tetracampeã brasileira atingiu 16,67 pontos na melhor apresentação da quinta-feira.

“O mar está pequenininho e eu estou competindo relaxada, não estou preocupada em fazer final ou em ranking, é como se fosse um treino neste período de férias do Circuito Brasileiro. Estou aqui mais aproveitando esta oportunidade de correr esses WQS que estão rolando no Brasil, fiquei em segundo lá no Santinho e vou tentar uma vitória aqui para fechar o ano”, promete Tita Tavares.

A baixinha foi vice-campeã na etapa do Costão do Santinho e falou sobre a nota 9 da melhor onda do dia. “Veio uma esquerdinha e só pensei em aproveitar o máximo dela, aí saí dando batidas que nem lembro quantas foram, se cinco ou seis, fiz tudo o que dava e os juízes soltaram a nota, foi show”, contou Tita Tavares.

De todas as competidoras, as únicas com chances matemáticas de ingressar na lista das seis que sobem para o WCT no Rio Surf Pro International são a australiana Claire Bevilacqua e a havaiana Bethany Hamilton, que estrearam com vitórias na Praia do Arpoador. As duas dividem a 11.a posição no ranking que está classificando até a nona colocada, Laurina McGrath (AUS), que não veio ao Brasil.

“Foi legal a estréia, apesar do mar pequeno, peguei duas ondinhas que deram para fazer boas manobras para vencer. Fiquei feliz, mas espero que as ondas aumentem porque preciso de um bom resultado para valer a pena minha viagem ao Brasil, pois lá na outra etapa não consegui melhorar nada, só fui bem na categoria Pro Junior (vice-campeã)”, contou Bethany, que perdeu um braço num ataque de tubarão.

Ao contrário da categoria feminina, na masculina os 2.500 pontos que estarão em jogo no Arpex podem colocar muitos atletas na zona de classificação para o WCT. Alguns integrantes da elite mundial chegaram a tempo da Espanha para competir no Oakley apresenta Rio Surf Pro International e um deles, o cearense Heitor Alves, foi escalado na primeira bateria do campeonato que marca a estréia do Arpoador no calendário do WQS. Já o carioca Leonardo Neves ganhou a vaga de convidado que estava reservada para o paulista Adriano de Souza, que cancelou sua participação.

O Oakley apresenta Rio Surf Pro International tem patrocínio da Oakley, Ministério do Turismo, da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Estado do Rio de Janeiro e Metro Rio, com organização da Adding Produções e Eventos. O evento é homologado pela Association of Surfing Professionals – ASP South America e está sendo transmitido ao vivo pela internet com o link podendo ser acessado pelo www.aspsouthamerica.com.br ou www.waves.com.br

RIO SURF PRO INTERNATIONAL – SEGUNDA FASE FEMININA:
1.a: Paige Hareb (NZL), Coco Ho (HAV), Anastásia Ashley (HAV), Natali Paola (BRA-SP)
2.a: Claire Bevilacqua (AUS), Bethany Hamilton (HAV), Kyla Langen (EUA), Gabriela Leite (SC)
3.a: Alana Blanchard (HAV), Lee Ann Curren (FRA), Tita Tavares (CE), Suelen Naraisa (SP)
4.a: Bruna Schmitz (PR), Diana Cristina (PB), Monik Santos (PE), Krisna de Souza (RN)

RESULTADOS DA PRIMEIRA FASE FEMININA:
1: 1-Paige Hareb (NZL), 2-Kyla Langen (EUA), 3-Juliana Meneguel (SP), 4-Erica Prado (BA)
2: 1-Coco Ho (HAV), 2-Gabriela Leite (SC), 3-Gabriela Teixeira (RJ), 4-Claudia Gonçalves (SP)
3: 1-Claire Bevilacqua (Aus), 2-Natali Paola (SP), 3-Marina Werneck (RJ), 4-Valeria Sole (PER)
4: 1-Bethany Hamilton e 2-Anastasia Ashley (Hav), 3-Juliana Quint (SC), 4-Michelle Bouillons (RJ)
5: 1-Lee Ann Curren (Fra), 2-Bruna Schmitz (PR), 3-Isabela Lima (RJ), 4-Maria Gonzalez (PRI)
6: 1-Tita Tavares (CE), 2-Krisna de Souza (RN), 3-Taís de Almeida (RJ), 4-Brigitte Mayer (RJ)
7: 1-Diana Cristina (PB), 2-Alana Blanchard e 3-Monica B. Wickey (Hav), 4-Givanilta Ferreira (RN)
8: 1-Monik Santos (PE), 2-Suelen Naraisa (SP), 3-Renata Tambom (BA), 4-Joana Rocha (PRT)

Postagens Relacionadas: